DESTAQUES ANO 2022

MUSICA DA NOSSA ESCOLA DOMINICAL Com certeza! Aqui está uma sugestão de letra para uma música adequada para uma Escola Dominical evangélica:...

02/08/13

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 5 - AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 5 - AS VIRTUDES DOS SALVOS EM CRISTO

Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSES

Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas

TEXTO ÁUREO
1- Complete:

"Porque DEUS é o que ________________________ em vós tanto o __________________________ como o ____________________________, segundo a sua boa vontade" (Fp 2.13).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:

A salvação é obra da _______________________________ de DEUS, garantida à _______________________________ mediante a morte ____________________________ de JESUS.

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Para Paulo, qual a virtude que deve ser buscada por todos aqueles que são salvos em CRISTO, aqui nesta lição?

(    ) Paciência.

(    ) Obediência.

(    ) A submissão ao Evangelho de CRISTO é uma das principais virtudes dos salvos.

(    ) A intenção do apóstolo é estimular os cristãos de Filipos a continuar perseverando na obediência ao SANTO Evangelho.

I. A DINÂMICA DA SALVAÇÃO (2.12,13)
4- Quais os  três aspectos da salvação operada em nossa vida pelo Senhor JESUS, que podemos destacar no texto de Filipenses 2.12? Complete:


O primeiro aspecto refere-se à ____________________________ realizada e consumada de forma suficiente na cruz do Calvário. É a salvação da ___________________________ do pecado. Não somos mais ________________________________, e sim libertos em CRISTO (Rm 8.1).

O segundo aspecto diz respeito ao _____________________________ progressivo da salvação na vida do crente. Mesmo que o nosso corpo ainda não tenha sido transformado, __________________________ ao pecado e este não mais nos domina (Rm 8.9; cf. 1 Jo 2.1,2). Não obstante o fato de a salvação eterna vir de DEUS, Paulo diz que o Senhor nos chama a zelar e a "desenvolvê-la" em nosso __________________________________.

O terceiro aspecto é a _________________________________ da salvação, quando finalmente o nosso corpo receberá uma _____________________________ gloriosa e não mais teremos dor, angústia ou lágrima, pois ____________________________ para sempre com o Senhor (1 Ts 4.14-17).


5- DEUS é a fonte da vida. Por que o salvo torna-se um instrumento de justiça num mundo corrompido?

(    ) Por si só o crente não pode ser salvo, pois é o ESPÍRITO SANTO quem "opera" no homem a salvação.

(    ) Sem o Senhor, a humanidade está cega, morta no pecado e carente da iluminação do ESPÍRITO para o arrependimento.

(    ) Se na vida dos salvos Satanás opera instigando-os à prática das obras más, é o ESPÍRITO de DEUS quem opera em todos a vida eterna.

(    ) Se na vida dos ímpios Satanás opera instigando-os à prática das obras más, é o ESPÍRITO de DEUS quem opera nos crentes a vida eterna.

6- De acordo com a bondade divina quem pode ser salvo?

(    ) A idéia que a salvação tem um caráter seletivo é bíblica.

(    ) A idéia que a salvação tem um caráter seletivo não é bíblica.

(    ) Todos têm o direito de recebê-la.

(    ) O querer e o efetuar de DEUS não anulam o direito à salvação, pelo contrário, a operação do Eterno habilita qualquer pessoa à salvação através da iluminação do Evangelho (Jo 1.9), tornando-se posteriormente útil ao Corpo de CRISTO.

II. OPERANDO A SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR (2.12-16)
7- "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas". No versículo 14, o apóstolo Paulo destaca duas posturas nocivas à predisposição dos filipenses. Quais são? Complete:
a) ____________________________. O Antigo Testamento descreve a _______________________________ dos judeus como uma atitude de rebelião. Quando os israelitas atravessaram o deserto, sob a liderança de Moisés, passaram a ____________________________ da pessoa do líder hebreu. Para eles, Moisés jamais deveria ter estimulado a saída do povo judeu do Egito (Nm 11.1; 14.1-4; 20.2-5). Esse ato constrangeu o homem mais manso da face da terra, e os israelitas receberam dele a alcunha de "geração perversa e rebelde" (Dt 32.5,20). Tal "titulação" não se aplicava aos filipenses, pois eles não eram rebeldes nem _______________________________, ainda assim o apóstolo Paulo os exortou a fazer todas e quaisquer coisas sem __________________________ ou queixas, tal como convém aos mansos.
b) _____________________________. Em o Novo Testamento, a expressão grega para _____________________________ é dialogismos. Essa expressão descreve as disputas e os ____________________________ inúteis que geram dúvidas e separações na igreja local. É o mesmo que ______________________________, litígios e dissensões. Infelizmente, muitos hoje as promovem levando, inclusive, seus irmãos aos __________________________ (1 Co 6.1-8). Esta, definitivamente, não é a vontade de DEUS para a sua Igreja.


8- "Sejais irrepreensíveis e sinceros". O apóstolo apela aos filipenses para que se achem irrepreensíveis e sinceros. O que isto dizer?


(    ) Ser irrepreensível significa conduzir-se de forma correta e moralmente pura, não necessitando de repreensão. É alguém que dominou a carne, pois anda no ESPÍRITO.

(    ) Ser irrepreensível significa conduzir-se de forma correta e moralmente pura, às vezes, necessitando de repreensão. É alguém que não consegue dominar a carne, porém, anda no ESPÍRITO.

(    ) A sinceridade é outra virtude que se opõe ao mal, ao dolo, ao engano e à má fé. A pessoa sincera pauta-se pela lealdade, a lisura e a boa fé. Nada menos que isso é o que o Eterno espera do seu povo.


9-  O que é "Reter a palavra da vida" para Paulo?

(    ) Para o apóstolo, reter a Palavra de DEUS não é apenas assimilá-la, mas, sobretudo praticá-la, pois o poder da Palavra gera vida.

(    ) Para o apóstolo, reter a Palavra de DEUS não é apenas ouvi-la, mas, sobretudo pregá-la, pois o poder da Palavra gera vida.

(    ) Paulo encoraja os filipenses a guardarem a Palavra, pois além de promover a vida no presente, ela ainda nos garante esperança e vida eterna para o futuro próximo.

III. A SALVAÇÃO OPERA O CONTENTAMENTO E A ALEGRIA (2.17,18)
10- como era para a Paulo o contentamento da salvação operada nos filipenses?


(    ) O apóstolo Paulo reporta-se ao Antigo Testamento para mostrar aos filipenses como, a fim de servi-los, ele entregou sua vida: "ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé".

(    ) O apóstolo está ciente das privações que impôs a si mesmo para edificar o Corpo de CRISTO em Filipos.

(    ) Ele, porém, se entristece porque os filipenses estavam tristes.

(    ) Ele, porém, se regozija e alegra-se pelo privilégio de servir aos filipenses.

(    ) Em outras palavras, a essa altura, o sacrifício e os desgastes do apóstolo são superados pela alegria de contemplar, naquela comunidade, o fruto da sua vocação dada por CRISTO JESUS: a salvação operada em sua vida também operou na dos filipenses.

11- Qual o motivo da alegria do povo de DEUS para Paulo?


(    ) O apóstolo estimula os filipenses a celebrarem juntamente com ele esta tão grande salvação.

(    ) O apelo de Paulo é contagiante: "celebrai e se alegrem comigo por isto tudo".

(    ) O apelo de Paulo é contagiante: "regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo".

(    ) A alegria de Paulo é proveniente do fato de que uma vez que JESUS nos salvou mediante o seu sacrifício no Calvário, agora o Mestre nos chama para testemunharmos a verdade desta mesma salvação operada em nós.

(    ) Portanto, alegremo-nos e regozijemo-nos nisto.

CONCLUSÃO
12- Complete:


O Evangelho nos ________________________________ a desenvolvermos a salvação recebida por DEUS através de CRISTO JESUS. Devemos ser santos, como santo é o Senhor nosso DEUS. Para isso, precisamos nos ______________________________ de todas as _______________________________ e _____________________________ e abrigarmo-nos no Senhor, vivendo uma vida irrepreensível, sincera e que retenha a palavra da vida (Fp 2.16). Somente assim a alegria do Senhor inundará a nossa alma e ______________________________________ do seu poder salvador para toda a humanidade.


AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.

VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS