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20/03/13

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12- ELISEU E A ESCOLA DE PROFETAS
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na __________________________ que há em CRISTO JESUS. E o que de mim, entre muitas testemunhas, _______________________________, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também __________________________________________ os outros" (2 Tm 2.1,2).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A __________________________________ de profetas objetivava a transmissão dos valores ______________________________ e espirituais que DEUS havia entregado a Israel através de sua __________________________.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Onde estavam radicados os profetas na época de Samuel e o como eram as escolas de profetas nessa época?
( ) Em Betel, Jordão e Gilgal.
( ) Em Betel, Jericó e Gilgal.
( ) O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel.
( ) As escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina.
( ) As escolas de profetas são um testemunho vivo de que o povo de DEUS, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual.
I. A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
4- Como era a organização e forma das escolas de profetas?
( ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas só não possuíam uma estrutura física.
( ) O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física.
( ) Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos
( ) Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado.
( ) Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!
5- Como era a noção de organismo e função nas escolas de profetas?
( ) As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação.
( ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Moisés e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu.
( ) Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu.
( ) No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução.
( ) Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.
II. OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS
6- Quais os dois principais objetivos das escolas de profetas?
( ) Treinamento e disciplina.
( ) Treinamento e milagres.
( ) Treinamento e encorajamento.
7- Como era o treinamento nas escolas de profetas?
( ) O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa.
( ) Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações.
( ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.
( ) Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado passa a ensinar e a pregar.
8- Como se dava o encorajamento nas escolas de profetas?
( ) Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas.
( ) Ele (Eliseu) fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam.
( ) O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor.
( ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de DEUS.
( ) Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a escrever a Palavra de DEUS.
( ) Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino.
III. O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS
9- Basicamente, qual era o currículo das escolas de profetas?
( ) A Bíblia completa e a experiência.
( ) A Escritura e a experiência.
( ) A disciplina alimentar e a experiência.
10- Por que podemos deduzir que a escritura era ensinada nas escolas de profetas?
( ) Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de DEUS fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança.
( ) Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor.
( ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Êxodo, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de DEUS com o seu povo.
( ) A Palavra de DEUS, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo.
( ) A Palavra de DEUS era e é essa aliança!
( ) Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino.
( ) Era a Palavra de DEUS que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de DEUS que nós também devemos ensinar hoje.
11- Complete segundo a experiência como ensino nas escolas de profetas:
Elias e Eliseu eram homens ________________________________ e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da ____________________________________ divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de DEUS é quem ________________________________ a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a _______________________________ de DEUS (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de ____________________________________ e a experiência faz parte desse processo.
IV. A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS
12- Qual era a metodologia de ensino nas escolas de profetas?
( ) Ensino através do exemplo e ensino através da Palavra.
( ) Ensino através do testemunho e ensino através da experiência.
( ) Ensino através da comunhão e ensino através da oração.
13- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através do exemplo?
( ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo Egípcio concernente à educação.
( ) As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação.
( ) Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam.
( ) A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo.
( ) Não há como negar que Eliseu ensinava somente através da Palavra de DEUS.
( ) Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo.
( ) Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta.
( ) Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade.
( ) Em o Novo Testamento, JESUS CRISTO colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado.
14- Como se detecta nas escolas de profetas o ensino através da Palavra?
( ) Eliseu deixou pouca coisa escrita nos livros de 1 e de 2 Reis. Pouco sabemos a seu respeito.
( ) Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado.
( ) Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de DEUS em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas.
( ) A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de DEUS escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas.
( ) Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá.
( ) Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra de DEUS, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso.
CONCLUSÃO
15- Complete:
Através do ministério de _________________________________, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ____________________________ formal. Ali era ensinada a Palavra de DEUS. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de DEUS em passar a outros o ______________________________________ correto sobre o DEUS único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a __________________________________ secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão __________________________________ do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
A ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyer
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/

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