LIÇÃO 11 - UMA VIDA
CRISTÃ EQUILIBRADA
LIÇÕES BÍBLICAS - 3º
Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Filipenses
- A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida
Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR
AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS
DA LIÇÃO
TEXTO ÁUREO
"Quanto ao mais,
irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo
o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma
virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8).
VERDADE PRÁTICA
A fim de termos uma vida cristã equilibrada e frutífera, precisamos ocupar
a nossa mente com tudo àquilo que é agradável a DEUS.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc
8.10-15Cultivando a Palavra
Terça - Tt 1.13-16 A verdade produz fé saudável
Quarta - Sl 86.11-13Verdade e misericórdia
Quinta - 1 Jo 3.15-18 Quem odeia anda em trevas
Sexta - Ec 7.10-14O melhor tesouro do homem
Sábado - Sl 50.14-23 Quem anda em retidão será salvo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 4.5-9
5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em
tudo conhecidas diante de DEUS, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E
a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos sentimentos em CRISTO JESUS. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é
verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o
que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum
louvor, nisso pensai. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e
vistes em mim, isso fazei; e o DEUS de paz será convosco.
4.5 PERTO ESTÁ O
SENHOR. Devemos crer que o Senhor poderá voltar a qualquer momento. A perspectiva
do NT é de que a volta de JESUS é iminente (ver Lc 12.35-40); logo, devemos
estar prontos, trabalhando e vigiando em todo tempo (Mt 24.36; 25.1-13; Rm
13.12-14).
4.6 NÃO ESTEJAIS INQUIETOS POR COISA ALGUMA. O melhor remédio para a
preocupação é a oração, e isto pelas seguintes razões:
(1) Mediante a
oração, renovamos nossa confiança na fidelidade do Senhor, ao lançarmos nossas
ansiedades e problemas sobre aquEle que tem cuidado de nós (Mt 6.25-34; 1 Pe
5.7).
(2) A paz de DEUS vem
guardar nossos corações e mentes, como resultado da nossa comunhão com CRISTO
JESUS (vv. 6,7; Is 26.3; Cl 3.15).
(3) DEUS nos
fortalece, para fazermos todas as coisas que Ele quer que façamos (v. 13; 3.20;
Ef 3.16).
(4) Recebemos
misericórdia, graça e ajuda em tempos de necessidade (Hb 4.16).
(5) Temos certeza de
que todas as coisas que DEUS permite que nos aconteçam concorrerão para o nosso
bem (ver v. 11; Rm 8.28).
4.7 A PAZ DE DEUS GUARDARÁ OS VOSSOS CORAÇÕES. Quando invocamos a DEUS,
com um coração posto em CRISTO e na sua Palavra (Jo 15.7), a paz de DEUS
transborda em nossa alma aflita.
(1) Essa paz consiste
em uma tranqüilidade interior, que o ESPÍRITO SANTO nos transmite (Rm 8.15,16).
Envolve uma firme convicção de que JESUS está perto, e que o amor de DEUS estará
ativo em nossa vida continuamente. (Rm 8.28,32; cf. Is 26.3).
(2) Quando colocamos
diante de DEUS, em oração, as nossas inquietações, essa paz ficará como guarda
à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir que os cuidados e
angústias perturbem-nos a vida e a esperança em CRISTO (v. 6; Is 26.3,4,12;
37.1-7; Rm 8.35-39; 1 Pe 5.7).
(3) Se o medo e a
ansiedade retornarem, novamente a oração, a súplica e a ação de graças nos
trarão a paz de DEUS que guarda os nossos corações. Voltaremos a sentir
segurança, e nos regozijaremos no Senhor (v. 4)
4.8 TUDO O QUE É PURO. O crente deve fixar sua mente nas coisas
verdadeiras, puras, justas, santas, etc. Que essa é uma condição prévia para
experimentarmos a paz de DEUS e o livramento da ansiedade, fica claro no
versículo 9. Se assim fizermos, "o DEUS de paz será convosco". O
resultado de fixar nossas mentes nas coisas do mundo será a perda da alegria,
da presença íntima e da paz de DEUS e, nossos corações sem proteção.
Pensamento cativo
quer dizer pensamento preso na Palavra de DEUS.
Nas coisas de cima
quer dizer que o prêmio está no tribunal de CRISTO.
Pensar em construir
primeiro lá em cima o que desejamos aqui em baixo se chama oração.
Modelos de um Servo
espiritual - (Filipenses 3:12-16) - MacArthur, J. (2001). Philippians (309).
Chicago: Moody Press.
Estabilidade Espiritual - harmonia, alegria, contentamento na Fé, (Filipenses
4:5-6a)
APRENDA A SER AMÁVEL
Seja a amabilidade de
vocês conhecida por todos.. (4:5a)
Epieikes (espírito manso) tem um significado mais rico do que qualquer palavra
pode transmitir em Português. Assim, comentaristas e versões da Bíblia variam
muito em como traduzi-la. Razoabilidade Doce, generosidade, boa vontade,
simpatia, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, a misericórdia
para com as falhas dos outros, indulgência das falhas dos outros, clemência, calorosamente
generoso, moderação, tolerância, gentileza; são algumas das tentativas de
capturar o rico significado de epieikes. Talvez a melhor palavra correspondente
em português seja graça -a graça da humildade, a bondade humilde que produz a
paciência para suportar a injustiça, desgraça, e maus-tratos, sem retaliação ou
vingança, contentamento na amargura.
Clemente vai contra o culto do amor-próprio que era galopante na sociedade
antiga, e é crescente na sociedade moderna também. Focar o amor-próprio,
auto-estima e auto-realização só conduz à instabilidade cada vez maior e
ansiedade. Por outro lado, aquele cujo foco não é em si mesmo não estará
sujeito a injustiça, a desigualdade de tratamento injusto, mentiras, ou
humilhação. Eles podem dizer como Paulo: "Não digo isto como por
necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho." (4:11).
Estabilidade espiritual relaciona-se com graciosamente humilde.
DESCANSANDO NA FÉ CONFIANTE NO SENHOR
Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:5b–6a)
Não há maior fonte de estabilidade espiritual do que a confiança em que o
Senhor está próximo. Engus (perto) pode significar próximo no espaço ou próximo
no tempo. Alguns tomam engus num sentido cronológico, quer como uma referência
ao retorno de CRISTO (3:20-21, Tiago 5:8), ou para a morte dos crentes, o que
os levaria à presença do Senhor (1:23; 2 Cor 5:8). Enquanto aquelas são
verdades consoladoras, parece que a ênfase de Paulo aqui é sobre a proximidade
do Senhor, no sentido de Sua presença. Ele está perto, tanto para ouvir o
clamor do coração do crente, como para ajudá-los e fortalecê-los. No Salmo
73:28 o salmista declarou: "A proximidade de DEUS é o meu bem" (cf.
Pss 34:18; 75:1; 119:151; 145:18). Por causa da proximidade de DEUS, os crentes
não devem ter medo, ansiedade ou serem vacilantes. Eles não devem entrar em desespero,
mas serem fortes e estáveis(Josué 1:6-9; Pss 27:14; 125:1).
Infelizmente, quando enfrentam provações, os crentes, muitas vezes parecem
esquecer o que eles sabem sobre DEUS. Eles perdem a confiança Nele, perdem a
estabilidade do auto-controle espiritual, e são derrotados. Até os crentes
fortes não são imunes a um lapso ocasional, como revela o incidente ocorrido na
vida de Davi. Fugindo da perseguição implacável de Saul, Davi buscou asilo na
cidade filistéia de Gate. "Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é
este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu
os seus milhares, porém Davi, os
seus dez milhares?" (1 Sam. 21:11). Percebendo que sua verdadeira
identidade se tornou conhecida, "E Davi considerou essas palavras no seu
ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate" (v. 12). Em vez de
confiar em DEUS para livrá-lo, Davi entrou em pânico e "Pelo que se
contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e
esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.
"14 Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem
está louco; por que mo trouxestes a mim?" (v. 13). Seu ato produziu os
resultados desejados: "Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este
que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?(Vv.
14-15). Como resultado, "Davi saiu de lá e escapou para a caverna de
Adulão" (1 Sam. 22:1). Lá, com a crise passada, Davi teve tempo para
refletir sobre como ele deveria ter lidado com a situação em Gate. No Salmo 57,
escrito na época, ele reafirmou as verdades sobre DEUS que ele havia esquecido
temporariamente: "Tem misericórdia de mim, ó DEUS, tem piedade de mim,
porque minha alma se refugia em Ti, e à sombra das tuas asas vou refugiar até
que a destruição passe. Eu vou clamar a DEUS Altíssimo, ao DEUS que faz todas
as coisas para mim. Ele enviará salvação desde os céus,, Ele repreende quem
pisa em cima de mim. Selah. DEUS enviará a sua misericórdia e a sua
verdade." (Sl 57:1-3).
Lembrando o caráter de estabilidade espiritual DEUS restaurou Davi e sua
alegria, capacitando-o a declarar: "Meu coração está firme, ó DEUS, meu
coração está firme; cantarei, sim, cantarei louvores" (Sl 57:7 ). Assim
como Davi, o profeta Habacuque enfrentou uma crise. Mas ao contrário de Davi,
ele manteve sua estabilidade espiritual. Em Habacuque 1:2-11 o profeta clamou a
DEUS sobre a Sua aparente indiferença à apostasia de Judá: "Até quando,
SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?3
Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição e
a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o
litígio.4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o
ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.5 Vede entre as nações, e olhai,
e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que
vós não crereis, quando vos for contada.6 Porque eis que suscito os caldeus,
nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir
moradas não suas.7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua
grandeza.8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais
perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda
parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se
apressam à comida.9 Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o
oriente, e eles congregarão os cativos como areia.10 E escarnecerão dos reis e
dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque,
amontoando terra, as tomarão.11 Então, passarão como um vento, e pisarão, e se
farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus. Em vez de responder à
pergunta inicial de Habacuque, a resposta de DEUS levantou uma segunda questão
ainda mais vexatório: Como Ele poderia usar uma nação pagã, sem DEUS para
castigar o Seu povo? Confrontado com a apostasia de Judá, a invasão caldéia
iminente , e suas próprias perguntas sem resposta, Habacuque lembrou-se do que
ele sabia ser verdade sobre DEUS: "Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu
DEUS, meu SANTO? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó
Rocha, o fundaste para castigar.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o
mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem
aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que
ele?(Hc 1:12-13). Habacuque lembrou-se da eternidade de DEUS, fidelidade,
justiça, soberania e santidade. Apesar das provações, dúvidas e perguntas que
ele enfrentou, a fé de Habacuque e confiança em DEUS permaneceu firme. Ele
afirmou a importância de viver uma vida de fé em Habacuque 2:4: "O justo
viverá pela sua fé." Tanto inicialmente na justificação, e continuamente
na santificação, a vida cristã é uma vida de fé em DEUS. Como ele lembrou-se da
grandeza do seu DEUS, a fé de Habacuque ficou mais forte. Até o final de sua
profecia, ele era capaz de cantar triunfante da natureza gloriosa de DEUS e
poder, "17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na
vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as
ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 18 todavia,
eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no DEUS da minha salvação.19 JEOVÁ, o
Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, me me fará andar
sobre as minhas alturas. (Hc 3:17-19).
A fé de Habacuque em DEUS fez dele um homem Espiritualmente estável, tanto que
mesmo se as coisas normais e confiáveis da vida de repente faltassem, mesmo
assim ele ainda se gloriaria em DEUS. O Senhor que está próximo é o
todo-poderoso, verdadeiro e vivo DEUS revelado nas Escrituras. Aqueles que se
comprazem em Seu santo poder, amor e sabedoria cultivam um profundo conhecimento
Dele, estudando e meditando na Sua Palavra viverão fundados na verdade e sendo
espiritualmente estáveis. Na presença de DEUS, os crentes nunca devem estar
ansiosos por nada. Nada está fora do seu controle soberano ou muito difícil
para ele guardar e proteger. A falta da visão de DEUS conduz a uma miríade de
problemas na igreja. A falta da visão de DEUS é a causa de centena de males
menores que atingem universalmente os cristãos. A nova filosofia de vida cristã
resulta nesse erro básico em nosso pensamento religioso. Os cristãos instáveis
para se fortalecerem precisam construir a sua força sobre o fundamento do que a
Bíblia diz sobre DEUS. O resultado do fracasso da Igreja para equipar os
crentes com o conhecimento do caráter de DEUS e suas obras é uma falta de
compreensão de sua natureza e fins, e uma conseqüente falta de confiança nele.
As areias movediças da teologia mal entendida ou com defeito não oferecem
suporte estável para o crente.
A ansiedade é uma violação da Escritura e totalmente desnecessária. Em uma
passagem magnífica no Sermão da Montanha, JESUS apontou para a insensatez da
ansiedade: "25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa
vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso
corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o
corpo, mais do que a vestimenta?26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam,
nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não
tendes vós muito mais valor do que elas?27 E qual de vós poderá, com todos os
seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 E, quanto ao vestuário,
porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não
trabalham, nem fiam.29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua
glória, se vestiu como qualquer deles.30 Pois, se DEUS assim veste a erva do
campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais
a vós, homens de pequena fé?31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que
comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?32 (Porque todas essas
coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que
necessitais de todas essas coisas;33 Mas buscai primeiro o Reino de DEUS, e a
sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.34 Não vos
inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si
mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34). Harmonia na
comunhão, alegria no Senhor, o contentamento em circunstâncias e confiança
confiante em DEUS são os primeiros passos no caminho da estabilidade
espiritual.
Estabilidade
Espiritual - Gratidão, Pensamento Divino e Obediência (Filipenses 4:6 b-9)
mas em tudo, pela
oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a DEUS. E a
paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as
suas mentes em CRISTO JESUS. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro,
tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que
for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de
louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e
viram em mim, ponham-no em prática. E o DEUS da paz estará com vocês. (4:6b–9).
Nossa sociedade admira as pessoas que permanecem firmes, sem deixar suas
convicções, são corajosos e ousados, e não podem ser comprados, intimidados ou
derrotados.
Rudyard Kipling
descreveu essas pessoas em seu famoso poema "Se", um tributo ao mais
nobre humanismo: "Se consegues manter a calma quando à tua volta todos a
perdem e te culpam por isso. Se consegues ter confiança em ti quando todos
duvidam de ti e aceitas as suas dúvidas. Se consegues esperar sem te cansares
por esperar ou caluniado não responderes com calúnias ou odiado não dares
espaço ao ódio sem porém te fazeres demasiado bom ou falares cheio de
conhecimentos. Se consegues sonhar sem fazeres dos sonhos teus mestres. Se
consegues pensar sem fazeres dos pensamentos teus objetivos. Se consegues
encontrar-te com o Triunfo e a Derrota e tratares esses dois impostores do
mesmo modo. Se consegues suportar a escuta das verdades que dizes distorcidas
pelos que te querem ver cair em armadilhas ou encarar tudo aquilo pelo qual
lutaste na vida ficar destruído e reconstruíres tudo de novo com instrumentos
gastos pelo tempo. Se consegues num único passo arriscar tudo o que
conquistaste num lançamento de cara ou coroa, perderes e recomeçares de novo
sem nunca suspirares palavras da tua perda. Se consegues constringir o teu
coração, nervos e força para te servirem na tua vez já depois de não existirem,
e agüentares quando já nada tens em ti a não ser a vontade que te diz:
"Agüenta-te!" Se consegues falar para multidões e permaneceres com as
tuas virtudes ou andares entre reis e pobres e agires naturalmente Se nem
inimigos ou amigos queridos te conseguirem ofender. Se todas as pessoas contam
contigo mas nenhuma demasiado. Se consegues preencher cada minuto dando valor a
todos os segundos que passam. Tua é a Terra e tudo o que nela existe e mais
ainda, tu serás um Homem, meu filho!
Se essas virtudes,
coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível são
qualidades admiráveis para as pessoas do mundo, quanto mais essencial eles são
para os cristãos? O próprio nome "cristão" identifica os crentes com
JESUS CRISTO, o modelo mais perfeito de integridade, coragem, convicção,
integridade, credibilidade e devoção inflexível que já viveu. O Novo Testamento
repetidamente ordena os crentes a segui-Lo, firmes na submissão a DEUS (cf.
1:27; 1 Coríntios 16:13; 2 Coríntios 1:24, Gal 5:1; Ef 6:11, 13, 14, 1
Tessalonicenses 3:8; 2 Tessalonicenses 2:15;. Hb 3:6, 14; 1 Pedro 5:9, 12).
A preocupado de Paulo era para com sua amada congregação de Filipos, ele
desejava que ela ficasse firme na fé. De 4:2-9 sete princípios básicos para o
desenvolvimento e manutenção da estabilidade espiritual emergem. O capítulo
anterior neste volume considera os quatro primeiros: cultivar a harmonia na
comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar
contente, e repousando sobre uma fé confiante no Senhor. Este capítulo irá
considerar os três últimos: reagindo a problemas com a oração agradecida,
pensar em virtudes divinas, e obedecendo o padrão de DEUS.
REAGINDO A PROBLEMAS COM ORAÇÃO DE GRATIDÃO
mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças sejam as vossas
petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o
entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO
JESUS. (4:6b–7)
Pessoas espiritualmente estáveis oram em agradecimento antes mesmo de receberem
bênçãos do SENHOR. Tal oração é o antídoto da preocupação e a cura para a
ansiedade. A teologia da oração não está em vista aqui, mas a sua prioridade e
a atitude do crente que a pratica. Os três sinônimos usados aqui, a oração,
súplicas e pedidos, referem-se a três tipos específicos de oração, ofertas
diretas e petição a DEUS. O pressuposto do texto é que os crentes clamam a DEUS
quando eles têm uma necessidade ou um problema, não duvidando, nem questionando,
ou até mesmo culpando a DEUS, mas com ações de graças (cf. Cl 4:2). Em vez de
ter um espírito de rebelião contra o que DEUS permite, os crentes confiam em
DEUS lançando sobre Ele "toda a ansiedade, porque Ele cuida deles
(nós)" (1 Pedro 5:7).
As promessas de DEUS se cumprem com a sabedoria da gratidão. Ele prometeu que
nenhum juízo seria difícil para eles lidarem com eles (1 Cor 10:13). Ele também
prometeu usar tudo o que acontece na vida dos crentes para o seu bem final
(Rom. 8:28). Mesmo o sofrimento os leva a serem aperfeiçoados, confirmados,
fortalecidos e estabelecidos (1 Pedro 5:10). Os crentes devem também estar
gratos pelo poder de DEUS (Sl 62:11, 1 Pedro 1:5; Apocalipse 4:11), por suas
promessas (Dt 1:11; 2 Coríntios 1:20), pela esperança de alívio do sofrimento
(2 Cor 4:17; 1 Pedro 5:10), pela esperança da glória (Rm 5:2; Colossenses
1:27), por Sua misericórdia (Romanos 15:9), e pelo Seu trabalho aperfeiçoado
neles (Fp 1:6).
As pessoas tornam-se preocupadas, ansiosas e com medo porque não confiam na
sabedoria de DEUS, em seu poder ou bondade. Eles temem que DEUS não seja sábio
o suficiente, não seja suficientemente forte, ou bom o suficiente para evitar
um desastre em suas vidas. Pode ser que esta dúvida seja pecaminosa porque o
seu conhecimento de DEUS está com defeito, ou que o pecado em suas vidas tenha
paralisado sua fé. A oração de gratidão traz libertação do medo e da
preocupação, porque afirma controle soberano de DEUS sobre todas as
circunstâncias, e que seu propósito é para o bem do crente (Rom. 8:28).
Uma vez que o pecador esteja em "paz com DEUS" (Rm 5:1), isto é, pela
sua salvação deixou de ser inimigo de DEUS e tornou-se Seu filho, ele pode
desfrutar da paz de DEUS, dessa tranqüilidade dentro da alma, dada por DEUS . É
uma relação de confiança em Sua sabedoria perfeita e infinita, em seu poder que
proporciona tranqüilidade no meio das tempestades da vida.
Isaías escreveu sobre
esta paz sobrenatural: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme
em ti; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3). Paulo orou pelos romanos
que "Ora, o DEUS de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença,
para que abundeis em esperança pela virtude do ESPÍRITO SANTO" (Rm 15:13).
Em sua bênção sacerdotal em Israel Arão disse: "O Senhor levante o seu rosto
sobre ti, e te dê a paz" (Nm 6:26). No Salmo 29:11 Davi escreveu: "O
Senhor abençoará o seu povo com a paz." Pouco antes de Sua morte, JESUS
prometeu: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o
mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."(João 14:27).
A paz de DEUS não é para todos, no entanto, "Não há paz para os ímpios,
diz o Senhor" (Is 48:22), nem com DEUS, nem de DEUS.
Paulo define ainda esta paz sobrenatural como a paz que excede todo o
entendimento. Ela transcende poderes humanos, mentes intelectuais
privilegiadas, teologia humana, tecnologia humana, e compreensão humana. Esta
paz é superior a conspiradores humanos, dispositivos humanos e soluções
humanas, pois sua fonte é o DEUS cujas decisões são insondáveis e cujos
caminhos são insondáveis (Rom 11:33). Esta paz é vivenciada em uma calma
transcendente que levanta o crente acima do julgamento mais debilitante. Uma
vez que é uma obra sobrenatural, ela resiste a qualquer compreensão humana.
O verdadeiro desafio
da vida cristã não é eliminar todas as circunstâncias desagradáveis, é confiar
no bom propósito de nosso infinito, santo DEUS, soberano e poderoso em cada
dificuldade. Aqueles que vão honrá-lo por confiar nele vão experimentar as
bênçãos de Sua paz perfeita.
Percebe-se na vida dos crentes, que a paz de DEUS os guardará de sua ansiedade,
dúvida e preocupação. Phroureo (vontade de guardar) é um termo militar
utilizado por soldados de plantão. A imagem teria sido familiar aos Filipenses,
desde que os romanos estacionaram suas tropas em Filipos para proteger seus
interesses em seu império mundial. Assim como os soldados da guarda imperial
romana protegiam uma cidade, do mesmo modo os guardas de DEUS promovem a paz e
protegem os crentes que confiam Nele. Mais uma vez, Paulo lembra a seus
leitores que a verdadeira paz não está disponível através de qualquer fonte
humana, mas só em CRISTO JESUS.
PENSANDO EM VIRTUDES
DIVINAS
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que
for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa
fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
(4:8)
A palavra, finalmente, indica que Paulo chegou ao clímax de seu ensinamento
sobre a estabilidade espiritual. O princípio de que ele está prestes a se
relacionar é tanto o somatório de todos os outros e a chave para
implementá-las. A frase me debruçar sobre essas coisas introduz uma importante
verdade: a estabilidade espiritual é o resultado de como uma pessoa pensa. A
forma imperativa de logizomai (morar em) o torna um comando; pensamento correto
não é opcional na vida cristã. Logizomai significa mais do que apenas entreter
pensamentos, o que significa "avaliar", "considerar", ou
"calcular" Os crentes devem considerar as listas de qualidades de
Paulo neste versículo e meditar sobre as suas implicações.. A forma verbal
exige disciplina habitual da mente para definir todos os pensamentos sobre
essas virtudes espirituais.
A Bíblia não deixa dúvida de que a vida das pessoas são o produto de seus
pensamentos. Provérbios 23:7 declara: "Porque, como ele pensa consigo
mesmo, assim ele é." O equivalente moderno a que provérbio é o computador
sigla GIGO (Garbage In, Garbage Out). Assim como a saída de um computador é dependente
da informação que é a entrada, por isso as ações das pessoas são o resultado de
seu pensamento. JESUS expressou essa verdade em Marcos 7:20-23: "O que sai
do homem, que é o que contamina o homem.
Porque de dentro, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as
prostituições, roubos, homicídios, adultérios, atos de cobiça e impiedade, bem
como o engano, a sensualidade, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todos
estes males procedem de dentro e contaminam o homem. "Chamada de Paulo para
o pensamento bíblico é especialmente relevante em nossa cultura. O foco hoje é
na emoção e pragmatismo, e da importância de uma reflexão séria sobre a verdade
bíblica é minimizada. As pessoas já não perguntam "É verdade?", Mas
"Será que funciona?" E "Como é que vai me fazer sentir?"
Essas duas últimas perguntas servir como uma definição de trabalho de verdade
em nossa sociedade que rejeita o conceito da verdade divina absoluta. A verdade
é que funciona e produz emoções positivas. Infelizmente, tal pragmatismo e
emocionalismo tem havido até mesmo em teologia. A igreja é muitas vezes mais
preocupados em se algo vai ser divisionista ou ofensivo do que se é
biblicamente verdadeira.
Tal perspectiva é muito diferente da bereanos nobre, que pesquisaram as Escrituras
para ver se o que Paulo dizia era verdade, não se era divisionista ou prático
(Atos 17:11). Muitas pessoas vão à igreja não pensar ou raciocinar sobre as
verdades da Escritura, mas para obter a sua espiritual semanal elevada; a
sentir que DEUS está com eles. Tais pessoas são espiritualmente instável porque
baseiam suas vidas em sentir, em vez de pensar. Bill Casco escreve, O que me
assusta é a filosofia anti-intelectual, anti-pensamento crítico, que tenha
derramado sobre a Igreja. Esta filosofia tende a romantizar a fé, tornando a
igreja local em um centro de experiência .... O conceito de "igreja"
é que eles são consumidores espirituais e que o trabalho da igreja é para
satisfazer as suas necessidades sentidas. (Pensando Direito [Colorado Springs,
Colo: NavPress, 1985], 66).
John Stott também alertou para o perigo de cristãos que vivem em seus
sentimentos: "De fato, o pecado tem efeitos mais perigosos para a nossa
faculdade de sentir do que na nossa faculdade de pensar, porque nossas opiniões
são mais facilmente controlados e regulados pela verdade revelada do que nossas
experiências" (Matéria sua mente [Downers Grove, Illinois: Inter Varsity,
1972], 16).
O povo de DEUS comandos para pensar. Ele disse a Israel rebelde, "Vinde
então, e argüi-me" (Is 1:18). JESUS repreendeu os fariseus e saduceus
incrédulos para exigir um milagre Dele. Em vez disso, Ele desafiou-os a pensar
e tirar conclusões a partir das evidências que eles tinham, assim como eles
fizeram para prever o tempo (Mateus 16:1-3). Em Lucas 12:57 Ele disse à
multidão: "E por que não você mesmo na sua juiz iniciativa própria o que é
certo?" DEUS deu Sua revelação em um livro, a Bíblia, e espera que as
pessoas usam suas mentes para entender suas verdades.
Pensamento cuidadoso
é a marca distintiva da fé cristã. Judas expressa essa realidade de forma
clara:
Se existe uma religião no mundo que exalta o ofício de ensinar, é seguro dizer
que é a religião de JESUS CRISTO. Tem sido freqüentemente observado que nas
religiões pagãs o elemento doutrinário é no mínimo uma coisa, o chefe não é o
desempenho de um ritual. Mas isso é precisamente onde o cristianismo se
distingue de outras religiões, ele contém doutrina. Se trata de homens com
ensino, de forma positiva, que afirma ser a verdade; baseia no conhecimento da
religião, apesar de um conhecimento que só é possível em condições morais. Não
vejo como alguém pode tratar de forma justa com os fatos como eles estão diante
de nós, nos Evangelhos e nas Epístolas, sem chegar à conclusão de que o Novo
Testamento está cheio de doutrina .... Uma religião divorciada do pensamento
diligente e elevado tem sempre, para baixo toda a história da Igreja, tendem a
se tornar desinteressante, fraco e insalubre, enquanto o intelecto, privado dos
seus direitos dentro da religião, tem procurado sua satisfação fora, e
desenvolveu-se racionalismo ateu. (A visão cristã de DEUS e do Mundo [New York:
Scribner, 1897], 20-21)
Escritura descreve a mente não salvos como depravado (Rm 1:28; 1. Tim 6:5;. 2
Tm 3:8), focado na carne (Rm 8:5), o que leva à morte espiritual (Rm 8 :. 6),
hostil a DEUS (Rm 8:7; Col. 1:21), tola (1 Coríntios 2:14), endureceu a verdade
espiritual (2 Co 3:14), cegado por Satanás (2 Coríntios 4:4), inútil (Ef 4:17),
ignorante (Ef 4:18), e contaminada (Tito 1:15).
Por isso, o primeiro elemento a salvação é uma boa compreensão mental da
verdade do evangelho. JESUS disse em Mateus 13:19: "Quando alguém ouve a
palavra do reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado
no seu coração." Romanos 10:17 poderia ser traduzida, "A fé vem de
ouvir um discurso sobre CRISTO ", enfatizando novamente que a fé envolve o
pensamento (cf. Isa. 1:18). É por isso que os crentes Peter comandos para
sempre "pronto para fazer uma defesa a todo aquele que pede para você dar
uma conta da esperança que há em vós" (1 Pedro 3:15). J. Gresham Machen
observou: "O que o ESPÍRITO SANTO faz no novo nascimento não é para fazer
um homem cristão, independentemente das provas, mas, pelo contrário, para
limpar as névoas de seus olhos e permitir-lhe assistir à prova" (A Fé
Cristã no Mundo Moderno [Grand Rapids: Eerdmans, 1965], 63).
DEUS salva as pessoas a serem adoradores, e "os que o adoram o adorem em
espírito e em verdade" (João 4:24). Por isso, é impossível adorar a DEUS
para além da verdade. Quando Paulo visitou Atenas, a capital cultural do mundo
antigo ", seu espírito estava sendo provocado dentro dele enquanto ele
estava observando a cidade cheia de ídolos" (Atos 17:16). Mas o que o
perturbou tanto como a idolatria flagrante foi que ele "encontrou um altar
com esta inscrição:" AO DEUS DESCONHECIDO "(Atos 17:23). Mentes
naturais pode ver o mundo e concluímos que existe um DEUS. Mas pela razão
humana só pode ser conhecido que Ele existe, e não quem Ele é. Para a razão
natural Ele é o "desconhecido" eo DEUS incognoscível. Ele só pode ser
verdadeiramente conhecido pela teologia sobrenatural, a revelação das
Escrituras. DEUS não aceita adoração baseado na ignorância. Paulo, portanto,
começou a explicar aos filósofos atenienses que DEUS revelou a Si mesmo (Atos
17:24-31).
Em nítido contraste com a definição contemporânea da fé, a fé bíblica não é um
"salto no escuro." Irracional Não é um encontro místico com o
"totalmente outro" ou o "fundamento do ser." Também não é
auto otimismo, psicológico -hipnose, ou wishful thinking. A verdadeira fé é uma
resposta fundamentada a verdade revelada na Bíblia, e salvação resulta de uma
resposta inteligente, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO, para que a verdade.
Em Mateus 6:25-34, JESUS repreendeu os discípulos para o pecado da preocupação.
Em uma seção notável de seus estudos clássicos de trabalho no Sermão do Monte,
D. Martyn Lloyd-Jones destaca que o problema dos discípulos era que eles não
conseguiram pensar. Em vez disso, permitiu-se a ser controlado por suas
circunstâncias.
Fé, segundo o ensinamento de nosso Senhor neste parágrafo, é principalmente
pensar, e todo o problema com um homem de pouca fé é que ele não pensa. Ele
permite que as circunstâncias para cacete dele. Que é a dificuldade na vida
real. A vida vem a nós com um clube em sua mão e parece-nos sobre a cabeça, e
nos tornamos incapazes de pensamento, impotente e derrotado. A maneira de
evitar que, de acordo com nosso Senhor, é para pensar. Temos de passar mais
tempo em estudar as lições de nosso Senhor em observação e dedução. A Bíblia
está cheia de lógica, e nunca devemos pensar em fé como algo puramente mística.
Nós não apenas sentar em uma poltrona e esperar que as coisas maravilhosas que
acontecem conosco. Isso não é fé cristã. A fé cristã é essencialmente
pensamento. Olhai para as aves, pensar sobre eles, e tirar suas deduções. Olhe
para a grama, olhar os lírios do campo, considerá-los.
O problema com a maioria das pessoas, no entanto, é que eles não vão pensar. Em
vez de fazer isso, eles se sentam e perguntam: O que vai acontecer comigo? O
que posso fazer? Essa é a ausência de pensamento, que é entregar, é derrota.
Nosso Senhor, aqui, está incitando-nos a pensar, e pensar de maneira cristã.
Essa é a essência da fé. A fé, se quiser, pode ser definida assim: É um homem
insistir em pensar quando tudo parece estar determinado a cacete e derrubá-lo
em um sentido intelectual. O problema com a pessoa de pouca fé é que, em vez de
controlar seu próprio pensamento, seu pensamento está sendo controlada por
outra coisa, e, como vamos colocá-la, ele vai girando e girando em círculos.
Essa é a essência de se preocupar...Isso não é pensado, que é a ausência de
pensamento, uma falha de pensar. (Grand Rapids: Eerdmans, 1971, 2:129-30).
O pensamento é essencial para a poupança fé, bem como para santificante fé.
Salvação envolve a transformação da mente. Em Romanos 8:5 Paulo escreve:
"Aqueles que são segundo a carne cogitam das coisas da carne."
Não-salvos, pessoas carnais têm um incrédulo, carnal mentalidade. Eles pensam
como caídas, as pessoas não resgatados. Por outro lado, "aqueles que estão
de acordo com o ESPÍRITO [definir as suas mentes sobre] as coisas do
ESPÍRITO." Suas mentes renovadas estão focados em verdade espiritual.
Conseqüentemente, "a mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do
ESPÍRITO é vida e paz" (Rm 8:6). O ESPÍRITO SANTO passou a controlar a
mente que antes de salvação era depravado, ignorante e cego por Satanás (2
Coríntios. 4:4). A mente resgatados já não pensa no nível carnal, mas no nível
espiritual.
Em 1 Coríntios 1:30 Paulo descreve uma das realidades mais incríveis da
salvação: "CRISTO JESUS ... se tornou para nós sabedoria de DEUS".
Mentes dos crentes renovados pode mergulhar os pensamentos profundos do DEUS
eterno (cf. Sl 92.: 5) e nunca atingir o fundo. Em 1 Coríntios 2:11-16 Paulo
ampliou esse pensamento:
Para quem conhece os pensamentos do homem, senão o espírito do homem que nele
está? Mesmo assim os pensamentos de DEUS ninguém as conhece, senão o ESPÍRITO
de DEUS. Agora nós não temos recebido o espírito do mundo, mas o ESPÍRITO que
provém de DEUS, para que possamos conhecer as coisas que nos foram dadas
gratuitamente por DEUS, que as coisas também falamos, não com palavras
ensinadas pela sabedoria humana, mas em ensinadas pelo ESPÍRITO, combinando
pensamentos espirituais com palavras espirituais. Mas o homem natural não
aceita as coisas do ESPÍRITO de DEUS, pois lhe são loucura; e não pode
entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas quem é espiritual avalia
todas as coisas, mas ele próprio é avaliado por ninguém. Para quem conheceu a
mente do Senhor, que ele irá instruí-lo? Mas nós temos a mente de CRISTO.
Em contraste com o "homem natural [que] não aceita as coisas do ESPÍRITO
de DEUS," as subvenções ESPÍRITO SANTO aos crentes a capacidade de
"saber as coisas que nos foram dadas gratuitamente por DEUS." Na
verdade, "nós temos a mente de CRISTO ", através do ESPÍRITO, os
crentes têm conhecimento de DEUS, que de outra maneira nunca ter tido.
Assim como ato inicial dos crentes da fé salvadora leva a uma vida de fé, assim
também a transformação da mente à salvação inicia um longo processo de
renovação da mente. Em Romanos 12:2 Paulo escreveu: "Não vos conformeis
com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente". Aos
efésios ele escreveu, "vos renoveis no espírito da vossa mente" (Ef.
4:23 ). JESUS, respondendo à pergunta sobre qual era o maior mandamento da Lei,
disse: "Amarás o Senhor teu DEUS com todo o teu coração, e com toda a tua
alma e com toda tua mente" (Mateus 22:37) . Pedro também falou da
renovação da mente, quando ele ordenou: "Prepare sua mente para a
ação" (1 Pedro 1:13). Paulo chamou os crentes para "definir a [sua]
mente [s] sobre as coisas do alto, não nas coisas que estão na terra" (Cl
3:2). Mais de uma dúzia de vezes em suas epístolas Paul perguntou a seus
leitores: "Você não sabe?" O apóstolo espera os crentes a pensar e
avaliar. E isso não é uma perspectiva exclusivamente do Novo Testamento. Em
Provérbios 2:1-6 Salomão aconselhou: Meu filho, se você vai receber as minhas
palavras e meus mandamentos tesouro dentro de você, faça o seu ouvido atento à
sabedoria, inclina o teu coração ao entendimento, pois se você chorar para o
discernimento, levante sua voz para a compreensão, se você procurá-la como a
prata e pesquisa para ela como a tesouros escondidos; então você vai perceber o
temor do Senhor e descobrir o conhecimento de DEUS. Porque o Senhor dá a
sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.
O salmista clamou: "Dá-me entendimento, para que eu observe a tua lei e a
mantenha com todo meu coração" (Sl 119:34).
Os crentes devem disciplinar os seus entendimentos espiritualmente sensíveis a
pensar sobre certas realidades espirituais. Neste breve lista, catálogos Paul
oito virtudes divinas para se concentrar.
A Palavra de DEUS é o repositório do que é verdadeiro. Em Sua oração
sacerdotal, JESUS disse ao Pai: "A tua palavra é a verdade" (João
17:17). No Salmo 19:09 Davi escreveu: "Os juízos do Senhor são verdadeiras",
enquanto o Salmo 119:151 acrescenta: "Todos os teus mandamentos são a
verdade." A Bíblia é verdadeira porque o "DEUS da verdade" (Sl
31:5 ;. Isa 65:16;.. cf Ef 4:21) inspirou. Pensando em tudo que é meio
verdadeira ler, analisar e meditar sobre a Palavra de DEUS. Os restantes sete
categorias virtuosos de pensamento são todas baseadas na verdade da Palavra de
DEUS. Todas elas são formas de ver as verdades da Escritura.
Em segundo lugar, os crentes estão a pensar em tudo que é honesto, tudo é nobre,
digna e merecedora de respeito. Semnos (honrosa) vem de uma palavra que
significa "reverenciar", ou "adorar". Nos seus outros usos
do Novo Testamento, descreve o estilo de vida digna exigido dos diáconos (1 Tm.
3:8), diaconisas (1 Tm 3. : 11), e homens mais velhos (Tito 2:2). Os crentes
não devem pensar sobre o que é trivial, temporal, mundano, comum, e terrena,
mas sim sobre o que é celestial, e tão digno de reverência, adoração e louvor.
Tudo isso é verdade na Palavra de DEUS é honrada.
Terceiro, os crentes devem pensar em tudo o que é certo. Dikaios (direita) é um
adjetivo, e deve ser traduzida como "justo". Ele descreve o que está
em perfeita harmonia com o eterno de DEUS, os imutáveis, novamente, como
revelado nas Escrituras. Os crentes devem pensar em questões que são
consistentes com a lei de DEUS.
Em quarto lugar, os crentes devem pensar sobre o que é puro. Hagnos (pura)
descreve o que DEUS nas Escrituras define como sagrado, moralmente limpa, sem
mácula. Em 1 Timóteo 5:22 é traduzida como "livre de pecado."
Os crentes devem purificar-se, porque JESUS CRISTO é puro (1 João 3:3).
Em quinto lugar, os crentes estão a pensar em tudo que é belo. Prosphiles
(linda) aparece somente aqui no Novo Testamento. Poderia ser traduzida como
"doce", "gracioso", "generoso" ou
"paciente". Os crentes devem concentrar seus pensamentos sobre o que
a Bíblia diz é agradável, atraente e amável diante de DEUS.
Em sexto lugar, os crentes devem pensar sobre o que é de boa fama. Euphemos
também aparece somente aqui no Novo Testamento. Ele descreve o que é altamente
considerado ou bem pensado. Pensamentos dos crentes são elevados pela Escritura
para corrigir as mais sublimes temas. Em resumo, exorta Paulo, se há alguma
excelência e se alguma coisa digna de louvor, me debruçar sobre essas coisas. A
chave para uma vida piedosa é o pensamento divino, como Salomão sabiamente
observou: "Vigiai sobre o teu coração com toda a diligência, porque dele
procedem as fontes da vida" (Pv 4:23).
INTERAÇÃO
Professor, na lição de hoje estudaremos a respeito das virtudes que
acompanham aqueles que já experimentaram o novo nascimento. A vida do cidadão
do Reino dos Céus é regida por alguns princípios e valores que transcendem a
vida terrena. A salvação em JESUS não somente nos garante a vida eterna, ela
também nos proporciona um novo caráter, uma nova forma de pensar e agir. O
crente deve ter os seus pensamentos e ações pautados segundo os valores do
Reino. Na epístola aos Filipenses, Paulo exorta os crentes de Filipos a
respeito do cuidado que eles deveriam ter com aquilo que iria ocupar suas
mentes. O apóstolo apresenta no capítulo quatro, versículo oito, uma relação do
que deve preencher o pensamento do cristão: “tudo o que é verdadeiro, tudo o
que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável,
tudo o que é de boa fama”. Tais coisas devem orientar os nossos pensamentos.
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se a respeito da excelência da mente cristã.
Compreender o que deve ocupar a mente do cristão.
Analisar a conduta de Paulo como modelo. uma relação do que deve preencher o
pensamento do cristão: "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,
tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa
fama". Tais coisas devem orientar os nossos pensamentos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor para introduzir o tópico I da lição escreva no quadro de giz a
seguinte afirmação de Myer Pearlman: "O pensamento é o pai da ação".
Discuta com seus alunos o significado desta afirmação. Explique que o cérebro é
o quartel general do nosso corpo, por isso temos que ter muito cuidado com a
nossa mente, com os nossos pensamentos, pois eles antecedem as nossas ações. Em
seguida, peça que os alunos leiam Romanos 12.2 e discuta com eles os efeitos
que os pensamentos têm sobre o nosso caráter e as nossas ações. Conclua lendo
com toda a classe o texto áureo da lição.
RESUMO DA LIÇÃO 11 -
UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA
I. A EXCELÊNCIA DA MENTE CRISTÃ
1. Nossos pensamentos.
2. Pensando nas
coisas eternas.
3. Agindo sabiamente.
II. O QUE DEVE OCUPAR
A MENTE DO CRISTÃO (4.8)
1. "Tudo o que é verdadeiro e honesto".
2. "Tudo o que é
justo".
3. "Tudo o que é
puro e amável".
4. "Tudo o que é
de boa fama".
III. A CONDUTA DE
PAULO COMO MODELO (4.9)
1. Paulo, uma vida a ser imitada.
2. Paulo, exemplo de
ministro.
3. O DEUS de paz.
SINOPSE DO TÓPICO (1) - A Palavra de DEUS exorta-nos a preenchermos a nossa
mente com aquilo que gera vida e maturidade espiritual, pois "nós temos a
mente de CRISTO" (1 Co 2.16).
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O crente não deve ter um comportamento que contradiga
os conceitos éticos e bíblicos da verdade e da honestidade, pois isso é
incoerente com os princípios cristãos. O SINOPSE DO TÓPICO (3) - Buscarmos tudo
o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama "o DEUS de
paz será convosco".
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Teológico
"Os assuntos do pensar correto
Meus pensamentos produzem maus modos de viver; por outro lado, o pensar correto
levará a uma vida correta. Paulo faz uma lista de assuntos que devem alimentar
os pensamentos do cristão. 'Nisso pensai'. (1) 'Tudo o que é verdadeiro'. As
coisas verdadeiras se opõem à falsidade em palavras e conduta. (2) 'Tudo o que é
honesto'. 'Honesto aqui significa literalmente o que é honroso ou reverente.
Refere-se às coisas consistentes com santa dignidade e respeito e corresponde
àquele amor que 'não se conduz inconvenientemente'. (3) 'Tudo o que é justo'. O
trato justo em todos os nossos relacionamentos. O cristão auferirá todos os
seus pensamentos com a Regra Áurea. (4) 'Tudo que é puro' refere-se à pureza no
seu sentido mais lato - pensamentos, motivos, palavras e ações livres de
elementos que rebaixam e maculam. 'Bem-aventurados os limpos de coração'. (5)
'Tudo que é amável se refere à delicadeza, humildade e caridade que atraem o
amor e tornam amáveis as pessoas. (6) 'Tudo que é de boa fama' se refere às
coisas que todos concordemente recomendam: a cortesia, agradabilidade, justiça,
temperança, verdade e respeito pelos pais. É impossível realizar coisas boas
com modos tais que lancem opróbrio sobre a causa de DEUS. 'Não seja, pois
blasfemado o vosso bem' (Rm 14.16). [...] 'Se há alguma virtude, [...] nisso
pensai'" (PEARLMAN, Myer. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas
Cristãs. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998, pp. 151-52).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Teológico
As epístolas escritas na prisão refletem o casamento da profunda teologia
de Paulo com as preocupações pastorais. DEUS triunfa na cruz e na ressurreição
de JESUS. Assim, o Pai estendeu sua libertação àqueles que vão a Ele pela fé.
Isso quer dizer que os crentes fazem parte do que DEUS usa para refletir a
redenção de toda a criação. Essa esperança suprema quer dizer que a vida neste
mundo também é transformada. Vida, quer dizer servir a DEUS (não a si mesmo),
refletindo a cidadania celestial (não a terrena), valendo-se da capacitação
concedida por DEUS para conquistar o pecado e para resplandecer como luz em um
mundo necessitado. É estar disposto a sofrer e a permanecer unidos diante de um
mundo de trevas em necessidade, ao mesmo tempo em que revelamos o evangelho, a
bondade e o caráter de DEUS na forma como nos relacionamentos uns com os outros
e com os que precisam da obra redentora de DEUS.
Paulo foi um teólogo profundo que escreveu sobre temas de dimensões cósmicas,
mas ele não estava tão voltado para o céu a ponto de não ser um bem terreno.
Ele era um pastor que guiava os santos em seu chamado. O desejo de Paulo para
os crentes é simples: seja um bom cidadão do céu e tenha a mente tão voltada
para o céu de forma a ser bom para a terra. Ele também lembra aos crentes que
DEUS os capacita para realizar a tarefa e que, à medida que eles mantêm o foco
em JESUS, podem ir, unidos em seu serviço a Ele, no encalço desse objetivo.
Eles nunca devem esquecer que, nEle, são uma nova comunidade. No contexto da
obra soberana de DEUS e à luz da vitória e capacitação dEle, os crentes devem
refletir a presença, o amor e o caráter dEle até que Ele traga esperança da
realização e todas as coisas que sejam sintetizadas na restauração que, por
fim, CRISTO trará " (ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Novo Testamento. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2008. p.367).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
PEARLMAN, Myer. Epístolas Paulinas: Semeando as Doutrinas Cristãs. 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 1998. SAIBA MAIS
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 55, p.41.