Responda conforme a revista da CPAD do 4º Trimestre de 2013 - Provérbios
e Eclesiastes
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas
verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
1- Complete:
"O ______________________________ anda na sua
___________________________________; bem-aventurados serão os seus
__________________________________ depois dele" (Pv 20.7).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A melhor forma de se ________________________________ um filho é através
do _____________________________, pois as palavras passam, mas o
______________________________ permanece.
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
3- O que significa a expressão "ouve filho meu" que soa como um refrão no livro de Provérbios?
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO
3- O que significa a expressão "ouve filho meu" que soa como um refrão no livro de Provérbios?
( ) É o apelo de um pai a um filho obediente e
responsável.
( ) É o apelo de um pai amoroso, ensinando ao filho as
regras do bom viver.
( ) É a partir de um conjunto de valores, já
padronizado, que o pai assim o faz.
( ) A preocupação do pai não é despejar sobre o filho
um código de regras, mas ensinar valores que o prepararão para a vida.
( ) O pai utilizará o exemplo, mostrando que a atitude
fala muitas vezes mais alto que as palavras!
I - A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES
4- Qual o princípio utilizado no treinamento de líderes, e que tem se mostrado bastante eficaz?
I - A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES
4- Qual o princípio utilizado no treinamento de líderes, e que tem se mostrado bastante eficaz?
( ) É a máxima de que "liderar é satisfazer
necessidades, não vontades".
( ) É a máxima de que "liderar é satisfazer
vontades, não necessidades".
( ) No universo educacional, o princípio torna-se
ainda mais forte e verdadeiro.
( ) Todo pai deve saber que o filho, especialmente se ainda é criança, deseja que suas vontades sejam imediatamente satisfeitas.
( ) Todo pai deve saber que o filho, especialmente se ainda é criança, deseja que suas vontades sejam imediatamente satisfeitas.
5- De que realmente a criança necessita?
( ) Embora queira comer só doces, ela precisa de uma
alimentação balanceada para ter um crescimento saudável.
( ) É para isso que aponta a sabedoria de Provérbios
27.15.
( ) É para isso que aponta a sabedoria de Provérbios
29.15.
( ) Portanto, estabeleçamos limites às crianças, não
apenas quanto à alimentação, mas principalmente acerca dos valores morais e espirituais.
6- Como está sendo e como deve ser a educação dos pais?
( ) O autor dos Provérbios, exorta-nos a ensinar a
criança no caminho em que deve andar, se preciso, aos gritos, e até mesmo
utilizando-se de violência, quando necessário.
( ) Os educadores descrevem como referências negativas, na educação da criança, a figura do "pai ausente" e a da "mãe superprotetora".
( ) Os educadores descrevem como referências negativas, na educação da criança, a figura do "pai ausente" e a da "mãe superprotetora".
( ) O pai ausente é omisso na educação de seus filhos.
( ) Evitando o diálogo, vale-se de métodos agressivos
para impor-lhes a sua autoridade.
( ) Ele fala sempre aos gritos.
( ) O autor dos Provérbios, porém, exorta-nos a
ensinar a criança no caminho em que deve andar, mas não aos gritos, nem
utilizando-se de violência.
( ) A mãe superprotetora, por seu turno, temendo produzir algum trauma na formação da criança, acaba por não corrigi-la.
( ) A mãe superprotetora, por seu turno, temendo produzir algum trauma na formação da criança, acaba por não corrigi-la.
( ) Não é isso o que as Escrituras ensinam: o pai e
mãe são os responsáveis pela disciplina dos filhos, e não podem fugir a esse
dever.
II. - ENSINANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO (VALORES)
7- Como funciona a ética da personalidade?
II. - ENSINANDO ATRAVÉS DO EXEMPLO (VALORES)
7- Como funciona a ética da personalidade?
( ) A ética ensinada pelas escolas seculares e pela
mídia é realista, real, pura e sensitiva.
( ) Hoje, mais do que nunca, necessitamos educar
nossas crianças, tomando por base os valores morais e espirituais da Bíblia
Sagrada.
( ) A ética ensinada pelas escolas seculares e pela
mídia é relativista e permissiva.
( ) O que conta não é o ser e sim o ter.
( ) Nossos filhos ficam completamente desprotegidos
diante das armadilhas deste mundo, por não terem ainda a noção do certo e do
errado, conforme destaca Salomão em Provérbios 7.6,7.
( ) Nessa passagem de Provérbios 7.6,7, deparamo-nos
com a triste figura do jovem simples e desprotegido diante da sedução do mundo.
8- Como entender as questões do texto de Provérbios 7.6,7 (Porque da
janela da minha casa, olhando eu por minhas frestas, Vi entre os simples,
descobri entre os moços, um moço falto de juízo)?
( ) A palavra "simples", traduzida do
hebraico plain, refere-se a uma pessoa pobre ou humilde.
( ) A palavra "simples", traduzida do
hebraico pethy, refere-se a uma pessoa tola e ingênua.
( ) O termo hebraico leb traduzido por
"coração", "ser interior" ou "juízo", é usado
para descrever o caráter moral do indivíduo.
( ) O que faltou ao jovem de Provérbios 7 foi
exatamente a noção de valores morais bem demarcados.
( ) O resultado não poderia ser outro: ele caiu nas
garras do pecado.
( ) Não permitamos, pois, que o mesmo ocorra com os
nossos filhos.
( ) Vamos instruí-los enquanto é tempo.
9- Como funciona a ética do caráter?
( ) A ética coloca os valores no lugar onde eles devem
estar.
( ) A ideia, aqui, é educar a pessoa, tomando por base
os valores ensinados na Bíblia.
( ) O mais importante são os sentimentos, não
importando o comportamento.
( ) O mais importante não são os sentimentos, mas o
comportamento.
( ) Não é a sensibilidade, mas o compromisso com a
atitude correta a se tomar.
( ) É exatamente isso que Salomão diz ter herdado do
seu pai e o mesmo objetiva transmitir ao seu "filho".
III - EDUCAÇÃO INTEGRAL
10- Como deve ser o desenvolvimento mental dos filhos?
III - EDUCAÇÃO INTEGRAL
10- Como deve ser o desenvolvimento mental dos filhos?
( ) Provérbios mostra o quanto é importante os mais
jovens serem treinados para que tenham o discernimento adequado para a vida.
( ) Salomão mostra os frutos desse treinamento:
sabedoria, disciplina, sensatez, justiça, direito, retidão, habilidade,
prudência, conhecimento e reflexão.
( ) Todo esse aprendizado valia-se de uma técnica apurada de discussão e avaliação, visando preparar o jovem à sociedade.
( ) Todo esse aprendizado valia-se de uma técnica apurada de discussão e avaliação, visando preparar o jovem à sociedade.
( ) Todo esse aprendizado valia-se de uma técnica
apurada de memorização, visando preparar integralmente o jovem à vida.
( ) Por conseguinte, inclinemos o coração ao
entendimento.
( ) Atemos a benignidade ao pescoço, escrevemo-la na
tábua do coração (Pv 3.3) e guardemos a instrução no lugar mais íntimo do ser .
11- Como deve ser o desenvolvimento moral dos filhos? Complete:
A preocupação do sábio com o desenvolvimento moral e espiritual do _______________________________
é claramente demonstrada em sua ________________________________ em educá-lo,
tomando por base a justiça, o direito e a retidão. Isso pode ser visto, quando
Salomão destaca a ______________________________ da justiça (Pv 22.22,23), os
bons princípios (Pv 22.28; 23.10,11), a instrução e a
____________________________ (Pv 23.13; 14.22-25), a prudência nas relações
sociais (Pv 23.6-8) e o exercício da _______________________________ (Pv
24.11,12).
CONCLUSÃO
12- Complete:
Num momento em que os modelos educacionais experimentam uma grave crise de ______________________________, é urgente estudarmos o livro de Provérbios, a fim de extrairmos preciosas lições à educação dos nossos jovens, adolescentes e crianças. Não podemos consentir que a _____________________________ deste século ___________________________, em nossos filhos, o ______________________________ de um ensino permissivo e contrário aos valores da Bíblia Sagrada. Preservemos o que os nossos pais na fé construíram e, com muito sacrifício, deixaram-nos como ___________________________ espiritual e moral.
Num momento em que os modelos educacionais experimentam uma grave crise de ______________________________, é urgente estudarmos o livro de Provérbios, a fim de extrairmos preciosas lições à educação dos nossos jovens, adolescentes e crianças. Não podemos consentir que a _____________________________ deste século ___________________________, em nossos filhos, o ______________________________ de um ensino permissivo e contrário aos valores da Bíblia Sagrada. Preservemos o que os nossos pais na fé construíram e, com muito sacrifício, deixaram-nos como ___________________________ espiritual e moral.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ -
Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM
CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paulo . Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo
por Versículo. (CPAD)
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João
Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: João
C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTE
Estudo no Livro de Provérbios - Antônio Neves de Mesquita
James, por Hendrickson
Publishers - Edição Contemporânea, da Editora Vida, Traduzido pelo Rev. Oswaldo
Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário