QUESTIONÁRIO LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA
TRANSFIGURAÇÃO
Responda conforme a revista da CPAD
do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque
com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"E
[JESUS] __transfigurou__-se diante deles; e o seu rosto __resplandeceu__ como o
sol, e as suas vestes se tornaram __brancas__ como a luz. E eis que lhes
apareceram Moisés e Elias, falando com ele"
(Mt
17.2,3).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
O
aparecimento de Moisés e Elias no Monte da __Transfiguração__ é um testemunho de
que a Lei e os Profetas cumprem-se em __CRISTO__, o __Messias__
prometido.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Onde encontramos o relato sobre a transfiguração nos evangelhos
sinóticos e quais os personagens ai envolvidos?
( ) Mt 17.1-13; Mc 9.2-8; Lc 9.28-36.
( ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João.
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO
4- Quais fatos põem em evidência a identidade do Messias, o Filho de
DEUS, na transfiguração de JESUS?
( ) O texto sagrado relata que tão logo subiram ao Monte, JESUS
foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago.
( ) Diz o texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e
as suas vestes se tornaram brancas como a luz" (Mt 17.2).
( ) A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metamorfose,
mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência.
( ) A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que JESUS
sempre fora: o verbo divino encarnado (Jo 1.1; 17.1-5).
( ) Os discípulos observaram que o seu rosto brilhou como o sol
(Mt 17.2).
( ) O texto revela também que suas vestes resplandeceram (Mt
17.2).
5- Qual relação existe entre a glória divina e a transfiguração de
JESUS?
( ) Mateus detalha que durante a transfiguração "uma nuvem
luminosa os cobriu" (Mt 17.5).
( ) É relevante o fato de que Mateus, ao escrever o evangelho aos
hebreus, põe em evidência o fato de que JESUS é o Messias anunciado no Antigo
Testamento.
( ) Isso pode ser visto na manifestação da nuvem luminosa, que
está relacionada com a manifestação da presença de DEUS (Êx 14.19,20; 24.15-17;
1 Rs 8.10,11; Ez 1.4; 10.4).
( ) Tanto Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai,
presenciaram a manifestação dessa glória.
( ) Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da
Transfiguração (Mt 17.1,2).
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO
6- Qual a tipologia existente no evento da transfiguração, onde o
texto destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3)?
( ) Para a Igreja Cristã, Moisés prefigura a Lei enquanto Elias,
os profetas.
( ) É perceptível, nessa passagem, que Moisés aparece como figura
tipológica.
( ) Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio DEUS:
"Escutai-o" (Mt 17.5).
( ) E Moisés havia dito exatamente estas palavras quando se
referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu DEUS, te despertará um
profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15).
( ) A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado em
JESUS de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele.
7- Enquanto Moisés ocupa um papel tipológico no evento da
transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico. Por
que?
( ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do
Messias.
( ) O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa
Escritura: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o
coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de
preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1.17).
( ) Assim como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3.7),
ousado (Lc 3. 1-14) e rejeitado (Mt 11.18).
( ) A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara
demonstração da messianidade de JESUS.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO
8- O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a JESUS
como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o
aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10). Como JESUS
poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo?
( ) Tanto os rabinos como o povo comum sabiam que antes do advento
do Messias, Elias haveria de aparecer (Ml 4.5,6; Mt 17.10).
( ) JESUS revela então que nenhum evento no programa profético
deixara de ter o seu cumprimento.
( ) Elias já viera e os fatos demonstravam isso.
( ) Elias havia sido um profeta do deserto, João também o foi;
Elias pregou em um período de transição, João prega na transição entre as duas
alianças; Elias confrontou reis (1 Rs 17.1,2; 2 Rs 1.1-4), João da mesma forma
(Mt 14.1-4).
( ) Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de vir e
JESUS era o Messias.
9- JESUS é o Messias rejeitado. Em qual contexto está inserida sua
transfiguração?
( ) O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da
transfiguração, inicia-se com a sentença: "Seis dias depois" (Mt 17.1).
( ) O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma
sequência de fatos deve ser observada.
( ) Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra forma de
dizer: "uma semana depois".
( ) De fato, o texto paralelo de Lucas fala de "quase oito dias",
isto é, uma semana depois (Lc 9.28).
( ) O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de
Pedro (Mt 16.13-20) e no discurso de JESUS sobre a necessidade de se tomar a
cruz (Mt 16.24-28).
( ) O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói
da crença popular. Pelo contrário, a sua mensagem, assim como a do Batista, não
agradaria a muita gente e provocaria rejeição.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO
10- Por que a preocupação dos discípulos sobre a relação do
aparecimento de Elias e a manifestação do Messias?
( ) Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após
descer o monte da transfiguração (Mt 17.10).
( ) Como D. A. Carson observa, o fato é que a profecia referente a
Elias falava de "restaurar todas as coisas" (Mt 17.11) e os discípulos não
entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de
restauração.
( ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte
do plano divino para restaurar todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9.31; Fl 2.1-11).
11- Quanto à exaltação da transfiguração de CRISTO,
complete:
Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos
e os cita em relação à exaltação e __glorificação__ de JESUS e, também, como
prova da veracidade da __mensagem__ da cruz: "Porque não vos fizemos saber a
virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo __fábulas__
artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua __majestade__, porquanto
ele recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi
dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho
__comprazido__" (2 Pe 1.16,17).
CONCLUSÃO
12- Complete:
Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a __Transfiguração__
servem para demonstrar que JESUS era de fato o Messias esperado. Tanto a Lei,
tipificada aqui em __Moisés__, como os __Profetas__, representado no texto pela
figura de Elias, apontavam para a revelação máxima de DEUS - o CRISTO JESUS.
Essas personagens tão importantes no contexto bíblico não possuem glória
própria, mas irradiam a glória proveniente do Filho de DEUS. Ele, sim, é o
centro das __Escrituras__, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3;
Fl 2.10,11).
RESPOSTAS DO
QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias,
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Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE
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Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer -
CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético
na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do
Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo
Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico
popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo
Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA
VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon,
v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia
Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o
Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento
Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD
DESTAQUES ANO 2022
27/02/13
SUBSÍDIO DA LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
TEXTO ÁUREO
"E [JESUS] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele" (Mt 17.2,3).
VERDADE PRÁTICA
O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em CRISTO, o Messias prometido.
Segunda - Mt 17.3 O Messias e a tipologia
Terça - Mt 17.10 O Messias e a escatologia
Quarta - Mt 17.12 O Messias rejeitado
Quinta - Lc 9.35 O Messias esperado
Sexta - Mc 9.12 O Messias humilhado
Sábado - Lc 9.29 O Messias exaltado
1 Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte. 2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés e um para Elias. 5 E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. 6 E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo.7E, aproximando-se JESUS, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo.8 E, erguendo eles os olhos, ninguém viram, senão a JESUS.
Após a morte e ressurreição de JESUS eles falaram do evento (Tiago não falou pois morreu antes disso - Atos 12:1,2). Pedro fala sobre a transfiguração Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
2 Pedro 1:16-19 João fala sobre a transfiguração João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 1 João 1.1, 2 O que era desde o princípio, o que ouvimos o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); Como Elias não morreu os judeus ainda o esperam antes da vinda do Messias, pois a palavra de DEUS diz que Elias viria preparando o caminho de JESUS CRISTO. Na verdade João Batista veio na mesma unção de Elias, ele mesmo disse que viera para preparar o caminho do Messias, mas os judeus não o reconheceram e nem reconheceram aquele que veio logo depois dele – JESUS CRISTO. Cremos que os judeus vão aceitar a JESUS no final da grande tribulação exatamente porque Elias mesmo estará ali como uma das duas testemunhas. Logo após isso eles clamarão PR JESUS e ELE virá para salvá-los, portanto o trabalho de Elias só findará com sua morte e ressurreição no final da Grande Tribulação. Os judeus ainda esperam Elias e para eles o Messias só virá após a aparição de Elias. Nós esperamos o arrebatamento – eles esperam Elias. É somente após a confissão de Pedro, em Cesaréia, dizendo que JESUS é o filho de DEUS vivo que acontece a transfiguração. Pedro, Tiago e João precisavam ver Elias para crerem na ressurreição de JESUS, para crerem na glória de DEUS, para terem esperança em seu próprio futuro glorioso. Nós conheceremos uns aos outros no céu sem nem mesmo conhecermos as pessoas aqui na Terra. Pedro, Tiago e João reconheceram Elias e Moisés sem nunca os terem visto antes. O ESPÍRITO SANTO revela todas as coisas. Elias e Pedro não falaram com os discípulos – Ali quem importava era JESUS. Eles estavam em corpos celestes e espirituais, só poderiam se comunicar com quem estava também em corpo glorioso. Lucas disse em Lc 9.30 que Lhe falavam de sua morte e ressurreição em breve. Moisés representava aqui a Lei – A lei nos revela o pecado e a condenação, portanto nos convence de que precisamos de um salvador. Elias representa aqui os profetas que falaram a respeito do Messias que viria para salvar os homens de seus pecados. JESUS aqui representa a graça de DEUS que salva os homens pelo sacrifício na cruz, sem nenhum tipo de mérito por parte dos homens que já estão condenados se permanecerem no pecado e não reconhecerem em JESUS sua salvação. Como Pedro, Tiago e João não entendiam nada do que estava acontecendo, começaram a falar de coisas terrenas, não percebendo ali a glória e o poder de DEUS. Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Como no batismo de JESUS, aqui novamente DEUS dá testemunho de seu filho. Como Moisés mesmo disse no Antigo Testamento - Virá um profeta como eu - A ELE ouvi. Moisés realizou seu sonho de entrar na Terra Prometida, mas ainda a pisará normalmente na grande tribulaçao segundo creio e Elias ainda verá a restauração de Israel também quando vier na grande tribulação segundo meu entendimento, pois na época em que veio na transfiguração os judeus rejeitaram a JESUS. Este resumo contém estudos de vários sites de EBD, incluindo ai alguns comentários do professor Caramurú Afonso Francisco, Ismael Pereira de Oliveira, Natalino das Neves, Justei Cordeiro, EBDexplica, etc...
A Transfiguração de CRISTO (http://www.estudosdabiblia.net/d16.htm)
Quando DEUS veio à terra, na pessoa de JESUS, adotou uma forma humana. Fisicamente, JESUS se parecia como qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas indiretamente, em suas ações e suas palavras. Mas, numa ocasião, a glória divina interior de JESUS resplandeceu e se tornou visível. A história é contada em Mateus 17:1-8:
Seis dias depois, tomou JESUS consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a JESUS: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me compra-zo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes JESUS, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão JESUS.
A Glória de CRISTO
A Bíblia revela um DEUS unido, composto de três pessoas: o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO. João 1:1-2 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS". JESUS estava com o Pai desde o princípio, compartilhando de sua natureza divina. Então, JESUS deixou o céu e veio à terra. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14). Fisicamente, JESUS tinha todas as características de um homem; espiritualmente, ele compartilhava da natureza de DEUS. Na transfiguração, sua glória interna tornou-se visível externamente.
Temos que chegar a ver em JESUS a glória de DEUS. Uma razão por que JESUS se tornou um homem foi para manifestar a natureza de DEUS. JESUS é "o resplendor da glória" de DEUS e "a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3). Ele reflete perfeitamente a natureza e o caráter de DEUS. Quando olhamos para JESUS, podemos ver "a glória do Senhor" (2 Coríntios 3:18 - 4:6). A conversa de JESUS com Filipe ilustra estes pontos: "Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe JESUS: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras" (João 14:7-10). JESUS é a revelação, a manifestação do Pai (João 1:18). Você já pensou no que DEUS faria, diria ou pensaria se fosse um homem? Olhe para JESUS. Tudo o que JESUS disse e fez foi exatamente o que o Pai diria e faria se viesse à terra como um homem. Que pensamento espantoso: DEUS se revelou a nós em forma humana. O reconhecimento da glória do Pai, em JESUS, torna o estudo da vida de CRISTO uma experiência profundamente comovente.
A Autoridade de CRISTO
As religiões são, freqüentemente, baseadas em ensinamentos, filosofias, visões, etc. A religião de CRISTO é baseada na História. Pedro, um dos três que testemunharam a transfiguração, indicaram-na como evidência de que o evangelho não era uma fábula ou lenda: "Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu, da parte de DEUS Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo" (2 Pedro 1:16-18). Este exemplo coloca JESUS numa categoria totalmente diferente da dos líderes de outras religiões do mundo. Qual deles foi transfigurado? A fé em CRISTO não é um salto no escuro, mas um passo razoável baseado em evidência histórica concreta.
JESUS está acima de tudo. Ele possui toda a autoridade no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele está "acima de todo o principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro" (Efésios 1:21). JESUS merece nossa honra, respeito, adoração e obediência. O CRISTO que é soberano sobre o universo inteiro, deverá reinar também sobre minha vida.
Muitos há que reagem como Pedro. Quando viu JESUS, Moisés e Elias, juntos na montanha, ele recomendou a construção de três tendas. Que Pedro sugerisse três tendas já era admirável. Moisés era o grande legislador e libertador do Velho Testamento. Elias estava entre os maiores dos profetas do Velho Testamento, arrebatado da terra sem morrer. Quão maravilhoso estar na presença deles! Podemos entender o desejo de Pedro de construir uma tenda para Moisés e outra para Elias. Mas, por que três tendas? Ah, ele estava elevando JESUS à mesma posição: Vamos dar para ele uma tenda também! Para Pedro, em vista da sua herança judia, ter posto JESUS a par com os grandes Moisés e Elias era algo admirável.
A resposta de DEUS mostrou que não deveria haver três tendas, nem duas, mas uma só. "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi". Moisés desvaneceu. Elias desapareceu. Somente JESUS permaneceu. Devemos construir somente uma tenda. Muitos constroem mais. Muitos constroem tendas para Moisés e Elias, não reconhecendo que não estamos mais sob a lei do Velho Testamento. Muitos constroem tendas para grandes líderes religiosos: Buda, Kardec, Joseph Smith, Ellen G. White, Edir Macedo, etc. Muitos levantam tendas para os pais, bem junto da tenda para JESUS. Outros armam uma tenda para sua igreja ou tradição religiosa. Colossenses 2 diz, vigorosamente, que toda a sabedoria, todo o conhecimento e a plenitude da divindade estão em CRISTO. Portanto, "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo CRISTO" (v. 8). Temos que aceitar nada mais, nada menos do que CRISTO. Ele tem toda a autoridade no céu como na terra.
A Transfiguração dos Seguidores de CRISTO
"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em Glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o ESPÍRITO" (2 Coríntios 3:18). Temos que permitir que nossas vidas sejam transformadas pela glória de CRISTO. DEUS quer que compartilhemos de sua natureza divina (2 Pedro 1:4), e que CRISTO habite em nós (Colossenses 1:26-28; Gálatas 4:19; Efésios 2:19-22). Paulo escreveu: "Estou crucificado com CRISTO; logo, já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de DEUS, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20). Imagine-se acordando uma noite, com JESUS ao lado de seu leito. Você deixa seu corpo e CRISTO entra nele. Agora, seu corpo ainda pareceria exatamente o mesmo. Mas de agora em diante é CRISTO quem realmente habita em seu corpo. É claro que este evento não ocorrerá exatamente assim, mas seu resultado tem que ser assim. Tenho que permitir que minha vida, minhas ações, minhas palavras e até meus pensamentos sejam moldados como a imagem de CRISTO.
Mas como podemos realizar esta transformação? Depois que Moisés esteve na presença de DEUS, sua face mostrou-se tão brilhante que ele teve que cobrí-la com véu para que as pessoas pudessem olhar para ele. Paulo usa isto como uma ilustração de nossa transfiguração por CRISTO (2 Coríntios 3). Temos que olhar para CRISTO e deixar sua imagem nos transformar. Esta mudança ocorre através do conhecimento de CRISTO (2 Pedro 1:2-8; Colossenses 1:26-28). Em nosso estudo das Escrituras, temos que olhar para CRISTO e começar a agir como ele agia, falar como ele falava e pensar como ele pensava. Temos que chegar a conhecer CRISTO tão intimamente (por meio das Escrituras) e admirá-lo tão profundamente que o imitamos em cada pormenor. Muitas pessoas religiosas acabam fazendo umas poucas mudanças externas e chamam a isso cristianismo. Mas a glória de CRISTO era interna. Temos, não somente, que vestir uma máscara religiosa, mas temos que deixar a vida de CRISTO renovar nossas vidas de dentro para fora. Somente então CRISTO terá terminado sua obra em nossas vidas.
- por Gary Fisher
INTERAÇÃO
Caro professor, nesta lição estudaremos a respeito do profeta Elias no monte da Transfiguração. Este acontecimento teve como objetivo principal demonstrar que JESUS de fato era o Messias esperado. Moisés também apareceu neste episódio. Sabemos que ele tipificava a lei e Elias prefigurava os profetas que predisseram a vinda do Messias. No decorrer da lição, procure enfatizar que embora Moisés e Elias tivessem grande relevância na história do povo hebreu, eles não possuíam glória própria. Ainda que fossem homens fiéis ao Senhor, eram humanos, sujeitos a falhas e erros, porém, eles irradiavam a glória proveniente do CRISTO. Que possamos, como Filhos de DEUS, regenerados em JESUS CRISTO, irradiar também a glória do Profeta de Nazaré.
OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o episódio da transfiguração de JESUS.
Explicar a tipologia representada em Moisés e Elias.
Conscientizar-se de que JESUS era o Messias esperado.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introdução da lição escreva a seguinte indagação no quadro de giz: "O que foi a transfiguração?" Ouça os alunos com atenção, faça as considerações que achar necessárias. Conclua explicando que a transfiguração foi na verdade uma rápida demonstração da glória de JESUS CRISTO, o Rei dos reis. A divindade de JESUS foi revelada no monte da Transfiguração. Os discípulos que ali estavam puderam ver o Verbo que se fez carne. Ele é DEUS. Infelizmente, na atualidade, muitos não creem mais na divindade de JESUS, por isso, enfatize que JESUS foi cem por cento homem e cem por cento DEUS. Sua glória foi manifestada em plena humanidade!
PALAVRA-CHAVE: TRANSFIGURAÇÃO - mudança de aparência, ou forma, mas não de essência.
Ato ou efeito de transfigurar. Estado glorioso, em que JESUS apareceu sobre o Monte Tabor. (http://www.dicionarioweb.com.br/transfigura%C3%A7%C3%A3o.html) - Monte Hermom ou Monte Tabor?
RESUMO DA LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO
1. Transfiguração.
2. Glória divina.
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO
1. Tipologia.
2. Escatologia.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO
1. O Messias esperado.
2. O Messias rejeitado.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO
1. Humilhação.
2. Exaltação.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) A transfiguração provou para os discípulos e para nós aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) No evento da transfiguração, Moisés prefigurava a Lei e Elias os profetas.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) João era o Elias que havia de vir e JESUS era o Messias.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) JESUS deixou claro que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI- Subsidio Teológico
"Embora a Transfiguração fosse sem dúvida uma maravilhosa revelação da natureza essencial de JESUS, no contexto ela era também uma poderosa manifestação da natureza do reino que o nosso Senhor pretendia estabelecer com a sua morte.
[...] A chave para entendermos o pretenso significado da transfiguração é encontrada em Marcos 9.2, na frase 'seis dias depois'. O que havia acontecido antes dos seis dias? JESUS havia falado sobre a sua cruz e depois a glória, e feito uma promessa específica: 'Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1).
Não é costume de Marcos indicar um preciso relacionamento entre os eventos. A frase 'seis dias depois' faz íntima ligação entre a transfiguração e a profecia de CRISTO sobre a sua morte e ressurreição - e a promessa que fez aos discípulos de que alguns veriam 'o Reino de DEUS com poder'" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII
Subsidio Teológico
Embora a transfiguração fornecesse uma confirmação visível da divindade de CRISTO, os discípulos, perante os quais Ele havia exibido sua glória, já o havia reconhecido através dos olhos da fé (Mc 8.29). Porém não haviam reconhecido a natureza do seu reino: não entendiam a implicação de tomar a cruz e seguir a JESUS a fim de receberem uma nova vida.
Então JESUS transfigurou-se diante deles e, nessa transformação, eles viram 'o Reino de DEUS com poder' (Mc 9.1). Eles viram Aquele que apareceu em sua encarnação como um homem comum, brilhar de repente com um extraordinário esplendor. O que eles viram era uma verdadeira transfiguração - uma transformação revolucionária do estado de um ser para outro. Um estado de ser que indiscutivelmente exibia a glória e o poder de DEUS. É isso que a transfiguração redefine o reino para seus discípulos. Quando, depois da morte e ressurreição de CRISTO o reino de DEUS vier 'com poder', a característica marcante desse reino não será exércitos de anjos marchando para esmagar o poder de Roma. O reino de DEUS vem com poder a fim de mudar os seres humanos comuns em seres que escolheram seguir a JESUS. O reino, pelo menos até à volta de JESUS, consistirá em transformação, e não nas conquistas que eles desejavam" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 115).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed.Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que DEUS colocou entre as
nações. 6. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.40.
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