DESTAQUES ANO 2022

MUSICA DA NOSSA ESCOLA DOMINICAL Com certeza! Aqui está uma sugestão de letra para uma música adequada para uma Escola Dominical evangélica:...

27/09/13

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSES Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas   TEXTO ÁUREO
1- Complete:
 "Eu te _______________________________ voluntariamente _______________________________; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é ________________________" (Sl 54.6). 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
 ____________________________________ os nossos irmãos, ___________________________ para a obra de DEUS, e, ao Senhor, _______________________________ a mais pura ação de graças.  I. A PARTICIPAÇÃO DA IGREJA NAS TRIBULAÇÕES DE PAULO (4.14) 
3- Como os filipenses tomaram parte nas aflições do apóstolo?
 (    ) A expressão "tomar parte" sugere a idéia de "compartilhar com, ou co-ajudar em". (    ) Paulo via a participação dos filipenses em suas tribulações como o agir de DEUS para fortalecer o seu coração. (    ) A expressão "tomar parte" sugere a idéia de "partilhar com, ou co-participar de". (    ) A igreja de Filipos estava participando das aflições e tribulações com o apóstolo. (    ) Ela sentia as agruras de sua prisão. (    ) O apóstolo sentia-se abençoado por DEUS pelo fato de ser lembrado com tamanho amor e ternura pela comunidade cristã filipense.   4- Qual o exemplo da igreja filipense após o Pentecostes? (    ) A igreja de Filipos vivia a mesma dimensão de serviço da comunidade de Jerusalém nos dias de Pentecostes. (    ) A igreja de Filipos ouvira falar da comunidade de Jerusalém, mas eles fezeram muito mais do que eles em obras sociais. (    ) Com o seu exemplo, os filipenses nos ensinam que "tomar parte", ou "associar-se", nas tribulações de nossos irmãos é mostrar-se amorosamente recíproco. (    ) Devemos nos amar uns aos outros, pois assim também CRISTO nos amou.   5- Qual o padrão de amor para a Igreja? Complete: O amor dos filipenses para com o apóstolo Paulo mostra-nos que esse deve ser o ___________________________ de nosso cotidiano: a generosidade no _________________________ constitui-se em "______________________________ que agradam a DEUS" (Hb 13.16).   II. REMINISCÊNCIA: O ATO DE DAR E RECEBER (4.15-17)
6- Por que Paulo não podia esquecer do amor que lhe demonstraram os crentes da igreja filipense?
 (    ) A igreja de Filipos o apoiou integralmente, pois possuía muita abastança. (    ) O versículo 15 destaca a generosidade dos crentes filipenses em relação a Paulo. (    ) Mesmo sendo uma igreja iniciante e pobre, assim que tomou conhecimento das necessidades do apóstolo, a comunidade de fé de Filipos o apoiou integralmente. (    ) Com isso, os filipenses tornaram-se cooperadores do apóstolo na expansão do Reino de DEUS até aos confins da terra.   7- O que é necessário para viver, segundo a declaração de Paulo no versículo 16, onde Paulo aplicava as ofertas recebidas e o que isso significa? (    ) As ofertas que Paulo recebia eram aplicadas integralmente na igreja de Roma. (    ) Enquanto o apóstolo estava em Tessalônica, a igreja em Filipos continuava a enviar-lhe "o necessário" à sua subsistência. (    ) No ato de "dar e receber", os filipenses participavam do ministério de Paulo, pois não tinham em mente os seus interesses, mas as urgências do Reino de DEUS. 
(    ) Paulo não se deixava cair na tentação do dinheiro.
 (    ) As ofertas que Paulo recebia eram aplicadas integralmente na Obra Missionária. (    ) O apóstolo bem sabia da relação perigosa que há entre o dinheiro e a religião. (    ) Tal atitude leva-nos a desenvolver uma consciência mais nítida quanto às demandas do Reino. (    ) Fujamos, pois, das armadilhas das riquezas deste mundo, pois, como disse o sábio Salomão, "quem ama o dinheiro, jamais dele se farta".   8- O que significa: "Não procuro dádivas"? (    ) No final de tudo, o autêntico despenseiro de CRISTO deve falar com verdade: "Não procuro favores"! (    ) Para o apóstolo, a oferta que lhe enviara a igreja em Filipos tinha um caráter espiritual, pois ele não andava a procura de "dádivas". (    ) Quem vive do ministério deve aprender este princípio áureo: o ministro de DEUS não pode e não deve permitir que o dinheiro o escravize. (    ) No final de tudo, o autêntico despenseiro de CRISTO deve falar com verdade: "Não procuro dádivas"! (    ) Sua real motivação tem de ser o benefício da igreja de CRISTO. Assim agia Paulo. (    ) Paulo dava oportunidade aos filipenses, a fim de que exercessem a generosidade, tornando-os seus cooperadores na expansão do Reino de DEUS.   III. A OBLAÇÃO DE AMOR E SAUDAÇÕES FINAIS (4.18-23)
9- O que era a oblação no Antigo Testamento?
 (    ) A palavra "oblação" está relacionada à linguagem proveniente do sistema sacrifical Levítico. (    ) O termo remete-nos a estas expressões: "cheiro de suavidade" e "sacrifício agradável e aprazível". (    ) O termo remete-nos a estas expressões: "cheiro suave", "oferta de sangue" e "holocausto". (    ) E estas, por sua vez, estão relacionadas às "ofertas de consagração" a DEUS identificadas como "holocaustos", "oferta de manjares", oferta de libação e oferta pacífica.
(    ) Portanto, quando falamos de oblação, referimo-nos a uma oferta sacrifical comestível - azeite, flor de farinha etc. Uma parte era queimada para memorial e a outra direcionada ao consumo dos sacerdotes.
   10- De que maneira Paulo via a oblação e a generosidade dos filipenses? (    ) Assim, tendo em vista a generosidade praticada pelos filipenses, Paulo declara com plena convicção: "O meu DEUS, segundo as suas vitórias, suprirá todas as vossas dificuldades em glória, por CRISTO JESUS".
(    ) Paulo encarava como verdadeira oblação a assistência que lhe ofereciam os filipenses.
 (    ) Tais ofertas eram-lhe como um "cheiro suave, como sacrifício agradável a DEUS". (    ) Assim, tendo em vista a generosidade praticada pelos filipenses, Paulo declara com plena convicção: "O meu DEUS, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS".
(    ) A expressão "o meu DEUS" aponta para aquEle que haveria de suprir não somente as suas necessidades, como também as dos filipenses e também as nossas. Aleluia!
   11- Segundo a Doxologia da carta aos filipenses, complete: Os versículos 20 a 23 trazem a ______________________________ final do apóstolo à igreja em Filipos. E, como podemos observar, Paulo não poderia concluir a sua carta de forma mais adequada: "A ________________________ de nosso Senhor JESUS CRISTO seja com vós todos. Amém!" (v.23). Ele denota, assim, que todo o enfoque da carta é __________________________________, e que nós, seus seguidores, temos de nos lembrar e viver por sua graça, pois "DEUS estava em CRISTO _____________________________________ consigo o mundo, não lhes imputando os seus _______________________________".   CONCLUSÃO
12- Complete:
 Após estudarmos esta tão rica epístola, o nosso desejo é que você ____________________________ cada vez mais o Senhor JESUS, e dedique-se a ser uma "____________________________ de amor" a Ele. O Senhor é o _________________________________ providenciado pelo Pai, a fim de reconciliar o mundo com DEUS. Exalte o Eterno, pois você foi ______________________________ com Ele em CRISTO JESUS. A exemplo da igreja em Filipos, não esqueça: "a alegria do Senhor é a vossa _______________________________" (Ne 8.10).   RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm    AJUDA CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
 GARNER, Paulo . Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo.  STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS