Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
FALECEU SAMUEL. A morte de Samuel encerrou a carreira de um dos mais dedicados servos de DEUS. (1) Tinha zelo por DEUS e fez mais do que qualquer outra pessoa dos seus dias, para cumprir o que estava no coração de DEUS (2.35; 12.7-25; 15.10,11,35). Oferece um exemplo grandioso de integridade, de honestidade, de fidelidade e de ilibada moral (12.1-5). (2) Legou aos seus pósteros uma reputação que o coloca na categoria de um dos maiores servos de DEUS no AT. O próprio DEUS falou dele e de Moisés conjuntamente (Jr 15.1). Samuel e outros santos profetas (e não os reis) representam a liderança espiritual e moral mais elevada do antigo concerto.
A manutenção das escolas era dada pelos próprios profetas em seu trabalho agrícola, manual ou com a ajuda do povo em geral. O trabalho manual sempre foi incentivado em Israel, até hoje em suas escolas se ensina algo teórico e algo prático. Assim todos ao se formarem têm duas profissões, uma intelectual e outra de habilidade manual. No Novo Testamento encontramos homens de DEUS trabalhando assim em serviços manuais, apesar de possuírem cultura e ensino superior. Paulo e Áquila são bons exemplos disso. Atos 18.3 ------------------- Paulo e Áquila com Priscila sua esposa faziam tendas. DO MESMO OFÍCIO. Paulo exercia uma profissão além de pregar o evangelho. Ele fabricava tendas e ganhava a vida assim, enquanto viajava ou ficava hospedado com alguém (20.34; 1 Ts 2.9; 2 Ts 3.8). Fica claro, pelo exemplo de Paulo, que os pastores que precisam trabalhar para ajudar no sustento de si mesmo e de sua família não têm o seu ministério inferior ao dos outros. A vocação ministerial que incluir uma outra secular (uma profissão) tem precedente bíblico e até mesmo apostólico.
A lei e a Aliança de DEUS com Israel eram as principais matérias estudadas nessas escolas. Também a idoneidade, a honestidade, a vida exemplar dos servos de DEUS, a humildade, o zelo pelas coisas de DEUS, a integridade e a incorruptibilidade, por certos eram aterias aprendidas e colocadas em prática na vida desses servos de DEUS que muitas vezes perderam suas vidas por sua fidelidade a DEUS, como foi o caso dos profetas assassinados por Jezabel (1 Rs 18.4). Cremos que na maior parte do tempo aqueles homens estavam prostrados diante de DEUS em oração. O ESPÍRITO SANTO não era derramado sobre todos como o é hoje, mas certamente sobre os estudantes daquelas escolas, ELE se manifestava todos os dias. A palavra de DEUS lhes era revelada e a comunhão entre eles era notada. (2 Rs 2.5; 2 Rs 3.11). A música era utilizada como um dos meios de atrair a presença de DEUS, a revelação de DEUS. Tanto as manifestações de DEUS na vida de Davi como de Eliseu comprovam isso. 1 Sm 16.23 - E sucedia que, quando o espírito mau da parte de DEUS vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele. 2Rs 3.15 - Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do SENHOR. Que pena que nossos professores de hoje desprezaram essas duas partes principais no ministério do ensino, além dos estudo das escrituras – a adoração legítima e a manifestação dos milagres de DEUS. O ensino só passa a ser eficaz quando aquele que ensina pratica o que ensina e DEUS comprova seu ensino com suas manifestações sobrenaturais (Jo 7.46; ). Jo 3.2 - Este foi ter de noite com JESUS, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de DEUS; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se DEUS não for com ele. Atos 2.22 - Homens israelitas, escutai estas palavras: A JESUS Nazareno, homem aprovado por DEUS entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; O ensino de maior valor é dado pelo próprio DEUS - o pão que desce do céu, a revelação da palavra de DEUS; esse é o ensino que foi dado a Abraão, a Isaque, a Israel, a Moisés, a Samuel, a Davi, a Daniel, a Pedro, a João, a Tiago, a Paulo, a Timóteo, etc... 1 Jo 2.27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis. INTERAÇÃO Professor, já no Antigo Testamento podemos perceber que a educação religiosa tinha um lugar de destaque entre os israelitas. As Escolas de Profetas são uma prova desta verdade. Estas instituições não tinham como propósito ensinar os alunos a profetizarem. A profecia é um dom divino, por isso, somente o Senhor pode ensinar os seus servos quanto ao profetizar. Todavia, um dos objetivos era passar às gerações mais novas a herança cultural e espiritual da nação. Na lição de hoje, estudaremos acerca da Escola de Profetas sob quatro perspectivas: a instituição, os objetivos, o currículo e a metodologia. Boa aula! OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Compreender o real propósito das escolas de profetas. Saber a respeito do currículo da escola de profetas. Relacionar alguns dos métodos utilizados nas escolas de profetas ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Professor, reproduza o quadro abaixo no quadro de giz. Utilize-o na introdução da lição. Explique aos alunos que as Escolas de Profetas tinham como objetivo a transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. Conclua afirmando que os autênticos cristãos empenham-se no estudo e no ensino das Sagradas Escrituras, pois o crente que não recebe instrução na Palavra está sujeito a ser levado por todo vento de apostasia (Ef 4.14). ESCOLAS DE PROFETAS OBJETIVOS - A transmissão dos valores morais e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua Palavra. CURRÍCULO - Em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo; aprendizado prático. METODOLOGIA - Ensino através do exemplo. RESUMO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. Noção de organização e forma. 2. Noção de organismo e função. II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. Treinamento. 2. Encorajamento. III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS 1. A Escritura. 2. A experiência. IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS 1. Ensino através do exemplo. 2. Ensino através da Palavra. SINÓPSE DO TÓPICO (1) - Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica. SINÓPSE DO TÓPICO (3) - O currículo da Escola de Profetas era em especial o livro de Deuteronômio, pois especificava os princípios e preceitos que regiam a aliança de Jeová com o seu povo SINÓPSE DO TÓPICO (4) - As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. SINÓPSE DO TÓPICO (2) - As Escolas de Profetas forneciam instrução e encorajamento aos alunos a fim de que eles buscassem uma melhor compreensão da Palavra de DEUS. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Bibliográfico "Escolas Hebraicas[...] Os profetas prestaram uma assistência à instrução religiosa do povo através de suas pregações públicas. As referências a um grupo de profeta em Ramá sob o comando de Samuel, e possivelmente em Gibeá, mesmo tendo sido chamadas de escolas de profetas não devem ser consideradas como as mais recentes escolas de escribas que caracterizavam o judaísmo. Estas foram ocasionadas em sua maior parte pelo declínio do sacerdócio sob o comando de Eli e seus filhos, e novamente durante a monarquia (1 Sm 10.5,10; 19.20), e também da necessidade que o povo tinha de receber a instrução religiosa.Estas associações de profetas não devem ser consideradas como monásticas, mas, na verdade, existiram com o propósito de trazer à tona uma maior influência religiosa sobre sua época. Presume-se que, no tempo de Esdras, as instituições religiosas tenham sido um esforço escolástico entre os judeus (Ed 7.10). Associadas ao crescimento das sinagogas e outras instituições pós-exílicas, a educação primária, como um padrão de ensino, viria a tornar-se compulsória, conforme revelado no Talmude" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 665). BIBLIOGRAFIA SUGERIDA LEBAR, Lois E. Educação que é Cristã. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.42.
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