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MUSICA DA NOSSA ESCOLA DOMINICAL Com certeza! Aqui está uma sugestão de letra para uma música adequada para uma Escola Dominical evangélica:...

20/03/13

SUBSIDIOS DA LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS

LIÇÃO 12 - ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
TEXTO ÁUREO
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros" (2 Tm 2.1,2).
VERDADE PRÁTICA
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 6.1 Educação e instituição
Terça - 2 Rs 6.3 Educação e função
Quarta - 1 Rs 9.1 Educação e treinamento
Quinta - 2 Rs 6.6 Educação e encorajamento
Sexta - 2 Rs 4.36,37 Educação e experimento
Sábado - 2 Rs 5.26 Educação e exemplo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 6.1-7
1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. 4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. 5 E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. 6 E disse o homem de DEUS: Onde caiu? E, mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez nadar o ferro. 7 E disse: Levanta-o. Então, ele estendeu a sua mão e o tomou.
Meus comentários (Ev. Henrique)
Todos estavam unidos no trabalho do Senhor - eles queriam alargar o lugar de adoração a DEUS, a escola de profetas - eles queriam receber o profeta e acomodá-lo melhor - eles queriam maior intimidade com DEUS - queriam ser usados por DEUS como Elias e Eliseu. A visão do reino de DEUS deve estar sempre crescendo, deve ser mais ampla, olhando como DEUS olha. Há muito mais para fazer do que imaginamos ou pensamos.
Era tempo de avivamento ali - DEUS fêz grandes milagres através de Elias e agora fazia através de Eliseu - DEUS sempre tem um avivamento preparado em época de crise espiritual - A solução para esfriamento é aquecimento.
A escola de profetas - Com certeza se tratava de um lugar de muita adoração, oração, jejum, estudo da Palavra de DEUS, manifestações do ESPÍRITO SANTO e intercessão.
Samuel - Davi - Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o ESPÍRITO de DEUS veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. 1 Samuel 19:20
Saul -
Então chegarás ao outeiro de DEUS, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando.E o ESPÍRITO do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem.
E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o ESPÍRITO de DEUS se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 1 Sm 10.5,10
Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo ESPÍRITO de DEUS veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas? 1 Samuel 19:23,24
Elias - Eliseu - 2 Reis 6.1-7 (acima, na leitura)
No tempo em que a escola de profetas foi estabelecida, ao que parece, no tempo de Samuel, o senhor estava no governo de seu povo através de seu profeta, não havia rei em Israel – o governo era teocrático, ou seja, DEUS mesmo é que coordenava tudo, tendo como administrador o profeta Samuel. Depois surgiram novas escolas de profetas e no tempo de Elias e Eliseu peos menos 4 se destacam:
Gilgal - Betel - Jericó e Jordão.
Através de Moisés DEUS já havia ordenado aos pais que ensinassem a seus filhos a respeito de DEUS e de suas leis.
Dt 6.7 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Dt 11.19 - E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
DEUS deveria ser mencionado e obedecido em todas as situações pelas quais passassem.
Todo o cuidado de DEUS para com seu povo e como o Mesmo DEUS os havia livrado do cativeiro egípcio deveria sempre ser lembrado pelos pais diante de seus filhos.
A mensagem de um redentor futuro e de que Este substituiria Moisés no cargo de profeta e legislador de Israel estava na primazia do ensino que os pais deveriam passar para seus filhos.
O melhor ensino é o audiovisual, portanto esse deveria ser o método utilizado (por isso tantos símbolos e rituais na religião hebraica).
A natureza, os animais e os homens eram provas mais do que consistentes da existência e cuidado desse DEUS para com seu povo.
Pelo que se deduz, a escola de profetas foi instituída para que jovens desejosos de se tornarem profetas como Samuel, ou quem sabe, até substituí-lo no futuro, fossem treinados e instruídos para esse tão importante ofício.
Cremos que esta escola ensinava principalmente o entendimento das escrituras, a oração intercessória, a total dependência das manifestações sobrenaturais de DEUS e a adoração legítima a DEUS.
Samuel vendo o péssimo exemplo dos filhos de Eli e dos seus próprios filhos (1Sm 8.1-3) já treinava futuros profetas e sacerdotes para um dia serem íntegros servos de DEUS.
1 Samuel 2:12 - Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR.
Esses profetas deveriam buscar, não a sabedoria dos homens, mas a espiritual, provinda de DEUS, uma sabedoria de cima, do céu (Tg 1.5).
Os professores que mais se destacaram na direção dessa escola foram Samuel, Elias e Eliseu.
Os milagres eram a marca registrada desses mestres. DEUS os confirmava como instrutores dos profetas do porvir.
Eram homens respeitados e admirados por todos, inclusive por seus inimigos.
Cremos que antes de haverem tantas escolas, como havia no tempo de Elias e de Eliseu, existiram apenas duas escolas bem definidas, a de Ramá, residência de Samuel (1 Sm 8.4; 1 Sm 25.1) e a de Quiriate-Jearim (1 Sm 7.2 – arca 20 anos ali - 1 Cr 13.5), residência provisória da arca de DEUS.
1 Sm 25.1 - 1 E faleceu aSamuel, e todo os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. E Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
FALECEU SAMUEL. A morte de Samuel encerrou a carreira de um dos mais dedicados servos de DEUS. (1) Tinha zelo por DEUS e fez mais do que qualquer outra pessoa dos seus dias, para cumprir o que estava no coração de DEUS (2.35; 12.7-25; 15.10,11,35). Oferece um exemplo grandioso de integridade, de honestidade, de fidelidade e de ilibada moral (12.1-5). (2) Legou aos seus pósteros uma reputação que o coloca na categoria de um dos maiores servos de DEUS no AT. O próprio DEUS falou dele e de Moisés conjuntamente (Jr 15.1). Samuel e outros santos profetas (e não os reis) representam a liderança espiritual e moral mais elevada do antigo concerto.
A manutenção das escolas era dada pelos próprios profetas em seu trabalho agrícola, manual ou com a ajuda do povo em geral.
O trabalho manual sempre foi incentivado em Israel, até hoje em suas escolas se ensina algo teórico e algo prático. Assim todos ao se formarem têm duas profissões, uma intelectual e outra de habilidade manual. No Novo Testamento encontramos homens de DEUS trabalhando assim em serviços manuais, apesar de possuírem cultura e ensino superior. Paulo e Áquila são bons exemplos disso.
Atos 18.3 ------------------- Paulo e Áquila com Priscila sua esposa faziam tendas.
DO MESMO OFÍCIO. Paulo exercia uma profissão além de pregar o evangelho. Ele fabricava tendas e ganhava a vida assim, enquanto viajava ou ficava hospedado com alguém (20.34; 1 Ts 2.9; 2 Ts 3.8). Fica claro, pelo exemplo de Paulo, que os pastores que precisam trabalhar para ajudar no sustento de si mesmo e de sua família não têm o seu ministério inferior ao dos outros. A vocação ministerial que incluir uma outra secular (uma profissão) tem precedente bíblico e até mesmo apostólico.
A lei e a Aliança de DEUS com Israel eram as principais matérias estudadas nessas escolas. Também a idoneidade, a honestidade, a vida exemplar dos servos de DEUS, a humildade, o zelo pelas coisas de DEUS, a integridade e a incorruptibilidade, por certos eram aterias aprendidas e colocadas em prática na vida desses servos de DEUS que muitas vezes perderam suas vidas por sua fidelidade a DEUS, como foi o caso dos profetas assassinados por Jezabel (1 Rs 18.4).
Cremos que na maior parte do tempo aqueles homens estavam prostrados diante de DEUS em oração. O ESPÍRITO SANTO não era derramado sobre todos como o é hoje, mas certamente sobre os estudantes daquelas escolas, ELE se manifestava todos os dias.
A palavra de DEUS lhes era revelada e a comunhão entre eles era notada. (2 Rs 2.5; 2 Rs 3.11).
A música era utilizada como um dos meios de atrair a presença de DEUS, a revelação de DEUS. Tanto as manifestações de DEUS na vida de Davi como de Eliseu comprovam isso.
1 Sm 16.23 - E sucedia que, quando o espírito mau da parte de DEUS vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
2Rs 3.15 - Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR.
Que pena que nossos professores de hoje desprezaram essas duas partes principais no ministério do ensino, além dos estudo das escrituras – a adoração legítima e a manifestação dos milagres de DEUS.
O ensino só passa a ser eficaz quando aquele que ensina pratica o que ensina e DEUS comprova seu ensino com suas manifestações sobrenaturais (Jo 7.46; ).
Jo 3.2 - Este foi ter de noite com JESUS, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de DEUS; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele.
Atos 2.22 - Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
O ensino de maior valor é dado pelo próprio DEUS - o pão que desce do céu, a revelação da palavra de DEUS; esse é o ensino que foi dado a Abraão, a Isaque, a Israel, a Moisés, a Samuel, a Davi, a Daniel, a Pedro, a João, a Tiago, a Paulo, a Timóteo, etc...
1 Jo 2.27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
INTERAÇÃO
Professor, já no Antigo Testamento podemos perceber que a educação religiosa tinha um lugar de destaque entre os israelitas. As Escolas de Profetas são uma prova desta verdade. Estas instituições não tinham como propósito ensinar os alunos a profetizarem. A profecia é um dom divino, por isso, somente o Senhor pode ensinar os seus servos quanto ao profetizar. Todavia, um dos objetivos era passar às gerações mais novas a herança cultural e espiritual da nação. Na lição de hoje, estudaremos acerca da Escola de Profetas sob quatro perspectivas: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia. Boa aula!
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o real propósito das escolas de profetas.
Saber a respeito do currículo da escola de profetas.
Relacionar alguns dos métodos utilizados nas escolas de profetas
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo no quadro de giz. Utilize-o na introdução da lição. Explique aos alunos que as Escolas de Profetas tinham como objetivo a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. Conclua afirmando que os autênticos cristãos empenham-se no estudo e no ensino das Sagradas Escrituras, pois o crente que não recebe instrução na Palavra está sujeito a ser levado por todo vento de apostasia (Ef 4.14).
ESCOLAS DE PROFETAS
OBJETIVOS - A transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra.
CURRÍCULO - Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático.
METODOLOGIA - Ensino através do exemplo.
RESUMO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS
I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. Noção de organização e forma.
2. Noção de organismo e função.
II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. Treinamento.
2. Encorajamento.
III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
1. A Escritura.
2. A experiência.
IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS
1. Ensino através do exemplo.
2. Ensino através da Palavra.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança de Jeová com o seu povo
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de DEUS.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Bibliográfico
"Escolas Hebraicas[...]
Os profetas prestaram uma assistência à instrução religiosa do povo através de suas pregações públicas. As referências a um grupo de profeta em Ramá sob o comando de Samuel, e possivelmente em Gibeá, mesmo tendo sido chamadas de escolas de profetas não devem ser consideradas como as mais recentes escolas de escribas que caracterizavam o judaísmo.
Estas foram ocasionadas em sua maior parte pelo declínio do sacerdócio sob o comando de Eli e seus filhos, e novamente durante a monarquia (1 Sm 10.5,10; 19.20), e também da necessidade que o povo tinha de receber a instrução religiosa.Estas associações de profetas não devem ser consideradas como monásticas, mas, na verdade, existiram com o propósito de trazer à tona uma maior influência religiosa sobre sua época.
Presume-se que, no tempo de Esdras, as instituições religiosas tenham sido um esforço escolástico entre os judeus (Ed 7.10). Associadas ao crescimento das sinagogas e outras instituições pós-exílicas, a educação primária, como um padrão de ensino, viria a tornar-se compulsória, conforme revelado no Talmude" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 665).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.42.

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