QUESTIONÁRIO LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA
TRANSFIGURAÇÃO
Responda conforme a revista da CPAD
do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque
com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"E
[JESUS] __transfigurou__-se diante deles; e o seu rosto __resplandeceu__ como o
sol, e as suas vestes se tornaram __brancas__ como a luz. E eis que lhes
apareceram Moisés e Elias, falando com ele"
(Mt
17.2,3).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
O
aparecimento de Moisés e Elias no Monte da __Transfiguração__ é um testemunho de
que a Lei e os Profetas cumprem-se em __CRISTO__, o __Messias__
prometido.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Onde encontramos o relato sobre a transfiguração nos evangelhos
sinóticos e quais os personagens ai envolvidos?
( ) Mt 17.1-13; Mc 9.2-8; Lc 9.28-36.
( ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João.
I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO
4- Quais fatos põem em evidência a identidade do Messias, o Filho de
DEUS, na transfiguração de JESUS?
( ) O texto sagrado relata que tão logo subiram ao Monte, JESUS
foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago.
( ) Diz o texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e
as suas vestes se tornaram brancas como a luz" (Mt 17.2).
( ) A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metamorfose,
mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência.
( ) A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que JESUS
sempre fora: o verbo divino encarnado (Jo 1.1; 17.1-5).
( ) Os discípulos observaram que o seu rosto brilhou como o sol
(Mt 17.2).
( ) O texto revela também que suas vestes resplandeceram (Mt
17.2).
5- Qual relação existe entre a glória divina e a transfiguração de
JESUS?
( ) Mateus detalha que durante a transfiguração "uma nuvem
luminosa os cobriu" (Mt 17.5).
( ) É relevante o fato de que Mateus, ao escrever o evangelho aos
hebreus, põe em evidência o fato de que JESUS é o Messias anunciado no Antigo
Testamento.
( ) Isso pode ser visto na manifestação da nuvem luminosa, que
está relacionada com a manifestação da presença de DEUS (Êx 14.19,20; 24.15-17;
1 Rs 8.10,11; Ez 1.4; 10.4).
( ) Tanto Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai,
presenciaram a manifestação dessa glória.
( ) Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da
Transfiguração (Mt 17.1,2).
II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO
6- Qual a tipologia existente no evento da transfiguração, onde o
texto destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3)?
( ) Para a Igreja Cristã, Moisés prefigura a Lei enquanto Elias,
os profetas.
( ) É perceptível, nessa passagem, que Moisés aparece como figura
tipológica.
( ) Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio DEUS:
"Escutai-o" (Mt 17.5).
( ) E Moisés havia dito exatamente estas palavras quando se
referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu DEUS, te despertará um
profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15).
( ) A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado em
JESUS de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele.
7- Enquanto Moisés ocupa um papel tipológico no evento da
transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico. Por
que?
( ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do
Messias.
( ) O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa
Escritura: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o
coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de
preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1.17).
( ) Assim como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3.7),
ousado (Lc 3. 1-14) e rejeitado (Mt 11.18).
( ) A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara
demonstração da messianidade de JESUS.
III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO
8- O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a JESUS
como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o
aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10). Como JESUS
poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo?
( ) Tanto os rabinos como o povo comum sabiam que antes do advento
do Messias, Elias haveria de aparecer (Ml 4.5,6; Mt 17.10).
( ) JESUS revela então que nenhum evento no programa profético
deixara de ter o seu cumprimento.
( ) Elias já viera e os fatos demonstravam isso.
( ) Elias havia sido um profeta do deserto, João também o foi;
Elias pregou em um período de transição, João prega na transição entre as duas
alianças; Elias confrontou reis (1 Rs 17.1,2; 2 Rs 1.1-4), João da mesma forma
(Mt 14.1-4).
( ) Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de vir e
JESUS era o Messias.
9- JESUS é o Messias rejeitado. Em qual contexto está inserida sua
transfiguração?
( ) O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da
transfiguração, inicia-se com a sentença: "Seis dias depois" (Mt 17.1).
( ) O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma
sequência de fatos deve ser observada.
( ) Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra forma de
dizer: "uma semana depois".
( ) De fato, o texto paralelo de Lucas fala de "quase oito dias",
isto é, uma semana depois (Lc 9.28).
( ) O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de
Pedro (Mt 16.13-20) e no discurso de JESUS sobre a necessidade de se tomar a
cruz (Mt 16.24-28).
( ) O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói
da crença popular. Pelo contrário, a sua mensagem, assim como a do Batista, não
agradaria a muita gente e provocaria rejeição.
IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO
10- Por que a preocupação dos discípulos sobre a relação do
aparecimento de Elias e a manifestação do Messias?
( ) Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após
descer o monte da transfiguração (Mt 17.10).
( ) Como D. A. Carson observa, o fato é que a profecia referente a
Elias falava de "restaurar todas as coisas" (Mt 17.11) e os discípulos não
entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de
restauração.
( ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte
do plano divino para restaurar todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9.31; Fl 2.1-11).
11- Quanto à exaltação da transfiguração de CRISTO,
complete:
Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos
e os cita em relação à exaltação e __glorificação__ de JESUS e, também, como
prova da veracidade da __mensagem__ da cruz: "Porque não vos fizemos saber a
virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo __fábulas__
artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua __majestade__, porquanto
ele recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi
dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho
__comprazido__" (2 Pe 1.16,17).
CONCLUSÃO
12- Complete:
Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a __Transfiguração__
servem para demonstrar que JESUS era de fato o Messias esperado. Tanto a Lei,
tipificada aqui em __Moisés__, como os __Profetas__, representado no texto pela
figura de Elias, apontavam para a revelação máxima de DEUS - o CRISTO JESUS.
Essas personagens tão importantes no contexto bíblico não possuem glória
própria, mas irradiam a glória proveniente do Filho de DEUS. Ele, sim, é o
centro das __Escrituras__, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3;
Fl 2.10,11).
RESPOSTAS DO
QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias,
CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos
Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE
- http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo
NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer -
CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético
na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do
Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo
Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico
popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo
Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA
VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon,
v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia
Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o
Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento
Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD
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