LIÇÃO 8, EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS
LIÇÕES BÍBLICAS - 2º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO 21 - Protegendo seu lar dos ataques do
inimigo.
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
TEXTO
ÁUREO
"Instrui
o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se
desviará dele" (Pv 22.6).
VERDADE
PRÁTICA
A
educação cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens é uma
responsabilidade intransferível e pessoal dos pais com o apoio e assistência da
igreja.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda -
Dt 6.4-9 A responsabilidade dos pais
Terça -
Sl 78.5 Pais ensinando filhos
Quarta -
Ef 6.4 Filhos criados na doutrina do Senhor
Quinta -
Ef 4.11 JESUS provê mestres para a sua igreja
Sexta -
Lc 2.52 O desenvolvimento de JESUS
Sábado -
Sl 127.3 Filhos - Herança do Senhor
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE- Deuteronômio 6.1-9
1 Estes,
pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, vosso
DEUS, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a
possuir; 2 para que temas ao SENHOR, teu DEUS, e guardes todos os seus
estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu
filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. 3 Ouve,
pois, ó Israel, e atenta que os guardes, para que bem te suceda, e muito te multipliques,
como te disse o SENHOR, DEUS de teus pais, na terra que mana leite e mel. 4
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso DEUS, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR,
teu DEUS, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder. 6
E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; 7 e as intimarás a
teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e
deitando-te, e levantando-te. 8 Também as atarás por sinal na tua mão, e te
serão por testeiras entre os teus olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua
casa e nas tuas portas.
6.4-9
OUVE, Ó ISRAEL. Este trecho é comumente chamado "o Shema" (do hb.
shama?, "ouvir"). Os judeus dos tempos de JESUS eram afeitos a esse
trecho, por ser recitado diariamente pelos judeus devotos, e também
regularmente nos cultos da sinagoga. O "Shema" é a declaração
clássica do cunho monoteísta de DEUS. Ao "Shema" segue-se um duplo
preceito para Israel:
(1) amar
a DEUS de todo o coração, alma e forças (vv. 5,6); e
(2)
ensinar diligentemente aos seus filhos sobre a sua fé (vv. 7-9).
6.4 O SENHOR, NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR. Este versículo juntamente com os versículos 5-9; 11.13-21; Nm 15.37-41 - ensina o monoteísmo. Esta doutrina afirma que DEUS é o único DEUS verdadeiro, e não uma teogonia ou grupo de diferentes deuses; que é onipotente entre todos os seres e espíritos do mundo (Êx 15.11). Este DEUS deve ser o objeto exclusivo do amor e obediência de Israel (vv. 4,5). Esse aspecto de "unicidade" é a base da proibição da adoração a outros deuses (Êx 20.2). O ensino de 6.4 não contradiz a revelação no NT, de DEUS como um ser trino, que sendo uno em essência, é manifesto como Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO (ver Mt 3.17, e Mc 1.11).
6.5 AMARÁS... O SENHOR, TEU DEUS. DEUS anela comunhão com seu povo e lhe dá esse único e indispensável mandamento, que vincula esse povo a Ele mesmo.
6.4 O SENHOR, NOSSO DEUS, É O ÚNICO SENHOR. Este versículo juntamente com os versículos 5-9; 11.13-21; Nm 15.37-41 - ensina o monoteísmo. Esta doutrina afirma que DEUS é o único DEUS verdadeiro, e não uma teogonia ou grupo de diferentes deuses; que é onipotente entre todos os seres e espíritos do mundo (Êx 15.11). Este DEUS deve ser o objeto exclusivo do amor e obediência de Israel (vv. 4,5). Esse aspecto de "unicidade" é a base da proibição da adoração a outros deuses (Êx 20.2). O ensino de 6.4 não contradiz a revelação no NT, de DEUS como um ser trino, que sendo uno em essência, é manifesto como Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO (ver Mt 3.17, e Mc 1.11).
6.5 AMARÁS... O SENHOR, TEU DEUS. DEUS anela comunhão com seu povo e lhe dá esse único e indispensável mandamento, que vincula esse povo a Ele mesmo.
(1)
Retribuindo o seu amor com amor, gratidão e lealdade (4.37), os israelitas o
conhecerão, e nEle se deleitarão pelas provisões do concerto.
(2) Deste
mandamento, "o primeiro e grande mandamento", juntamente com o
segundo mandamento: amar ao próximo (cf. Lv 19.18), depende toda a lei e os
profetas (Mt 22.37-40).
(3) A
verdadeira obediência a DEUS e aos seus mandamentos somente é possível quando
brota da fé em DEUS e do seu amor (cf. 7.9; 10.12; 11.1,13,22; 13.3; 19.9;
30.6,16,20; ver Mt 22.39; Jo 14.15; 21.16; 1Jo 4.19).
6.6 ESTAS PALAVRAS... ESTARÃO NO TEU CORAÇÃO. O firme propósito de DEUS é que sua Palavra esteja no coração do seu povo (cf. Sl 119.11; Jr 31.33). Paulo declara explicitamente: "A palavra de CRISTO habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria" (Cl 3.16; cf. 2 Tm 3.15-17). Esse preceito somente pode ser cumprido se, diária e continuamente, examinarmos as Escrituras (Sl 119.97-100; Jo 8.31,32). Uma maneira de fazer isso é ler o NT todo duas vezes por ano, e o AT uma vez por ano (cf. Is 29.13; ver Tg 1.21).
6.7 E AS INTIMARÁS AOS TEUS FILHOS. Uma forma vital de expressar amor a DEUS (v. 5) é cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçar-nos para levá-los a um real relacionamento com DEUS.
6.6 ESTAS PALAVRAS... ESTARÃO NO TEU CORAÇÃO. O firme propósito de DEUS é que sua Palavra esteja no coração do seu povo (cf. Sl 119.11; Jr 31.33). Paulo declara explicitamente: "A palavra de CRISTO habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria" (Cl 3.16; cf. 2 Tm 3.15-17). Esse preceito somente pode ser cumprido se, diária e continuamente, examinarmos as Escrituras (Sl 119.97-100; Jo 8.31,32). Uma maneira de fazer isso é ler o NT todo duas vezes por ano, e o AT uma vez por ano (cf. Is 29.13; ver Tg 1.21).
6.7 E AS INTIMARÁS AOS TEUS FILHOS. Uma forma vital de expressar amor a DEUS (v. 5) é cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçar-nos para levá-los a um real relacionamento com DEUS.
(1) O
ensino da Palavra de DEUS aos filhos deve ser uma tarefa altamente prioritária
dos pais (cf. Sl 103.13; ver Lc 1.17; 2 Tm 3.3).
(2) O
ensino das coisas de DEUS deve partir do lar, e nisso, tanto o pai como a mãe
deve participar. Cultuar a DEUS no lar não é uma opção; pelo contrário, é um
mandamento direto do Senhor (vv. 7-9; Êx 20.12; Lv 20.9; Pv 1.8; 6.20; cf. 2 Tm
1.5).
(3) O
propósito da instrução bíblica pelos pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor,
a andar em todos os seus caminhos, a amá-lo e ser-lhe grato e a servi-lo de
todo o coração e alma (10.12; Ef 6.4).
(4) O
crente deve proporcionar sabiamente aos seus filhos uma educação teocêntrica,
em que tudo se relacione com DEUS e às suas coisas (cf. 4.9; 11.19; 32.46; Gn
18.19; Êx 10.2; 12.26,27; 13.14-16; Is 38.19)
Esse é o
material abaixo vem sendo distribuído aos colégios onde nossos filhos e netos
estudam.
Continue
votando neles e veja onde vai parar sua família...
EDUCAÇÃO
INSTRUÇÃO
(Vine 's Expository Dictionary o f Biblical Words – Dicionário Vine - CPAD)
Substantivo.
Musar:
“instrução, castigo, advertência”.
Este
substantivo aparece 50 vezes, principalmente em Provérbios. A primeira
ocorrência está em Dt 11.2: “E hoje sabereis que falo, não com vossos filhos,
que o não sabem e não viram a instrução do SENHOR, vosso Deus, a sua grandeza,
a sua mão forte, e o seu braço estendido”.
Um dos
principais propósitos da literatura sapiencial era ensinar sabedoria e
"musar" (Pv 1.2). O termo "musar" significa disciplina, mas
é mais que isso. Como "disciplina", ele ensina como viver
corretamente no temor do Senhor, de forma que o sábio aprenda a lição antes da
tentação e da prova: "O que tendo eu visto, o considerei: e, vendo-o, recebi
instrução" (Pv 24.32). Esta “disciplina" é treinamento para a vida;
por conseguinte, prestar atenção à "musar" é importante. Muitos
verbos confirmam a necessidade de uma resposta correta: "Ouvir, obedecer,
amar, receber, obter, apoderar-se, guardar, manter".
Além
disso, a rejeição é confirmada por muitos verbos relacionados com
"musar". “Rejeitar, odiar, ignorar, não amar, menosprezar,
abandonar”. Quando "musar" é dado como “instrução", mas não é
observado, o "musar" como “castigo” ou “disciplina" pode ser o
próximo passo: “A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da
correção a afugentará dele” (Pv 22.15).
Atenção
cuidadosa à ‘instrução” traz honra (Pv 1.9), vida (Pv 4.13), e sabedoria (Pv
8.33), e, acima de tudo, agrada a Deus: “Porque o que me achar achará a vida e
alcançará favor do SENHOR” (Pv 8.35). A falta de observância da “instrução’
ocasiona seus próprios resultados: morte (Pv 5.23), pobreza e vergonha (Pv
13.18), e é, em última instância, sinal de que o indivíduo não tem consideração
pela própria vida (Pv 15.32).
A
receptividade da “instrução” dada pelos pais, professores, o sábio ou o rei é
corolário direto da subjugação do indivíduo à disciplina de Deus. Os profetas
acusaram Israel por não receber a disciplina de Deus: “Ah! SENHOR, atentam os
teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não
quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha;
não quiseram voltar” (Jr 5.3). Jeremias pediu aos judeus e aos habitantes da
Jerusalém sitiada que prestassem atenção ao que estava acontecendo ao redor,
para que eles ainda se sujeitassem à “instrução” (Jr 35.13). Isaías predisse
que o castigo de Deus que os homens mereciam foi levado pelo Servo Sofredor,
trazendo paz aos que crêem n´Ele: “Mas ele foi ferido pelas nossas
transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz
estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53.5).
A
Septuaginta tem a tradução de Paidéia (“educação. treinamento, instrução").
A palavra grega é a base para a palavra pedagogia, “treinamento de uma
criança”.
RESUMO
RÁPIDO - Meus comentários:
A
educação do Brasil é péssima e na igreja é vergonhosa.
Se no governo
brasileiro existe um déficit de escolas absurdo, o que dizer de nossa
denominação quanto ao número de escolas que possuímos?
Pelo
menos em cada grupo de 15.000 crentes, deveríamos possuir um colégio evangélico
para crianças, um para adolescentes e um para adultos.
A escola
dominical não tem tido a eficiência desejada por DEUS. Para comprovação disso
basta ver o número de filhos de crentes prisioneiros nas cadeias e presídios de
nosso país.
Não
temos, entre os lares de cristãos, nem 10% dos lares onde a Palavra de DEUS é
ensinada, onde se realiza pelo menos um culto doméstico.
Encontramos
o número de 90% de crentes que nem leram a bíblia toda pelo menos uma vez.
Esse é o
triste retrato da educação cristã no Brasil de hoje.
Não há
ensino na escola secular, não há ensino nos lares, não há eficiência no ensino
de Escolas Bíblicas Dominicais que mais gastam tempo ensinando às nossas
crianças a desenhar e a cantar do que ensinando a Palavra de DEUS a estas.
Os filhos
são presentes de DEUS e recompensa pelo nosso amor para com nosso cônjuge.
Salmos 127:3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do
ventre o seu galardão.
Temos a responsabilidade de criar e educar nossos filhos, preparando-os
para o futuro onde terão suas próprias famílias para cuidar e educar.
Provérbios 22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até
quando envelhecer não se desviará dele.
Primeiro a Palavra de DEUS deve estar no coração dos pais – depois devem
ser ensinadas a seus filhos – devem ser repetidas e ensinadas a eles todos os
dias de suas vidas em que estiverem em companhia de seus pais. A bíblia deve
ser carregada pelas mãos dos filhos de DEUS, deve ser a luz a iluminar o
caminho de cada cristão e deve ser o guia de regras de conduta e relacionamento
do crente com DEUS, com sua família, com a Igreja e com o mundo a sua volta.
E estas
palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus
filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e
deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão
por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e
nas tuas portas. (Dt 6.6-9)
Os pais
devem ensinar a seus filhos a ouvirem e a obedecerem à Palavra de DEUS.
Ouvi, filhos,
a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. Pois eu
vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. Quando eu era filho aos pés
de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me
dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e
vive. (Pv 4.1-4)
A
prevenção é o melhor remédio para se evitar futuros desastres de conduta.
Instrui o
menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará
dele. (Pv 22.6).
Timóteo
foi um dos maiores exemplos de eficiência do ensino nos lares. Filho de uma
judia que era crente, mas de pai grego; recebeu de sua avó e de sua mãe o maior
legado, a maior herança, o ensino da Palavra de DEUS. De um garoto simples,
criado em uma minúscula cidade chamada Listra, Timóteo se tornou um gigante na
fé e na direção de igrejas fundadas pelo apóstolo Paulo.
[...]
trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em
tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em
ti." (2 Tm 1.5)
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS. (2 Tm 3.14-15)
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS. (2 Tm 3.14-15)
E
enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de DEUS, e nosso cooperador no
evangelho de CRISTO, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé; (1Ts
3.2)
Trazendo
à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó
Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti. (2 Tm
1.5).
A
sociedade corrompida e sucumbida por valores totalmente distanciados dos
padrões bíblicos é o produto da falta legítimo ensino cristão nos lares. É o
resultado da negligência dos pais na criação de seus filhos.
O estado
pouco pode fazer e não o faz. Também não é papel do estado imprimir nas pessoas
o ensino bíblico, mas é dever dos pais.
A falta
do princípio da autoridade, que deveria ter sido implantado nas crianças em
seus lares, traz o desrespeito das crianças pelos mais velhos e
conseqüentemente pelas autoridades, como o professor, o pastor, o policial, os
governantes, os patrões, os ensinadores em geral e até pelo professor de EBD.
Vivemos
em pleno caos educacional.
A família
quer transferir sua responsabilidade para a Igreja e para o governo.
Acredito
que a solução deva ser a reestruturação da família, por isso a insistente
investida de Satanás em destruir as famílias, criando até uma pior situação do
que a vigente – a criação de crianças por parte de pessoas do mesmo sexo que se
casam com o apoio do estado e adquirem permissão para adotarem crianças. Pior
do que isto não acredito poder ficar.
A Igreja
deve trabalhar insistentemente na reestruturação dos lares cristãos e nos
princípios bíblicos que neles devem ser ensinados e imprimidos.
Algumas
medidas que creio serem importantes, e por que não dizer urgentes, são:
1- Pelo
menos um Domingo por mês deve ter um culto direcionado para o assunto família.
2- Todas
a s congregações devem criar um departamento de família.
3- Deve
ser implantado em todos os lares o Culto Doméstico com a ajuda de grupos
treinados para esse fim.
4- Deve
ser iniciado um programa de leitura bíblica em todos os lares e departamentos
da Igreja. Cada reunião, cada ensaio, cada culto deve ser prioritária a leitura
de um capítulo da bíblia.
5- Cada
culto de doutrina deve ter pelo menos quinze minutos dedicados ao ensino sobre
família.
6- Cada
templo sede deve criar um grupo especializado em ensino e pregação sobre o tema
“Família, projeto de DEUS”.
7- Deve
ser criada uma revista especial para ser usada pelos pais no ensino fundamental
das principais doutrinas bíblicas em seus lares, facilitando assim a orientação
dos pais para com seus filhos – principais e básicos ensinos para os lares
cristãos.
Sem
consertar a base da sociedade (a família) nunca conseguiremos arrumar o estrago
já feito.
PAIS E
FILHOS (BEP - CPAD)
Cl 3.21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”
É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl 127.3).
(1) Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21, bem como as instruções de Deus em muitos trechos do AT (ver Gn 18.19; Dt 6.7; Sl 78.5; Pv 4.1-4; 6.20), é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.
(2) A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador (ver Lc 1.17).
(3) Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar, como também corrigir e castigar somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência (3.12-14, 21).
(4) Seguem-se quinze passos que os pais devem dar para levar os filhos a uma vida devotada a Cristo:
(a) Dediquem seus filhos a Deus no começo da vida deles (1Sm 1.28; Lc 2.22).
(b) Ensinem seus filhos a temer o Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade. Incutam neles a consciência da atitude de Deus para com o pecado e do seu julgamento contra ele (ver Hb 1.9).
(c) Ensinem seus filhos a obedecer aos pais, mediante a disciplina bíblica com amor (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15, 17; Hb 12.7).
(d) Protejam seus filhos da influência pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28.7; 2.15-17).
(e) Façam saber a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12).
Cl 3.21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”
É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl 127.3).
(1) Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21, bem como as instruções de Deus em muitos trechos do AT (ver Gn 18.19; Dt 6.7; Sl 78.5; Pv 4.1-4; 6.20), é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.
(2) A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador (ver Lc 1.17).
(3) Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar, como também corrigir e castigar somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência (3.12-14, 21).
(4) Seguem-se quinze passos que os pais devem dar para levar os filhos a uma vida devotada a Cristo:
(a) Dediquem seus filhos a Deus no começo da vida deles (1Sm 1.28; Lc 2.22).
(b) Ensinem seus filhos a temer o Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade. Incutam neles a consciência da atitude de Deus para com o pecado e do seu julgamento contra ele (ver Hb 1.9).
(c) Ensinem seus filhos a obedecer aos pais, mediante a disciplina bíblica com amor (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15, 17; Hb 12.7).
(d) Protejam seus filhos da influência pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28.7; 2.15-17).
(e) Façam saber a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12).
(f) Levem
seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em Cristo, ao arrependimento e ao
batismo em água (Mt 19.14).
(g) Habituem seus filhos numa igreja espiritual, onde se fala a Palavra de Deus, se mantém os padrões de retidão e o Espírito Santo se manifesta. Ensinem seus filhos a observar o princípio: “Companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63; ver At 12.5).
(h) Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo, a testemunhar e trabalhar para Deus (2Co 6.14—7.1; Tg 4.4). Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrinos neste mundo (Hb 11.13-16), que seu verdadeiro lar e cidadania estão no céu com Cristo (Fp 3.20; Cl 3.1-3).
(i) Instruam-nos sobre a importância do batismo no Espírito Santo (At 1.4,5, 8; 2.4, 39).
(j) Ensinem a seus filhos que Deus os ama e tem um propósito específico para suas vidas (Lc 1.13-17; Rm 8.29,30; 1Pe 1.3-9).
(l) Instruam seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras, na conversação e no culto doméstico (Dt 4.9; 6.5, 7; 1Tm 4.6; 2Tm 3.15).
(m) Mediante o exemplo e conselhos, encorajem seus filhos a uma vida de oração (At 6.4; Rm 12.12; Ef 6.18; Tg 5.16).
(n) Previnam seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça (Mt 5.10-12). Eles devem saber que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12).
(o) Levem seus filhos diante de Deus em intercessão constante e fervorosa (Ef 6.18; Tg 5.16-18; ver Jo 17.1, nota sobre a oração de Jesus por seus discípulos, como modelo da oração dos pais por seus filhos).
(p) Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifício ao Senhor, para que se aprofundem na fé e se cumpra nas suas vidas a vontade do Senhor (ver Fp 2.17).
(g) Habituem seus filhos numa igreja espiritual, onde se fala a Palavra de Deus, se mantém os padrões de retidão e o Espírito Santo se manifesta. Ensinem seus filhos a observar o princípio: “Companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63; ver At 12.5).
(h) Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo, a testemunhar e trabalhar para Deus (2Co 6.14—7.1; Tg 4.4). Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrinos neste mundo (Hb 11.13-16), que seu verdadeiro lar e cidadania estão no céu com Cristo (Fp 3.20; Cl 3.1-3).
(i) Instruam-nos sobre a importância do batismo no Espírito Santo (At 1.4,5, 8; 2.4, 39).
(j) Ensinem a seus filhos que Deus os ama e tem um propósito específico para suas vidas (Lc 1.13-17; Rm 8.29,30; 1Pe 1.3-9).
(l) Instruam seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras, na conversação e no culto doméstico (Dt 4.9; 6.5, 7; 1Tm 4.6; 2Tm 3.15).
(m) Mediante o exemplo e conselhos, encorajem seus filhos a uma vida de oração (At 6.4; Rm 12.12; Ef 6.18; Tg 5.16).
(n) Previnam seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça (Mt 5.10-12). Eles devem saber que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12).
(o) Levem seus filhos diante de Deus em intercessão constante e fervorosa (Ef 6.18; Tg 5.16-18; ver Jo 17.1, nota sobre a oração de Jesus por seus discípulos, como modelo da oração dos pais por seus filhos).
(p) Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifício ao Senhor, para que se aprofundem na fé e se cumpra nas suas vidas a vontade do Senhor (ver Fp 2.17).
Efésios 6
(Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W .
Wiersbe)
Pais não
devem provocar os filhos. No tempo de Paulo, o pai exercia autoridade suprema
sobre a família. Quando uma criança nascia em uma família romana, por exemplo,
era tirada do quarto e colocada diante do pai. Se ele a pegasse no colo, era
sinal de que a aceitava no lar. Mas se não a pegasse, indicava que não a
aceitava, e a criança deveria ser vendida, dada ou abandonada para morrer. Sem
dúvida, o verdadeiro amor paterno não permitia tamanhas atrocidades, mas tais
praticas eram legais naquela época. Paulo diz aos pais: "Não usem sua
autoridade para abusar de seus filhos; pelo contrario: incentivem e edifiquem a
criança". Para os Colossenses, o apóstolo escreveu: "Pais, não
irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados" (Cl 3:21).
Assim, o oposto de "provocar" e "animar". Eu estava dando
uma palestra a um grupo de estudantes sobre a oração e dizendo que nosso Pai
celeste está sempre disponível quando o buscamos. Para ilustrar esse fato, contei
que a recepcionista do escritório de nossa igreja tem uma lista que eu preparei
com o nome de todas as pessoas que podem falar comigo a qualquer momento, não
importa o que eu esteja fazendo. Mesmo que esteja em uma reunião do conselho ou
no meio de uma sessão de aconselhamento, se alguma dessas pessoas telefonar, a
recepcionista deve me chamar imediatamente. Minha família esta no topo da
lista. Ainda que o assunto pareça ser de importância secundária, quero que
minha família saiba que estou disponível. Depois dessa palestra, um dos rapazes
me perguntou: - Você não quer me adotar? Nunca consigo falar com meu pai... E
preciso tanto do incentivo dele! Os pais provocam e desanimam os filhos quando
dizem uma coisa e fazem outra, sempre criticando e nunca elogiando, sendo
incoerentes e injustos na disciplina, mostrando favoritismo dentro de casa,
fazendo promessas e não cumprindo, deixando de levar a serio problemas
extremamente importantes para os filhos. Os pais cristãos precisam da plenitude
do Espírito para se mostrarem sensíveis às necessidades e aos problemas dos
filhos.
Não basta
cuidar dos filhos fisicamente providenciando alimento, abrigo e roupas. Também
deve lhes dar alimento emocional e espiritual. O desenvolvimento do menino
Jesus é um exemplo para nós: "E crescia Jesus em sabedoria, estatura e
graça, diante de Deus e dos homens" (Lc 2:52). Vemos aqui um crescimento
equilibrado: intelectual, físico, espiritual e social. Em parte alguma da
Bíblia, a educação dos filhos é apresentada como responsabilidade de alguma
pessoa ou instituição fora do lar, por mais que tais elementos externos
colaborem no processo.
Deus
incumbiu os pais de ensinar aos filhos os valores mais essenciais. Deve
discipliná-los. O termo "criar" da a idéia de aprendizado por meio da
disciplina. É traduzido por "corrigir" em Hebreus 12. Alguns
psicólogos modernos se opõem ao conceito "antiquado" de disciplina, e
muitos educadores seguem essa filosofia. Dizem que devemos deixar as crianças
se expressarem e que, se as disciplinarmos, iremos distorcer seu caráter. No
entanto, a disciplina é um princípio fundamental da vida e uma demonstração de
amor. "Porque o Senhor corrige a quem ama e acoita a todo filho a quem
recebe" (Hb 12:6). "O que refém a vara aborrece a seu filho, mas o
que o ama, cedo, o disciplina" (Pv 13:24). E preciso, porem, certificar-se
de estar disciplinando os filhos da maneira correta. Em primeiro lugar, deve-se
discipliná-los em amor, não com raiva, a fim de não ferir o corpo nem a alma da
criança ou, possivelmente, os dois. Quem não é disciplinado, evidentemente, não
pode disciplinar a outros, e explosões de raiva nunca trazem beneficio algum
para os filhos nem para os pais. Além disso, a disciplina deve ser justa e
coerente. - Meu pai é capaz de usar um canhão para matar um pernilongo! -
disse-me um adolescente. - Posso cometer homicídio e nada acontece ou posso ser
considerado culpado de absolutamente tudo! A disciplina coerente aplicada com
amor dá segurança à criança. Ela pode não concordar conosco, mas pelo menos sabe
que nos importamos o suficiente para criar alguns muros de proteção a seu redor
até ela ser capaz de tomar conta de si mesma. - Nunca soube quais eram os meus
limites - comentou uma moça rebelde -, pois meus pais nunca se importaram
comigo o suficiente para me disciplinar. Acabei concluindo que, se não era
importante para eles, então por que deveria ser importante para mim? Deve
instruí-los e incentivá-los. Esse é o significado do termo
"admoestação". A fim de educar o filho, o pai e a mãe não usam apenas
ações, mas também palavras. No Livro de Provérbios, por exemplo, temos um
registro inspirado de um pai compartilhando conselhos sábios com o filho. Os
filhos nem sempre apreciam nossos conselhos, mas isso não elimina nossa
obrigação de instruí-los e de incentivá-los. É evidente que nossa instrução
deve sempre estar de acordo com a Palavra de Deus (ver 2 Tm 3:13-1 7). Quando a
Suprema Corte deu seu veredicto contrario a obrigatoriedade de orar nas escolas
públicas, o famoso cartunista Herblock publicou uma tira no jornal Washington
Post mostrando um pai irado sacudindo um jornal para a família e gritando: - Só
faltava essa! Agora querem que a gente ouça as crianças orando em casa?
A
resposta é: sim! O lar e o lugar onde as crianças devem aprender sobre o Senhor
e a vida cristã. É hora de os pais cristãos pararem de empurrar a
responsabilidade para os professores da escola dominical e das escolas cristãs
e começarem a educar seus filhos.
A
EDUCAÇÃO NOS LARES É BEM PERCEBIDA NO NOVO TESTAMENTO
MARIA
PROVA TER UM ALTO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS QUANDO CRIANÇA - VEJA - Lc
1.46-55 - Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito
se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre (Maria provavelmente tinha por volta de 13 anos).
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia; Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre (Maria provavelmente tinha por volta de 13 anos).
JESUS
TAMBÉM PROVA UM ALTO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS QUANDO CRIANÇA - VEJA - Lc 2.46-47 - E
aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos
doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a
sua inteligência e respostas (JESUS tinha 12 anos - em tudo era semelhante aos
homens, inclusive na educação no lar).
TIMÓTEO TAMBÉM
PROVA UM ALTO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS QUANDO CRIANÇA - VEJA - 2 Tm 3.14-15 - Tu, porém,
permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o
tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que
podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em CRISTO JESUS.
INTERAÇÃO
Em lições
anteriores vimos que grande parte dos pais não acompanha a vida estudantil dos
filhos. Em que pese às demandas atuais da vida da família cristã, o que os pais
cristãos têm feito pela educação religiosa dos seus filhos? Se, em primeiro
lugar, a fé cristã não for ensinada e vivenciada no lar; certamente será
impossível aos nossos filhos peregrinarem pelo caminho da retidão. A Educação
Cristã é responsabilidade dada por DEUS aos pais.
OBJETIVOS-
Após a aula, o aluno deverá estar apto a:
Considerar
a Educação Cristã como missão prioritária dos pais.
Compreender
a educação no Antigo e em o Novo testamento.
Saber da
importância da Educação Cristã na família.
ORIENTAÇÃO
PEDAGÓGICA
Professor,
para introduzir a lição dessa semana, sugerimos que leia o trecho do Manual de
Ensino para o Educador Cristão, CPAD: "O mandato 'Fazei discípulos' (ARA
[Almeida Revista Atualizada]) inclui intrinsecamente o ensino. Mas temos de
notar que o ensino requerido aqui é o de determinada espécie, isto é, 'guardar
[obedecer] todas as coisas' que CRISTO ordenou. Em outras palavras, Seus
ensinamentos foram designados para produzir informação e transformação
[...]" .
Solicite
aos alunos que comentem e discutam o texto. Em seguida, fale acerca do impacto
do Evangelho na vida do discípulo. Afirme que a Palavra de DEUS transforma a
vida de qualquer pessoa.
PALAVRA-CHAVE
- EDUCAÇÃO - Processo de desenvolvimento das capacidades física, intelectual e
moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual
e social.
RESUMO DA
LIÇÃO 8, EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS
I.
EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS
1. O que
significa educar?
2.
Educação Cristã.
3. A
educação nas escolas.
II. A
EDUCAÇÃO NO ANTIGO E EM O NOVO TESTAMENTO
1. No
Antigo Testamento.
2. Em o
Novo Testamento.
3. Na
atualidade.
III. A
EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA
1. Os
filhos são herança do Senhor.
2. O
ensino da Palavra de DEUS no lar.
3. Leve
seus filhos à igreja.
SINOPSE
DO TÓPICO (1) - Educar é proporcionar uma formação completa ao educando:
espiritual, moral e social
SINOPSE
DO TÓPICO (2) - No Antigo testamento os israelitas priorizavam a educação dos
filhos em casa. Em o Novo testamento, as sinagogas eram os centros de instrução
para os meninos aprenderem a lei.
SINOPSE
DO TÓPICO (3) - Na família, a Educação Cristã deve estar eminentemente
presente.
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO I- Subsídio Teológico
"Educação
Cristã
É a
ciência magisterial da Igreja Cristã que, fundamentada na Bíblia Sagrada, tem
por objetivos:
a) A
instrução do ser humano no conhecimento divino, a fim de que ele volte a reatar
a comunhão com o Criador, e venha a usufruir plenamente dos benefícios do Plano
de Salvação que DEUS estabeleceu em seu amado Filho. O apóstolo Paulo
compreendeu perfeitamente o objetivo da Educação Cristã:
'Admoestando
a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que
apresentemos todo homem perfeito em JESUS CRISTO' (Cl 1.28).
b) A
educação do crente, para que este logre alcançar a perfeição preconizada nas
Sagradas Escrituras: 'toda a Escritura é inspirada por DEUS e útil para o
ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim
de que o homem de DEUS seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa
obra' (2 Tm 3.16,17).
c) A
preparação dos santos, visando capacitá-los a cumprir integralmente os
preceitos divinos da Grande Comissão: 'Procura apresentar-te a DEUS aprovado,
como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da
verdade' (2 Tm 2.15)" (ANDRADE, Claudionor. Teologia da Educação Cristã: A
missão educativa da Igreja e suas implicações bíblicas e doutrinárias. 1.ed.
Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.5-6).
AUXÍLIO
BIBLIOGRÁFICO II- Subsídio Teológico
"[A
Educação Cristã] FOI PRATICADA PELA IGREJA PRIMITIVA
Não há a
menor sombra de dúvida de que o Novo testamento ordena a Igreja a ensinar. Mas
a Igreja Primitiva obedeceu mesmo esse mandamento?
A
ILUSTRAÇÃO
Em Atos
2.41-47, temos um retrato da Igreja primitiva, o qual nos informa que eles
'perseveravam na doutrina [ensino] dos apóstolos' (At 2.42). Este era o padrão
contínuo; não uma exceção.
A
IMPLEMENTAÇÃO
Efésios 4
confirma o compromisso de ensinar. JESUS CRISTO, após subir aos céus, deu dons
aos homens, a fim de que servissem à Igreja, conforme está escrito: 'Uns [...]
para pastores e doutores [mestres, professores]' (Ef 4.11). O propósito?
'Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para
edificação do corpo de CRISTO' (Ef 4.12); mais uma outra prova de que os talentosos
são chamados para o ministério da multiplicação e não da adição.
Para o
judeu, não havia uma posição mais alta na escada da sociedade do que a de
rabino. Por conseguinte, quando a Igreja do primeiro século foi ensinada sobre
a doutrina dos dons espirituais, confrontou-se com um problema. As pessoas
clamavam pelo 'dom de ensino' com todos os privilégios a ele pertencentes. Como
resultado, Tiago teve de emitir esta advertência: 'Meus irmãos, muitos de vós
não sejam mestres [professores], sabendo que receberemos mais duro juízo' (Tg
3.1). Considerando que o professor é compelido a falar e que a língua é o
último membro a ser dominado (Tg 3.2), deve-se ter muito cuidado, ao aspirar
tal responsabilidade, ponderada e sensata.
As
evidências bíblicas acima devem ser constrangedoras o bastante para atrair o
sério e abortar o superficial [a respeito do ensino]" (GANGEl, Kenneth;
HENDRICKS, Howard G. (Eds.). Manual de Ensino para o Educador Cristão:
Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p.7).
VOCABULÁRIO
Mister:
Urgência.
Utilitarista:
Busca egoísta do prazer individual.
BIBLIOGRAFIA
SUGERIDA
ANDRADE,
Claudionor. Teologia da Educação Cristã: A missão educativa da Igreja e suas
implicações bíblicas e doutrinárias.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
GANGEL , Kenneth ; HENDRICKS, Howard G. (Eds.). Manual de Ensino para o Educador
Cristão: Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino
cristão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
GEISlER,
Norman; ZACHARIAS, Ravi. Sua Igreja Está Preparada? Motivando Líderes Para
Viver Uma Vida Apologética.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007
SAIBA
MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 54, p.40.
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