LIÇÃO 10 - A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trimestre de 2013
- CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a
Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida
Silva
TEXTO ÁUREO
"Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos"
(Fp 4.4).
VERDADE PRÁTICA
Em tempos trabalhosos e difíceis, somente a alegria do Senhor pode
apaziguar a nossa alma.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 92.1-5A alegria do Senhor traz gratidão
Terça - Ne 8.8-12 A Palavra de DEUS traz alegria
Quarta - Fp 4.4Alegrai-vos no Senhor
Quinta - Fp 4.4-7Alegria apesar das circunstâncias
Sexta - Sl 43.4,5O DEUS que nos alegra
Sábado - At 4.24-31Alegria em meio à tribulação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 4.1-7
Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa,
estai assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que
sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro,
que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente,
e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo,
regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o
Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam
em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E
a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Eu não digo que amar a Deus é bom porque traz alegria. Eu digo que Deus ordena que encontremos alegria amando a Deus ("Deleita-te no
Senhor", Sl 37.4).
Eu não digo que amar pessoas é bom porque traz alegria. Eu digo que Deus
nos ordena que encontremos alegria em amar as pessoas ("Quem exerce
misericórdia, faça-o com alegria", Rm 12.8)
Precisamos seguir os mandamentos divinos:
De "amar a misericórdia" (não apenas exercê-la, Mq 6.8);
De "exercer misericórdia com alegria" (Rm 12.8);
De sofrer "com alegria o espólio dos bens", em benefício dos
prisioneiros (Hb 10.34);
De "dar com alegria" (2Co 9.7);
De tornar nossa alegria a alegria dos outros (2Co 2.3);
De pastorear o rebanho de Deus de boa vontade, "desejoso de
servir" (1Pe 5.2, nvi); e
De atender às necessidades espirituais das pessoas "com
alegria" (Hb 13.17).
Modelos de um Servo espiritual - (Filipenses 3:12-16) - MacArthur, J.
(2001). Philippians (309). Chicago: Moody Press.
Estabilidade Espiritual - harmonia, alegria, contentamento na Fé, (Filipenses
4:1-6a)
Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a
minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! O
que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.
Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu
lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus
nomes estão no livro da vida.Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi:
alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o
Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:1–6a).
A igreja de JESUS CRISTO está sob ataque, assim como JESUS predisse que seria.
Em João 16:33 Ele advertiu:
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo;. Eu venci o
mundo" Paulo ecoou a advertência do Senhor quando disse: "Através de
muitas tribulações, nos importa entrar no reino de DEUS" (Atos 14:22), e
escreveu a Timóteo: "Na verdade, todos quantos querem viver piedosamente
em CRISTO JESUS serão
perseguidos" (2 Tm. 3:12). Não surpreendentemente, a igreja tem enfrentado
perseguição desde a sua criação (cf. Atos 4:1-31; 5:17-41).
O assalto à igreja vem de três fontes. O mundo com todos os seus esforços de
seduções para atrair fiéis. Também persegue a Igreja, tanto abertamente e de
forma sutil. As igrejas não se atreve a se comprometer com o mundo, porque
"quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS" (Tiago 4:4),
e "se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está ele "(1 João 2:15).
A carne (humanidade dos crentes, caído unredeemed) é outra fonte de ataque.
JESUS exortou:
"Continue assistindo e rezando para que não entreis em tentação; o
espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41).
Mesmo depois de sua salvação Paulo ainda pode gritar, homem "Infeliz que
eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? "(Rom. 7:24). Energizando o
mundo e a carne é o diabo, que "anda em derredor, como leão que ruge,
procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8). O mundo é tentador, a carne
é vulnerável, e o diabo é de leão na sua agressão. Como resultado, a vida da
igreja envolve uma grande quantidade de instabilidade. Assim, a questão da
estabilidade espiritual é muito mais no coração de Paulo em 4:1-9. É verdade
que a igreja de Filipos tinha um vínculo de amor especial com Paulo. Eles só o
apoiaram quando ele deixou Macedônia (4:15).
Nem Paulo tem que repreendê-los para oscilando doutrinariamente (como ele fez
Gálatas), ou tolerar o pecado (como fez o Coríntios). Mas isso não significa
que a igreja em Filipos era tudo o que deveria ter sido, ou que não houve
instabilidade lá. Há indícios de toda a epístola das ameaças de
desestabilização que enfrentam a congregação de Filipos. Eles estavam
experimentando perseguição (1:28-30). Houve uma falta de unidade, assim, Paulo
pediu a eles ", completem a minha alegria por ser da mesma opinião,
mantendo o mesmo amor, unidos em espírito, com a intenção de um propósito"
(2:2), e "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas
"(2:14). Os falsos mestres também representa uma ameaça (3,18-19). Mas
talvez a mais grave ameaça de frente para o Filipenses foi a disputa entre duas
mulheres de destaque na congregação (4:2-3). Essa disputa ameaçava dividir a
Igreja em facções rivais. A situação foi agravada pelo fracasso dos presbíteros
e diáconos para lidar com ele (cf. a discussão de 4:3 abaixo). Como resultado
desses fatores desestabilizadores, alguns dos filipenses tinham falhado a confiar
em DEUS e deu lugar à ansiedade (4:6).
A preocupação com a estabilidade dos crentes espiritual permeia o Novo
Testamento. Depois de uma igreja gentílica foi fundada em Antioquia, a igreja
de Jerusalém enviou Barnabé para eles, que, "quando ele chegou e viu a
graça de DEUS, regozijou-se ... e começou a incentivá-los todos com o coração
firme para permanecer fiel ao Senhor" (Atos 11:23). Assim, a primeira
mensagem apostólica à igreja gentia nascente era para ser espiritualmente
estável. Como parte do seu ministério, Paulo e Barnabé foram "fortalecer
as almas dos discípulos, incentivando-os a perseverarem na fé, e dizendo:"
Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de DEUS "(Atos
14:22). Aos Coríntios, Paulo escreveu: "Portanto, meus amados irmãos, sede
firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso
trabalho não é vão no Senhor" (1 Cor. 15:58), e " Esteja no alerta,
permanecei firmes na fé, agir como homens, seja forte "(1 Cor. 16:13). Ele
exortou aos Gálatas: "Foi para liberdade que CRISTO nos libertou,
portanto, manter de pé firme e não estar sujeito outra vez ao jugo da
escravidão" (Gálatas 5:1). Em uma passagem que trata de guerra espiritual,
de Paulo três vezes ordenou os crentes a permanecerem firmes (Ef 6:11, 13, 14).
No início de sua epístola, Paulo expressou seu desejo aos Filipenses que se
mantêm estáveis: "Somente portai-vos de modo digno do evangelho de CRISTO,
de modo que se eu vir vê-lo ou permanecer ausente, eu vou ouvir de você que
você continuam firmes num só espírito, com uma mente lutando juntos pela fé do
evangelho "(1:27). Aos Colossenses, ele escreveu: "Porque mesmo que
eu estou ausente no corpo, no entanto, eu estou com vocês em espírito,
alegrando-se para ver a sua boa disciplina e a estabilidade da vossa fé em
CRISTO" (Cl 2:5).
Paulo estava tão preocupado com a estabilidade espiritual das igrejas sob seu
cuidado para que ele escreveu aos tessalonicenses: "Agora nós realmente
vivemos, se estais firmes no Senhor" (1 Ts. 3:8), e "Portanto, irmãos
, permanecei firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por
palavra ou por carta nossa "(2 Ts. 2:15). James descreveu a pessoa carente
de estabilidade espiritual como "um homem de coração dobre, inconstante em
todos os seus caminhos" (Tiago 1:8). Como ele fechou sua primeira
epístola, Pedro confessou: "Eu vos escrevi abreviadamente, exortando e
testificando que esta é a verdadeira graça de DEUS. Fique firme nele! "(1
Pedro 5:12). Em sua segunda epístola, ele alertou sobre falsos mestres que
estavam "seduzir as almas inconstantes" (2 Pedro 2:14). Ele também
advertiu os crentes a terem cuidado com "os ignorantes e instáveis"
falsos mestres, que "distorcem [epístolas inspiradas de Paulo], como fazem
também o resto das Escrituras, para sua própria destruição. Você, portanto,
amados, sabendo isto de antemão, estar na sua guarda, para que não são levados
pelo erro dos homens sem escrúpulos e cair de sua própria firmeza "(2
Pedro 3:16-17). Judas lembrou os crentes de que DEUS quer para torná-los
"estar na presença de Sua glória irrepreensível com grande alegria"
(Judas 24).
Instabilidade espiritual leva ao desapontamento, dúvida, desânimo, e testemunha
ineficaz. Pessoas instáveis são susceptíveis de ser esmagado por suas
provações. Eles também são suscetíveis à tentação. Um exemplo do Antigo
Testamento de uma pessoa instável que caiu no pecado é Rúben, filho primogênito
de Jacob. Em sua bênção patriarcal de seus filhos, Jacob disse de Rúben,
"Inconstante como a água, você não deve sobressair, porque você foi até a
cama do seu pai, então você contaminou-se subiu à minha cama" (Gn 49:4
NVI). Instabilidade Rúben levou-o a cometer fornicação com uma das concubinas
de Jacó (Gn 35:22). Como resultado, ele perdeu o direito de primogenitura que deveria
ter sido o seu filho como primogênito de Jacó (1 Cr. 5:1).
Nesta passagem, Paulo aborda a questão vital de como os crentes podem ser
espiritualmente estável. STEKO (firmes) é o verbo principal de versículos 1-9.
É um imperativo, um comando com quase um anel militar a ela. Como soldados na
linha de frente, os crentes são ordenados a manter sua posição enquanto está
sob ataque (cf. Ef. 6:11, 13, 14). Eles não estão a entrar em colapso sob
perseguição e compromisso, a falha em teste e reclamar, ou ceder à tentação e
do pecado.
A passagem começa com a palavra de transição, portanto, o que indica que o que
Paulo está prestes a escrever versões sobre o que ele acaba de escrever. A
passagem anterior (3:12-21) descrevem busca do crente semelhante a CRISTO, que
é tanto o objetivo nesta vida e do prêmio na próxima vida.
O Senhor JESUS CRISTO oferece o exemplo perfeito de firmeza para nós, que
aguardam a nossa perfeição. Ele enfrentou a perseguição, mas nunca
comprometida; Ele "... suportou a hostilidade dos pecadores contra si
mesmo" sem vacilar (Hebreus 12:3). Ele foi "tentado em todas as
coisas como nós somos, mas sem pecado"
(4:15). Diante de um julgamento mais severo do que qualquer crente nunca vai
passar, "JESUS ... para o gozo que lhe está proposto, suportou a cruz,
desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS" (Hb
12:2) . JESUS CRISTO é o modelo perfeito de permanecer firmes que os crentes
devem seguir.
A frase meus amados irmãos a quem eu muito tempo para ver, minha alegria e
coroa ... gracioso meu amado Paulo expressou, coração, amor pastoral. Ele
estava prestes a dar aos filipenses uma exortação forte, então ele é antecedido
por afirmar o seu amor e cuidado por eles. A declaração de Paulo não foi
planejada, a lisonja, manipulador desonesto, era a expressão de seu coração.
Amado é a forma adjetiva de mais rico, mais profundo e mais forte palavra grega
para amor.
Paulo tinha um amor especial e único para os filipenses. Em 1:3-9, declarou
ele,Agradeço ao meu DEUS em tudo o que me lembro de você, oferecendo sempre com
alegria oração em minha oração cada um por todos, tendo em vista a sua
participação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Porque eu sou certo
isto mesmo, que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia
de CRISTO JESUS. Pois é só o direito de me sentir assim em relação a todos
vocês, porque eu tenho você no meu coração, já que tanto na minha prisão como
na defesa e confirmação do evangelho, todos vocês são participantes da graça
comigo. Porque DEUS me é testemunha, como eu desejo para todos vocês com a
ternura de CRISTO JESUS. E peço isto: que o vosso amor aumente ainda mais e
mais no conhecimento real e em todo o discernimento. Preocupação amorosa de
Paulo para os filipenses "firmeza o levou a enviar o seu amado colegas
Timóteo e
Epafrodito a Filipos (2:19-30). O vínculo de amor entre Paulo e os filipenses
foi intensificada pelo seu fiel apoio financeiro dele (4:15).
Além disso expressando seu amor por eles, Paulo acrescentou a frase que eu vejo
ao longe, o que traduz um outro adjetivo. Assim, toda a frase poderia ser
traduzida como "meus amados irmãos e ansiado" (NVI).
Não só adoro o Paulo Filipenses, mas eles também eram sua alegria (cf. 1:4;
2:2, 17; 4:10). A alegria de Paulo não resultam de circunstâncias, quando ele
escreveu Filipenses ele estava sob prisão domiciliar em Roma, acorrentado a um
soldado romano (1:12-13, Atos 28:16, 20, 30). Além disso, alguns pregadores,
motivada por ciúme de Paulo, foram "proclamar [ing] CRISTO por ambição
egoísta, e não de motivos puros, pensando em fazer com que [ele] angústia em
[sua] prisão" (Fp 1:17). Em vez disso, Paulo encontrou a sua alegria nas
pessoas a quem ele amava. Para tessalonicenses, Paulo escreveu: "Por que é
nossa esperança, ou alegria, ou coroa de exultação? Não é você mesmo, na
presença de nosso Senhor JESUS em Sua vinda? Pois tu és a nossa glória e
alegria "(1 Ts. 2:19-20). Mais tarde, em que mesma epístola, ele
acrescentou: "Para que ação de graças podemos render a DEUS por você em
troca de toda a alegria com que nos regozijamos diante do nosso DEUS em sua
conta" (1 Ts. 3:9). A alegria de ver seus amados Filipenses crescer mais
como JESUS CRISTO motivada exortação de Paulo a se manter firme. Os filipenses
eram também coroa de Paulo. Stephanos (coroa) não se refere a uma coroa real,
mas a coroa de louros dada aos vencedores em eventos atléticos (1 Cor. 9:25),
ou dado para os homenageados pelos seus pares, assim como troféus e placas são
hoje. Tal homenageado um seria dada uma festa, onde ele iria receber a sua
coroa. Os filipenses eram troféu Paulo ou coroa de honra, pois eles eram a
prova de seu serviço eficaz (cf. 1 Cor 9:2; 1 Tessalonicenses 2:19).
A pergunta que naturalmente surge a respeito de como o mandamento de Paulo para
se manter firme é para ser implementado. A resposta de Paulo, introduzido pela
frase, desta forma, se desdobra em versos 2-9. Ele enumera sete princípios
básicos, práticas que conduzam à estabilidade espiritual: cultivar a harmonia
na comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar
contente, repousando sobre uma fé confiante no Senhor, reagindo a problemas com
a oração agradecida, pensando em piedosa virtudes, e obedecendo o padrão de
DEUS.
CULTIVANDO HARMONIA NA COMUNHÃO DA IGREJA
O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no
Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois
lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais
cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. (4:2–3)
O companheirismo e o apoio do corpo de CRISTO é um fator importante no
desenvolvimento e na manutenção da estabilidade espiritual. A força geral da
união se torna a força de cada indivíduo. Quanto mais isolado um crente é,
afastado dos outros cristãos, mais instável espiritualmente ele poderá
vir a ser. A igreja deve ser um lugar onde as pessoas se apóiam mutuamente, se
consideram responsáveis, e cuidam uns dos outros. Deve ser uma comunhão de vida
em que os mais fortes ajudam os mais fracos a se recuperarem (Gálatas 6:1) e
suportarem as cargas uns dos outros (v. 2). A igreja deve "admoestar os
insubmissos, encorajar os desanimados, ajudar os fracos, serem pacientes com
todos" (1 Ts. 5:14). Mas Paulo sabia que tal edificante ministério só poderia
acontecer em uma atmosfera de harmonia. Portanto, quaisquer ameaças à unidade
da Igreja devem ser confrontadas. Paulo lidou com uma séria ameaça para a
unidade da igreja em Filipos nos versículos 2 e 3. Ele identificou o problema
em termos específicos, nomeando as duas mulheres que estavam envolvidas, e
exortando uma terceira pessoa para ajudar a resolver a crise. Desde que o
conflito entre as pessoas influentes em uma igreja podem gerar instabilidade em
toda a congregação, as briga dessas duas mulheres em Filipos
representavam um perigo para a estabilidade da Igreja inteira. Havia uma
possibilidade real de que os filipenses se tornassem críticos, amargos,
vingativos, hostis, implacáveis, e orgulhosos. Paulo sabia que a menos que uma
ação decisiva fosse tomada rapidamente, a igreja de Filipos poderia ser
dividida em discórdias e facções hostis. Era imperativo que os filipenses
fossem "diligentes para preservar a unidade do ESPÍRITO no vínculo da
paz" (Ef 4:3; Cf. Col 3:14).
A frase repetida duas vezes peço ...
"peço" o modo como Paulo abordou a questão da divisão das
mulheres mostra que Paulo estava em um requerimento. O apóstolo faz menção de
um assunto tão aparentemente banal, pode até parecer surpreendente depois do
material doutrinário rebuscado do capítulo 2 e as advertências contra os
perigosos falsos mestres no capítulo 3. Mas Paulo entendia que discórdias e
divisões representavam uma ameaça igualmente incapacitante para a igreja. A
desunião rouba uma igreja de seu poder e destrói o seu testemunho e sua sã
doutrina é prejudicada.
E a igreja enfrenta inimigos externos hostis, não pode se dar ao luxo de ter os
seus membros lutando entre entre si. Essa luta interna freqüentemente dá aos
inimigos da cruz uma avenida para dispararem seu ataque contra a igreja. A
discórdia resultante da desunião e os conflitos poderiam devastar a integridade
do testemunho da igreja em Filipos. Há indícios, anteriormente relatados nesta
epístola, da preocupação de Paulo com a unidade da igreja de Filipos. Em 1:27,
ele os exortou: "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho
de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de
vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela
fé do evangelho." Ele confessou a eles em 2:2 "completai o meu gozo,
para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma
coisa." Se essa alegria de Paulo não estava completa isso implica em que
havia alguma discórdia na congregação de Filipos. Uma dica adicional de discórdia
entre os filipenses foi a exortação do apóstolo para "Fazei todas as
coisas sem murmurações nem contendas" (2:14). O que ele já havia
insinuado, Paulo agora abordada diretamente.
Pouco se sabe sobre Evódia e Síntique, mas vários fatos sobre a situação
são evidentes.
Primeiro, elas eram membros da igreja, e não arruaceiras de fora da
congregação.
Em segundo lugar, a disputa não era, possivelmente, sobre um assunto
doutrinário. Se fosse, Paulo teria resolvido isso se aliando com o que era
correto e repreendendo a pessoa que estava em erro (mas poderia ser que ele não
queria correr o risco de perder a outra pessoa, uma das fundadoras da igreja,
apenas por causa de um erro doutrinário - observação minha).
Terceiro, elas eram mulheres de destaque, bem respeitadas pela
congregação de Filipos. Elas podem até ser algumas daquelas mulheres que
ouviram Paulo pregar às margens do rio Gangites quando chegou a Filipos (Atos
16:13).
A disputa entre essas mulheres estava causando dissensão significativa
na comunhão de Filipos.
A solução de Paulo para a disputa foi simples e direta: ele ordenou às duas
mulheres envolvidas a viverem em harmonia no Senhor. Há um tempo quando o
conflito é aceitável, ou seja, quando a verdade está em jogo. Paulo chegou a
confrontar Pedro quando este estava em erro: "E, chegando Pedro à
Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível." (Gl 2:11). O
apóstolo João também não recua diante de conflitos para o bem da verdade:
"Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o
primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele
faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não
recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja
(3 João 9-10).
Mas meros conflitos pessoais devem ser resolvidos e a harmonia
restaurada, de modo que Paulo ordenou a Evódia e Síntique para que vivessem em
harmonia. O texto grego diz literalmente: "para ser da mesma
opinião", um pré-requisito essencial para que os cristãos possam viver em
harmonia. Para a a igreja em Corinto, que vivia em facção, Paulo escreveu:
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que
digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais
unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer." (1 Cor. 1:10). Pedro
também pediu a seus leitores: "E, finalmente, sede todos de um mesmo
sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e
afáveis," (1 Pedro 3:8). O acordo entre Evódia e Síntique era essencial, e
a esfera na qual elas tinham que encontrar a harmonia estava no Senhor. Paulo
sabia que, se ambas se submetessem ao Senhor, ambas seriam justas uma com a
outra. Devido à gravidade de sua discordância, Paulo percebeu que Evódia e
Síntique precisavam de ajuda da igreja para resolver a sua animosidade. A
partícula grega traduzida na verdade expressa afirmação forte e poderia ser
traduzido como "sim" ou "certamente". Em seguida, Paulo se
dirigiu a alguém identificado como verdadeiro companheiro. Suzugos (verdadeiro
companheiro) significa "companheiro de trabalho", e refere-se a
alguém que compartilha um fardo comum. A imagem é um dos dois bois puxando a
mesma carga. Várias explicações possíveis para a identidade deste indivíduo
podem ser oferecidas. Alguns acreditam que ele era um indivíduo que Paulo sabia
quem era, mas preferiu não citar seu nome uma vez que no contexto imediato
Paulo chama pelo nome a Evódia, Síntique, e Clemente, então, por que ele não
teria nomeado este indivíduo? O Filipenses certamente sabiam quem ele era, por
isso Paulo não o nomeou. Outros argumentam que Paulo usou suzugos (verdadeiro
companheiro) termo singular, em um sentido coletivo para se referir à igreja de
Filipos como um todo. A melhor explicação é tomar suzugos em sua tradução
literal e aceitá-lo como um nome próprio. O que Paulo chama de Suzugos, sendo
no singular ou no plural, é um jogo de palavras, indicando que era um
companheiro de trabalho. Paulo fez um jogo similar de palavras em Filemon
10-11, "Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões, o
qual, noutro tempo, te foi inútil, mas, agora, a ti e a mim, muito útil; eu to
tornei a enviar." Da mesma forma Barnabé fez jus ao seu nome, que
significa "Filho da Consolação"(Atos 4:36). Suzugos era um
companheiro de trabalho genuíno, assim como Onésimo era verdadeiramente útil e
Barnabé era um verdadeiro filho de encorajamento. Suzugos (verdadeiro
companheiro) foi provavelmente um dos supervisores (anciãos) mencionados em 1:1.
Os mais velhos, obviamente, não tinham resolvido a diferença entre Evódia e
Síntique, uma vez que ainda estava acontecendo. Então, Paulo lembrou Suzugos
(verdadeiro companheiro) de seu dever, por escrito, peço-vos também para ajudar
essas mulheres. Paulo também teve um motivo pessoal para querer Evódia e
Síntique reconciliadas: elas tinham compartilhado sua luta pela causa do
evangelho.
Sunathleo (compartilhado minha luta) significa "lutar ao lado
de" ou "trabalho em conjunto com". Como mencionado acima, Evódia
e Síntique podem ter sido duas das mulheres que ouviram Paulo pregar quando
chegou a Filipos (Atos 16:13). Se assim for, elas testemunharam os
acontecimentos turbulentos que marcaram a fundação da igreja em Filipos. Após a
conversão de Lídia (16:14), o apóstolo e sua equipe de ministério ficaram com
ela em sua casa (16:15). Depois de ser assediado por vários dias por uma
adivinhação feita por uma menina endemoninhada (16:16-17), Paulo finalmente
expulsa o demônio dela (16:18). Seus mestres, furiosos com a perda de seu
potencial de fazer dinheiro, conduzem Paulo e Silas perante as autoridades
(16.19-21). Como resultado, os dois pregadores foram espancados e jogados na
prisão (16:2224). Mas DEUS enviou um terremoto e os libertou da prisão, o que
levou à conversão do carcereiro (16:25-34). Depois de descobrirem com horror
que tinham espancado e preso injustamente cidadãos romanos, as autoridades
assustadas imploraram a Paulo e Silas para que deixassem Filipos (16:35-39).
Eles o fizeram depois de uma última visita aos fiéis reunidos na casa de Lídia
(16:40). O trágico conflito entre Evódia e Síntique revela que mesmo as pessoas
mais maduras, fiéis e comprometidas com o evangelho podem se tornar tão
egoístas a ponto de serem envolvidas em controvérsias se elas não forem
diligentes em manter a unidade. Havia outros na congregação de Filipos a quem o
apóstolo cita. Nada se sabe de Clemente, então não há nenhuma maneira de
identificá-lo com o Clemente que foi bispo de Roma no final do primeiro século,
como alguns acreditam. O nome era comum. Para ter certeza de que ele não
deixara ninguém de fora, Paulo mencionou o resto de seus colegas de trabalho.
Não importa que seus nomes não estejam no livro de Filipenses, o que importa é
que seus nomes estão no livro da vida. O livro da vida é o registrador onde
DEUS guarda os nomes dos remidos (Ex. 32:32; Sl 69:28; Dan 12:1; Mal 3:16-17;
Lucas 10:20; Ap 3: 5; 13:8; 20:12, 15; 21:27). Seus nomes estavam escritos lá
para a eternidade (Mateus 25:34; Ef 1:4;. 2 Tm 1:9). Amar a unidade da comunhão
dos crentes cria um ambiente de estabilidade. Discórdias deixam a igreja
vulnerável e instável com seus membros individualistas. Estabilidade espiritual
exige a paz e a harmonia na igreja. Bem-aventurados os pacificadores de fato
(Mt 5:9).
MANTENDO UM ESPÍRITO DE ALEGRIA
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (4:4)
Este versículo expressa o tema do livro de Filipenses, esforçar-se por
alegrar-se sempre no Senhor (cf. 3:1).
Alegrar-se é um fator tão vitalmente importante para a estabilidade espiritual
dos crentes que Paulo repete seu comando para dar ênfase: novamente eu vou
dizer, regozijai-vos! Esta repetição pressupõe que na realidade não era fácil
ser alegre. A alegria era necessária para que os Filipenses crescessem acima
das circunstâncias.
Alguns, erradamente identificando alegria como uma emoção puramente humana,
ficam intrigados pelo comando de Paulo para que os filipenses se alegrassem,
repetindo isso por duas vezes. As pessoas podem ser comandadas a produzir uma
emoção? A alegria não é um sentimento, é a confiança lá no fundo que DEUS está
no controle de tudo para o crente alcance sua própria glória, e, portanto, tudo
está bem, não importa quais sejam as circunstâncias.
Chairete (alegrar) é um imperativo presente, chamando os fiéis para a
prática contínua e habitual de regozijo. Nem a prisão de Paulo, nem dos
filipenses devem eclipsar a sua alegria. É verdade que os crentes, muitas vezes
não conseguem encontrar motivos para se alegrarem em algumas circunstâncias
específicas. Certamente a maldade geral, a tristeza, a miséria e a morte no
mundo não evocam nenhuma alegria. Pessoas não são de uma fonte confiável de
alegria, pois eles podem mudar, magoar, e decepcionar. A única certeza
confiável e inabalável fonte de alegria imutável é DEUS. É por isso que Paulo
ordena aos crentes a se alegrarem no Senhor. A frase "no Senhor"
introduz um princípio importante: a estabilidade espiritual está diretamente
relacionada à forma como uma pessoa pensa sobre DEUS. O que vem em nossas
mentes quando pensamos sobre DEUS é a coisa mais importante sobre nós. A
história da humanidade provavelmente mostrará que nenhum povo jamais subiu
acima de sua religião, e a história espiritual do homem será positivamente
demonstrar que nenhuma religião tem sido sempre maior do que a sua idéia de
DEUS. A adoração é pura base para o adorador elevar seus pensamentos a DEUS.
Por este motivo a mais grave questão antes da Igreja é sempre o próprio DEUS, e
o fato mais portentoso sobre qualquer homem não é o que em um determinado
momento pode dizer ou fazer, mas o que ele no profundo de seu coração concebe
sobre DEUS. Temos a tendência por uma lei secreta da alma para nos mover em
direção à uma imagem mental de DEUS já formada. Isto é verdade não só do cristão
individual, mas da maioria dos cristãos que compõem a Igreja. A coisa mais
reveladora sobre a Igreja é a sua idéia de DEUS, assim como a sua mensagem mais
importante é o que ela diz sobre Ele ou deixa de dizer; seu silêncio muitas
vezes é mais eloqüente do que o seu discurso. Ela nunca pode escapar à
auto-revelação de seu testemunho a respeito de DEUS. Somos capazes de extrair
de qualquer homem uma resposta completa à pergunta: "O que vem à sua mente
quando você pensa sobre DEUS?", Podemos prever com certeza o futuro
espiritual desse homem. (Reimpressão; New York: Harper & Row, 1975,9).
O conhecimento de DEUS é a chave para a alegria. Aqueles que conhecem as
grandes verdades sobre DEUS acham que é fácil de se alegrar; aqueles com pouco
conhecimento Dele vão achar difícil se alegrar. DEUS deu os Salmos de Israel em
forma poética, para que pudessem ser facilmente memorizados e cantados. Os três
primeiros versículos do livro de Salmos prometem bênçãos para aqueles que
meditam sobre a Escritura: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos
ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos
escarnecedores! Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de
dia e de noite. Ele será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, que
dão o seu fruto no seu tempo e sua folhagem não murcha; e em tudo que faz, ele
prospera. (Sl 1:1-3).
É a partir desse conhecimento de DEUS, a repetição, a recitação e canto da Sua
natureza e atributos que os crentes fluirão nessa alegria. Tão profundo era o
conhecimento dos apóstolos do caráter de DEUS e seus planos, que mesmo sofrendo
lhes era motivo de alegria, desde que fosse por causa de JESUS CRISTO:
"Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido
julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus."(Atos 5:41). Após a
dedicação do templo, Salomão "no dia vigésimo-terceiro do sétimo mês, o
rei deixou ir o povo para as suas tendas, alegres e de bom ânimo, pelo bem que
o SENHOR tinha feito a Davi, e a Salomão, e a seu povo de Israel." (2 Cron
7:10).
Os crentes se alegram na contemplação da redenção de DEUS. Em 1 Samuel 2:1,
"Ana orou e disse: Então, orou Ana e disse: O meu coração exulta no
SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os
meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação." No Salmo 13: 5 Davi
com confiança afirmou: "eu confio na tua benignidade; meu coração se
regozija na tua salvação" (cf. Pss 21:1;. 35:9; 40:16;. Isa 61:10;. Hab
3:18). No Salmo 71:23 o salmista exultou: "Os meus lábios exultarão quando
eu te cantar, assim como a minha alma que tu remiste". Outra razão para
que os crentes se alegrem é que DEUS prometeu suprir todas as suas
necessidades. Paulo lembrou ao Filipenses, "O meu Deus, segundo as suas
riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo
Jesus." (Fp 4:19). Nas entrelinhas das promessas do Antigo Testamento o
salmista escreveu: "Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará
graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão." (Sl
84:11). No Sermão da Montanha, o Senhor JESUS CRISTO fez a promessa de DEUS
para suprir as necessidades dos crentes inequivocamente claras: " 28 E,
quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo,
como eles crescem; não trabalham, nem fiam. 29 E eu vos digo que nem mesmo
Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus
assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não
vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? 31 Não andeis, pois,
inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai
celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 33 Mas buscai
primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão
acrescentadas." (Mat 6:28-33).
Paulo regozijou-se por causa do privilégio de servir a DEUS. Para Timóteo, ele
escreveu: "Agradeço a JESUS CRISTO, nosso Senhor, que me fortaleceu,
porque me julgou fiel, pondo-me em seu serviço" (1 Tm 1:12). Ele também se
alegrou quando a verdade de DEUS foi proclamada (Fp 1:18). A declaração
anterior de Paulo aos Filipenses nesta epístola: "Porque para mim o viver
é CRISTO e o morrer é lucro" (1:21), revela que mesmo a perspectiva da
morte não poderia saciar a sua alegria. A confiança "38 Porque estou certo
de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as
potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 nem a altura, nem a profundidade,
nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em
Cristo Jesus, nosso Senhor!" (Rm 8:38-39) produz a alegria profunda e
estabilidade espiritual.
APRENDA A SER AMÁVEL
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos.. (4:5a)
Epieikes (espírito manso) tem um significado mais rico do que qualquer palavra
pode transmitir em Português. Assim, comentaristas e versões da Bíblia variam
muito em como traduzi-la. Razoabilidade Doce, generosidade, boa vontade,
simpatia, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, a misericórdia
para com as falhas dos outros, indulgência das falhas dos outros, clemência, calorosamente generoso, moderação, tolerância, gentileza; são
algumas das tentativas de capturar o rico significado de epieikes. Talvez a
melhor palavra correspondente em português seja graça -a graça da humildade, a
bondade humilde que produz a paciência para suportar a injustiça, desgraça, e
maus-tratos, sem retaliação, vingança, amargura ou contentamento.
Humildade Clemente vai contra o culto do amor-próprio que era galopante na
sociedade antiga, e é crescente na sociedade moderna também. Focar o
amor-próprio, auto-estima e auto-realização só conduz à instabilidade cada vez
maior e ansiedade. Por outro lado, aquele cujo foco não é em si mesmo não
estará sujeito a injustiça, a desigualdade de tratamento injusto, mentiras, ou
humilhação. Eles podem dizer como Paulo: "" (4:11). Estabilidade
espiritual relaciona-se com graciosamente humilde.
DESCANSANDO NA FÉ CONFIANTE NO SENHOR
Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:5b–6a)
Não há maior fonte de estabilidade espiritual do que a confiança em que o
Senhor está próximo. Engus (perto) pode significar próximo no espaço ou próximo
no tempo. Alguns tomam engus num sentido cronológico, quer como uma referência
ao retorno de CRISTO (3:20-21, Tiago 5:8), ou para a morte dos crentes, o que
os levaria à presença do Senhor (1:23; 2 Cor 5:8). Enquanto aquelas são
verdades consoladoras, parece que a ênfase de Paulo aqui é sobre a proximidade
do Senhor, no sentido de Sua presença. Ele está perto, tanto para ouvir o
clamor do coração do crente, como para ajudá-los e fortalecê-los. No Salmo
73:28 o salmista declarou: "A proximidade de DEUS é o meu bem" (cf.
Pss 34:18; 75:1; 119:151; 145:18). Por causa da proximidade de DEUS, os crentes
não devem ter medo, ansiedade ou serem vacilantes. Eles não devem entrar em
desespero, mas serem fortes e estáveis(Josué 1:6-9; Pss 27:14; 125:1).
Infelizmente, quando enfrentam provações, os crentes, muitas vezes parecem
esquecer o que eles sabem sobre DEUS. Eles perdem a confiança Nele, perdem a
estabilidade do auto-controle espiritual, e são derrotados. Até os crentes
fortes não são imunes a um lapso ocasional, como revela o incidente ocorrido na
vida de Davi. Fugindo da perseguição implacável de Saul, Davi buscou asilo na
cidade filistéia de Gate. "Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é
este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu
os seus milhares, porém Davi, os
seus dez milhares?" (1 Sam. 21:11). Percebendo que sua verdadeira
identidade se tornou conhecida, "E Davi considerou essas palavras no seu
ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate" (v. 12). Em vez de
confiar em DEUS para livrá-lo, Davi entrou em pânico e "Pelo que se
contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e
esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.
"14 Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem
está louco; por que mo trouxestes a mim?" (v. 13). Seu ato produziu os
resultados desejados: "Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este
que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?(Vv.
14-15). Como resultado, "Davi saiu de lá e escapou para a caverna de
Adulão" (1 Sam. 22:1). Lá, com a crise passada, Davi teve tempo para
refletir sobre como ele deveria ter lidado com a situação em Gate. No Salmo 57,
escrito na época, ele reafirmou as verdades sobre DEUS que ele havia esquecido
temporariamente: "Tem misericórdia de mim, ó DEUS, tem piedade de mim,
porque minha alma se refugia em Ti, e à sombra das tuas asas vou refugiar até
que a destruição passe. Eu vou clamar a DEUS Altíssimo, ao DEUS que faz todas
as coisas para mim. Ele enviará salvação desde os céus,, Ele repreende quem
pisa em cima de mim. Selah. DEUS enviará a sua misericórdia e a sua
verdade." (Sl 57:1-3).
Lembrando o caráter de estabilidade espiritual DEUS restaurou Davi e sua
alegria, capacitando-o a declarar: "Meu coração está firme, ó DEUS, meu
coração está firme; cantarei, sim, cantarei louvores" (Sl 57:7 ). Assim
como Davi, o profeta Habacuque enfrentou uma crise. Mas ao contrário de Davi,
ele manteve sua estabilidade espiritual. Em Habacuque 1:2-11 o profeta clamou a
DEUS sobre a Sua aparente indiferença à apostasia de Judá: "Até quando,
SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não
salvarás?3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a
destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda
e o litígio.4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque
o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.5 Vede entre as nações, e
olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma
obra, que vós não crereis, quando vos for contada.6 Porque eis que suscito os
caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para
possuir moradas não suas.7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo
e a sua grandeza.8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais
perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda
parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se
apressam à comida.9 Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o
oriente, e eles congregarão os cativos como areia.10 E escarnecerão dos reis e
dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque,
amontoando terra, as tomarão.11 Então, passarão como um vento, e pisarão, e se
farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus. Em vez de responder à
pergunta inicial de Habacuque, a resposta de DEUS levantou uma segunda questão
ainda mais vexatório: Como Ele poderia usar uma nação pagã, sem DEUS para castigar
o Seu povo? Confrontado com a apostasia de Judá, a invasão caldéia iminente , e
suas próprias perguntas sem resposta, Habacuque lembrou-se do que ele sabia ser
verdade sobre DEUS: "Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu Deus, meu
Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o
fundaste para castigar.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a
vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem
aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que
ele?(Hc 1:12-13). Habacuque lembrou-se da eternidade de DEUS, fidelidade,
justiça, soberania e santidade. Apesar das provações, dúvidas e perguntas que
ele enfrentou, a fé de Habacuque e confiança em DEUS permaneceu firme. Ele afirmou
a importância de viver uma vida de fé em Habacuque 2:4: "O justo viverá
pela sua fé." Tanto inicialmente na justificação, e continuamente na
santificação, a vida cristã é uma vida de fé em DEUS. Como ele lembrou-se da
grandeza do seu DEUS, a fé de Habacuque ficou mais forte. Até o final de sua
profecia, ele era capaz de cantar triunfante da natureza gloriosa de DEUS e
poder, "17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na
vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as
ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 18 todavia,
eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.19 JEOVÁ, o
Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, me me fará andar
sobre as minhas alturas. (Hc 3:17-19).
A fé de Habacuque em DEUS fez dele um homem Espiritualmente estável, tanto que
mesmo se as coisas normais e confiáveis da vida de repente faltassem, mesmo
assim ele ainda se gloriaria em DEUS. O Senhor que está próximo é o todo-poderoso,
verdadeiro e vivo DEUS revelado nas Escrituras. Aqueles que se comprazem em Seu
santo poder, amor e sabedoria cultivam um profundo conhecimento Dele, estudando
e meditando na Sua Palavra viverão fundados na verdade e sendo espiritualmente
estáveis. Na presença de DEUS, os crentes nunca devem estar ansiosos por nada.
Nada está fora do seu controle soberano ou muito difícil para ele guardar e
proteger. A falta da visão de DEUS conduz a uma miríade de problemas na igreja.
A falta da visão de DEUS é a causa de centena de males menores que atingem
universalmente os cristãos. A nova filosofia de vida cristã resulta nesse erro
básico em nosso pensamento religioso. Os cristãos instáveis para se
fortalecerem precisam construir a sua força sobre o fundamento do que a Bíblia
diz sobre DEUS. O resultado do fracasso da Igreja para equipar os crentes com o
conhecimento do caráter de DEUS e suas obras é uma falta de compreensão de sua
natureza e fins, e uma conseqüente falta de confiança nele. As areias movediças
da teologia mal entendida ou com defeito não oferecem suporte estável para o
crente.
A ansiedade é uma violação da Escritura e totalmente desnecessária. Em uma
passagem magnífica no Sermão da Montanha, JESUS apontou para a insensatez da
ansiedade: "25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa
vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso
corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o
corpo, mais do que a vestimenta?26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam,
nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não
tendes vós muito mais valor do que elas?27 E qual de vós poderá, com todos os
seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 E, quanto ao vestuário,
porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não
trabalham, nem fiam.29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua
glória, se vestiu como qualquer deles.30 Pois, se Deus assim veste a erva do
campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais
a vós, homens de pequena fé?31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que
comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?32 (Porque todas essas
coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que
necessitais de todas essas coisas;33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a
sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.34 Não vos
inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.
Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34). Harmonia na comunhão,
alegria no Senhor, o contentamento em circunstâncias e confiança confiante em
DEUS são os primeiros passos no caminho da estabilidade espiritual.
Estabilidade Espiritual - Gratidão, Pensamento Divino e Obediência
(Filipenses 4:6 b-9)
mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem
seus pedidos a DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará
os seus corações e as suas mentes em CRISTO JESUS. Finalmente, irmãos, tudo o
que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que
for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de
excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam,
receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o DEUS da paz estará
com vocês. (4:6b–9).
Nossa sociedade admira as pessoas que permanecem firmes, sem deixar suas
convicções, são corajosos e ousados, e não podem ser comprados, intimidados ou
derrotados.
Rudyard Kipling descreveu essas pessoas em seu famoso poema
"Se", um tributo ao mais nobre humanismo: "Se consegues manter a
calma quando à tua volta todos a perdem e te culpam por isso. Se consegues ter
confiança em ti quando todos duvidam de ti e aceitas as suas dúvidas. Se
consegues esperar sem te cansares por esperar ou caluniado não responderes com
calúnias ou odiado não dares espaço ao ódio sem porém te fazeres demasiado bom
ou falares cheio de conhecimentos. Se consegues sonhar sem fazeres dos sonhos
teus mestres. Se consegues pensar sem fazeres dos pensamentos teus objetivos.
Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota e tratares esses dois
impostores do mesmo modo. Se consegues suportar a escuta das verdades que dizes
distorcidas pelos que te querem ver cair em armadilhas ou encarar tudo aquilo
pelo qual lutaste na vida ficar destruído e reconstruíres tudo de novo com
instrumentos gastos pelo tempo. Se consegues num único passo arriscar tudo o
que conquistaste num lançamento de cara ou coroa, perderes e recomeçares de
novo sem nunca suspirares palavras da tua perda. Se consegues constringir o teu
coração, nervos e força para te servirem na tua vez já depois de não existirem,
e agüentares quando já nada tens em ti a não ser a vontade que te diz:
"Agüenta-te!" Se consegues falar para multidões e permaneceres com as
tuas virtudes ou andares entre reis e pobres e agires naturalmente Se nem
inimigos ou amigos queridos te conseguirem ofender. Se todas as pessoas contam
contigo mas nenhuma demasiado. Se consegues preencher cada minuto dando valor a
todos os segundos que passam. Tua é a Terra e tudo o que nela existe e mais
ainda, tu serás um Homem, meu filho!
Se essas virtudes, coragem, convicção, integridade, credibilidade e
devoção inflexível são qualidades admiráveis para as pessoas do mundo, quanto
mais essencial eles são para os cristãos? O próprio nome "cristão"
identifica os crentes com JESUS CRISTO, o modelo mais perfeito de integridade,
coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível que já
viveu. O Novo Testamento repetidamente ordena os crentes a segui-Lo, firmes na
submissão a DEUS (cf. 1:27; 1 Coríntios 16:13; 2 Coríntios 1:24, Gal 5:1; Ef
6:11, 13, 14, 1 Tessalonicenses 3:8; 2 Tessalonicenses 2:15;. Hb 3:6, 14; 1
Pedro 5:9, 12).
A preocupado de Paulo era para com sua amada congregação de Filipos, ele
desejava que ela ficasse firme na fé. De 4:2-9 sete princípios básicos para o
desenvolvimento e manutenção da estabilidade espiritual emergem. O capítulo
anterior neste volume considera os quatro primeiros: cultivar a harmonia na
comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar
contente, e repousando sobre uma fé confiante no Senhor. Este capítulo irá
considerar os três últimos: reagindo a problemas com a oração agradecida,
pensar em virtudes divinas, e obedecendo o padrão de DEUS.
REAGINDO A PROBLEMAS COM ORAÇÃO DE GRATIDÃO
mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças sejam as vossas
petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o
entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO
JESUS. (4:6b–7)
Pessoas espiritualmente estáveis oram em agradecimento antes mesmo de receberem
bênçãos do SENHOR. Tal oração é o antídoto da preocupação e a cura para a
ansiedade. A teologia da oração não está em vista aqui, mas a sua prioridade e
a atitude do crente que a pratica. Os três sinônimos usados aqui, a oração,
súplicas e pedidos, referem-se a três tipos específicos de oração, ofertas diretas
e petição a DEUS. O pressuposto do texto é que os crentes clamam a DEUS quando
eles têm uma necessidade ou um problema, não duvidando, nem questionando, ou
até mesmo culpando a DEUS, mas com ações de graças (cf. Cl 4:2). Em vez de ter
um espírito de rebelião contra o que DEUS permite, os crentes confiam em DEUS
lançando sobre Ele "toda a ansiedade, porque Ele cuida deles (nós)"
(1 Pedro 5:7).
As promessas de DEUS se cumprem com a sabedoria da gratidão. Ele prometeu que
nenhum juízo seria difícil para eles lidarem com eles (1 Cor 10:13). Ele também
prometeu usar tudo o que acontece na vida dos crentes para o seu bem final
(Rom. 8:28). Mesmo o sofrimento os leva a serem aperfeiçoados, confirmados,
fortalecidos e estabelecidos (1 Pedro 5:10). Os crentes devem também estar
gratos pelo poder de DEUS (Sl 62:11, 1 Pedro 1:5; Apocalipse 4:11), por suas
promessas (Dt 1:11; 2 Coríntios 1:20), pela esperança de alívio do sofrimento
(2 Cor 4:17; 1 Pedro 5:10), pela esperança da glória (Rm 5:2; Colossenses
1:27), por Sua misericórdia (Romanos 15:9), e pelo Seu trabalho aperfeiçoado
neles (Fp 1:6).
As pessoas tornam-se preocupadas, ansiosas e com medo porque não confiam na
sabedoria de DEUS, em seu poder ou bondade. Eles temem que DEUS não seja sábio
o suficiente, não seja suficientemente forte, ou bom o suficiente para evitar
um desastre em suas vidas. Pode ser que esta dúvida seja pecaminosa porque o
seu conhecimento de DEUS está com defeito, ou que o pecado em suas vidas tenha
paralisado sua fé. A oração de gratidão traz libertação do medo e da
preocupação, porque afirma controle soberano de DEUS sobre todas as
circunstâncias, e que seu propósito é para o bem do crente (Rom. 8:28).
Uma vez que o pecador esteja em "paz com DEUS" (Rm 5:1), isto é, pela
sua salvação deixou de ser inimigo de DEUS e tornou-se Seu filho, ele pode
desfrutar da paz de DEUS, dessa tranqüilidade dentro da alma, dada por DEUS . É
uma relação de confiança em Sua sabedoria perfeita e infinita, em seu poder que
proporciona tranqüilidade no meio das tempestades da vida.
Isaías escreveu sobre esta paz sobrenatural: "Tu conservarás em paz
aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isaías
26:3). Paulo orou pelos romanos que "Ora, o Deus de esperança vos encha de
todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do
Espírito Santo" (Rm 15:13). Em sua bênção sacerdotal em Israel Arão disse:
"O Senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz" (Nm 6:26). No
Salmo 29:11 Davi escreveu: "O Senhor abençoará o seu povo com a paz."
Pouco antes de Sua morte, JESUS prometeu: "Deixo-vos a paz, a minha paz
vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se
atemorize."(João 14:27). A paz de DEUS não é para todos, no entanto,
"Não há paz para os ímpios, diz o Senhor" (Is 48:22), nem com DEUS,
nem de DEUS.
Paulo define ainda esta paz sobrenatural como a paz que excede todo o
entendimento. Ela transcende poderes humanos, mentes intelectuais privilegiadas,
teologia humana, tecnologia humana, e compreensão humana. Esta paz é superior a
conspiradores humanos, dispositivos humanos e soluções humanas, pois sua fonte
é o DEUS cujas decisões são insondáveis e cujos caminhos são insondáveis (Rom
11:33). Esta paz é vivenciada em uma calma transcendente que levanta o crente
acima do julgamento mais debilitante. Uma vez que é uma obra sobrenatural, ela
resiste a qualquer compreensão humana.
O verdadeiro desafio da vida cristã não é eliminar todas as circunstâncias
desagradáveis, é confiar no bom propósito de nosso infinito, santo DEUS,
soberano e poderoso em cada dificuldade. Aqueles que vão honrá-lo por confiar
nele vão experimentar as bênçãos de Sua paz perfeita.
Percebe-se na vida dos crentes, que a paz de DEUS os guardará de sua ansiedade,
dúvida e preocupação. Phroureo (vontade de guardar) é um termo militar
utilizado por soldados de plantão. A imagem teria sido familiar aos Filipenses,
desde que os romanos estacionaram suas tropas em Filipos para proteger seus
interesses em seu império mundial. Assim como os soldados da guarda imperial
romana protegiam uma cidade, do mesmo modo os guardas de DEUS promovem a paz e
protegem os crentes que confiam Nele. Mais uma vez, Paulo lembra a seus
leitores que a verdadeira paz não está disponível através de qualquer fonte
humana, mas só em CRISTO JESUS.
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Exortar a respeito da alegria e firmeza da fé.
Compreender que a alegria divina sustenta a vida cristã.
Conscientizar-se a respeito da singularidade da paz de DEUS.
RESUMO DA LIÇÃO 10 - A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
I. EXORTAÇÃO À ALEGRIA E FIRMEZA DA FÉ (4.1-3)
1. A alegria de Paulo.
2. A alegria nas relações fraternas.
3. A alegria de ter os nomes escritos no Livro da Vida.
II. A ALEGRIA DIVINA SUSTENTA A VIDA CRISTÃ (4.4,5)
1. Alegria permanente no Senhor.
2. Uma alegria cuja fonte é CRISTO.
3. Uma alegria que produz moderação.
III. A SINGULARIDADE DA PAZ DE DEUS (4.6,7)
1. A alegria desfaz a ansiedade e produz a paz.
2. Uma paz que excede todo o entendimento.
3. Uma paz que guarda o coração e os sentimentos do crente.
SINOPSE DO TÓPICO (1) O apóstolo não deixou se abater com as tribulações do seu
ministério, antes procurou servir ao Senhor com alegria.
SINOPSE DO TÓPICO (2) Nada neste mundo é capaz de superar as vicissitudes da
vida como a alegria produzida em nosso coração pelo Senhor.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A paz divina que o Senhor nos concede excede a todo o
entendimento, pois não depende das circunstâncias.
VOCABULÁRIO
Arrolado: Relacionado em listagem.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
Vicissitude: Instabilidade dos acontecimentos. Eventualidade, revés.
Inamistosas: Hostis, adversárias.
Cidadela: Local seguro.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2007.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 55, p.41.