DESTAQUES ANO 2022

Classe de Senhoras - Atividade de Missões-2023

13/03/13

SIBSÍDIO DA LIÇÃO 11, OS MILAGRES DE ELISEU

LIÇÃO 11, OS MILAGRES DE ELISEU
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

 
TEXTO ÁUREO
"Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de DEUS, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito" (2 Rs 8.4).
VERDADE PRÁTICA
Os milagres realizados por Eliseu não visaram à glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de DEUS.

LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 4.43 A multiplicação dos pães
Terça - 2 Rs 7.1 Abundância de víveres
Quarta - 2 Rs 4.36,37 A ressurreição do filho da sunamita
Quinta - 2 Rs 6.6 O machado flutuante
Sexta - 2 Rs 2.21,22 As águas de Jericó
Sábado - 2 Rs 5.14 A cura de Naamã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 2.9-14
9 Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 10 E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. 11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes. 13 Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. 14
E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, DEUS de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou.
Dons e vida de Eliseu – 22 Manifestações poderosas do ESPÍRITO SANTO atravéz de Eliseu.
1- Palavra de Sabedoria no AT
2 Reis 3.16, 20:
Eliseu solicitou a presença de um músico. Queria enlevar o espírito. Sentir-se inspirado: "E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: "Assim diz O Senhor, fazei neste vale, muitas covas".
"E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água".
2 Reis 8:11-12
E afirmou a sua vista, e fitou os olhos nele até se envergonhar; e o homem de Deus chorou.
Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás.

2-
Palavra de Conhecimento no AT: 2 Rs 6.12
Eliseu sobre conversas escondidas:
E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.
Isso é um amnifestação de Palavra de Conhecimento (revelação de algo que está acontecendo em outra parte, não sendo conhecido aqui).
Exemplos:
JESUS:
Jo 1.48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe JESUS: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.
João 4:16-19 JESUS disse à mulher samaritana: "Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe JESUS: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta"
Exemplo em Atos dos apóstolos:
Pedro, Ananias e Safira
Atos 5.4 “Enquanto o possuías, não era teu? E vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS”.
Eliseu recebia de DEUS revelação de todos os planos do rei da Síria para montar emboscadas ao exército de Israel.
Visão do exército de DEUS - 2 Reis 6:17
E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
Esse moço provavelmente era um dos alunos da escola dos profetas, pois Geasi estava leproso e não poderia servir a Eliseu naquela situação.
Eliseu prediz mensageiro do rei - 2 Reis 6:32
Estava então Eliseu assentado em sua casa, e também os anciãos estavam assentados com ele. E enviou o rei um homem adiante de si; mas, antes que o mensageiro viesse a ele, disse ele aos anciãos: Vistes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai pois que, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta, e empurrai-o para fora com a porta; porventura não vem, após ele, o ruído dos pés de seu senhor?
Eliseu prediz alimento farto - 2 Reis 7:1, 6, 16
Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.
Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do SENHOR.
Eliseu prediz seca de 7 anos - 2 Rs 8.1
E falou Eliseu àquela mulher cujo filho ele ressuscitara, dizendo: Levanta-te e vai, tu e a tua família, e peregrina onde puderes peregrinar; porque o SENHOR chamou a fome, a qual também virá à terra por sete anos.
3- Dom de discernir espíritos no AT - OS MILAGRES DE JULGAMENTO
Maldição dos rapazinhos. 2 Reis 2:24
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
Eliseu subia para Betel – lugar de adoração a Baal – Havia ali também um núcleo da escola de profetas.
Um legítimo homem de DEUS deve ser respeitado. A unção de DEUS está sobre ele. Aqueles rapazes poderiam ser adoradores de Baal que saiam de um bosque, poderiam ser rapazes escandalosos como haviam em Judá (1 Rs 14.24), rapazes que eram conhecidos como prostitutos cultuais. Assim como Paulo amaldiçoou Elimas, o encantador, em Atos 13:7, 8, ficando cego por tentar impedir a obra de DEUS na vida do procônsul Sérgio Paulo; cremos que Eliseu amaldiçoou esses rapazes por irreverência, assim como Uzá irreverentemente morreu ao segurar a arca de DEUS.
Ali deveriam ter pelo menos uns 200 jovens, pois a maioria fugiu, mas 42 deles foram mortos por duas ursas, provavelmente protegendo seus filhotes.
A doença de Geazi. 2 Reis 5:27
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.
Geasi foi usado por DEUS para servir de exemplo aos profetas da escola de profetas. Os milagres são de DEUS e quem recebe o retorno por seus milagres é somente ELE. O retorno deve ser em glorificação e exaltação de DEUS. Deve ser salvação de almas.
Exército cego - 2 Reis 6:18
E, como desceram a ele, Eliseu orou ao SENHOR e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu.
4- Dom de Milagres no AT: OS MILAGRES DE PROVISÃO
2 Reis 2:19-21
E os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é boa a situação desta cidade, como o meu senhor vê; porém as águas são más, e a terra é estéril.E ele disse: Trazei-me um prato novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram.Então saiu ele ao manancial das águas, e deitou sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade.
Vasilha nova – prato novo
Tudo o que se oferece a DEUS deve ser novo – nós nascemos de novo. JESUS disse que não se põe remendo novo em pano velho. Não se coloca vinho novo em odre velho. O vinho novo deve ser colocado em odre novo. Paulo diz que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo.
Sal
Usado em alianças – Nós estamos em aliança com DEUS através de JESUS.
Devemos ser sal da Terra – exemplo de vida segundo a Palavra de DEUS.
O sal conserva e preserva e para que o mundo seja conservado e preservado funcionando é preciso que os crentes salvos sejam sal, combatam o pecado e sejam exemplo no meio de uma geração corrompida.
2 Reis 3:17, 20
Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento, e não vereis chuva; todavia este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, o vosso gado e os vossos animais.
E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água.
O rei Jorão era irmão de Acasias, filho de Acabe e Jezabel.
Retirou a estátua de Baal do templo de Baal embora não tenha deixado de adorar a Baal.
Tentou recuperar o território de Moabe como deveria ser segundo a ordem de DEUS – para isso levou consigo o rei de Judá, Josafá e o rei de Edom. Foram pelo deserto, caminho mais curto, onde não havia nem água e nem alimento.
Convocaram então Eliseu por orientação de Josafá e o milagre das águas aconteceu.
Tangedor é chamado por Eliseu para que a mensagem de DEUS chegasse. A adoração precede a revelação e os milagres de DEUS.
Quem não furou uma cova ficou sem água – a ordem era furar covas no deserto que DEUS enviaria a água para enchê-las. Isso aconteceu e muitas águas apareceram ali.
Abundância de víveres.
Multiplicação do Azeite da viúva - 2 Reis 4:3, 6, 7
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
Vimos na Lição passada.

2 Reis 4:40-41
Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Dai de comer ao povo. E já não havia mal nenhum na panela.
Agora Eliseu está passando pela quarta escola de profetas - em Gilgal - seu retorno estva completo. Elias o havia levado de Gilgal para Betel - de Betel para Jericó e de Jericó para o Jordão. Agora ele completou o ciclo passando por todas essas cidades voltando e visitando todas as escolas de profetas por onde Elias havia passado antes com ele.
A fome não acabara, mas a morte havia sumido da panela. Depois vem a multiplicação dos pães.
2 Reis 4:42-44 - A multiplicação dos pães.
E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma. Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o SENHOR: Comerão, e sobejará. Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do SENHOR.
DEUS alimenta seus servos, seja fiel ao Senhor e nada que lhe seja necessário faltará. Pode faltar o desnecessário, mas nunca o necessário. Esse milagre foi realizado por JESUS em muito maiores proporções no Novo Testamento.
O MILAGRE DE RESTITUIÇÃO.
O machado que flutuou. 2 Reis 6:5-6
E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.
Todos estavam unidos no trabalho do Senhor - eles queriam alargar o lugar de adoração a DEUS - eles queriam receber o profeta e acomodá-lo melhor - eles queriam maior intimidade com DEUS - queriam ser usados por DEUS como Elias e Eliseu.
O machado significa o evangelho que muitos perderam em sua caminhada cristã - A água é o mundo que precisa da Palavra de DEUS ministrada por um homem de DEUS cheio do ESPÍRITO SANTO que é usado em milagres, prodígios e maravilhas. DEUS vai recuperar sua capacitação para pregar o evangelho se você se lembrar de onde você parou e continuar agora corrigindo os erros que o levaram a deixar de pregar o evangelho do Senhor.
O MILAGRE DE RESTAURAÇÃO
2 Rs 2.13,14 - As águas de Jericó.
Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, DEUS de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou.
Em Jericó havia um núcleo da escola de profetas. O Jordão se abriu para revelar o novo professor da escola – os vários profetas viram o Jordão ser aberto por DEUS e reconheceram Eliseu como o legítimo substituto de Elias. Eliseu haveria de visitar todas as escolas por onde passou com Elias.
5- Dom da Fé no AT:
A ressurreição do filho da sunamita
Aqui podemos colocar o milagre da fertilidade da sunamita como milagre também, pois a bíblia diz que ela não tinha filhos e que Eliseu pediu a DEUS por um filhoa para ela em agradecimento por ela lhe arrumar um quarto para descansar quando ali passava em suas viagens.
2 Reis 4:34
E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
Ao que parece Eliseu pensava que aquilo era coisa fácil de resolver, pois DEUS iria resolver aquilo rapidamente. Mandou Geasi com seu bordão, mas mesmo antes de Geasi voltar ele já estava chegando lá com a mãe do menino que não lhe largou nem por um minuto.
Foi preciso intercessão e persistência por parte de Eliseu para que o milagre se realizasse. Elias havia ressuscitado uma criança agora Eliseu também.
Mais tarde, quando houve uma grande seca em Israel e esta viúva aconselhada por Eliseu saiu de sua terra ela recebeu sua terra de volta das mãos do rei Jorão quando voltou para Israel.
Ressurreição de um homem depois de morto - 2 Reis 13:21
E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.
Vamos estudar sobre este milagre na Lição 13.
6- Dom de Curar no AT:
A cura de Naamã - 2 Reis 5:14
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
Uma missionária estava morando na casa do general Naamã. Naamã era general, era o braço direito do rei da Síria, era respeitado por seus soldados, mas em casa era apenas Naamã, o leproso. A missionária de DEUS fala com sua senhora sobre o seu DEUS e o profeta desse DEUS que morava em sua Terra. Naamã se sente agora cheio de esperança. O rei se interessou em que seu general fosse curado e enviou cartas ao rei de Israel para que curasse seu general. Em sua maneira de pensar Naamã pensava que seria recebido e atendido com toda pompa de um general de um paiz poderoso, mas nem recebido foi pelo homem de DEUS. Era proibido ao homem de DEUS ter contato com alguém leproso - por isso Eliseu não o recebeu, mas conversou com ele logo após ele ser curado.
Apenas deveria se humilhar diante de DEUS para que fosse curado. Os servos de Naamã eram mais sábios e humildes do que seu general e o aconselharam a se submeter às orientações do homem de DEUS. Assim mergulhou sete vezes no rio Jordão e foi curado.
Geasi pegou a lepra de Naamã, pois amou mais o prêmio terreno do que o celestial. Eliseu não aceitou pagamento e recebeu mais poder e intimidadae com DEUS.
INTERAÇÃO
Professor, estudaremos nesta lição alguns dos milagres realizados pelo profeta Eliseu. Este abnegado servo de DEUS foi um dos sete mil que não se dobraram diante de Baal. As intervenções sobrenaturais, realizadas por intermédio de Eliseu, são muitas, o que torna impossível tratar de todas em uma única lição. Por isso, as narrativas de seus milagres foram divididas em quatro grupos, tornando o ensino mais didático: milagres de provisão, restituição, restauração e julgamento. Todas essas intervenções divinas operadas por Eliseu demonstram o poder de DEUS. Os milagres tinham como único propósito evidenciar a graça e a glória do Todo-Poderoso. A intenção não era jamais exaltar as virtudes do profeta.
OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Elencar os milagres de Eliseu.
Entender o que motivou os milagres de Eliseu.
Compreender os propósitos dos milagres de Eliseu.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo de acordo com as suas possibilidades. Inicie a aula com as seguintes indagações: "Você acredita em milagres?" "Qual o verdadeiro objetivo de um milagre?" Ouça os alunos com atenção e diga que DEUS não mudou. Ele continua operando milagres e maravilhas. Todavia, os milagres são para aqueles que creem. Quem tem um coração duvidoso jamais poderá experimentar dos milagres divinos. Para fortalecer a fé dos seus alunos conclua apresentando o quadro abaixo com os vários milagres realizados por Eliseu.

RESUMO DA LIÇÃO 11, OS MILAGRES DE ELISEU
I. OS MILAGRES DE PROVISÃO
1. A multiplicação dos pães.
2. Abundância de víveres.
II. OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO
1. A ressurreição do filho da sunamita.
2. O machado que flutuou.
III. OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO
1. A cura de Naamã.
2. As águas de Jericó.
IV. OS MILAGRES DE JULGAMENTO
1. Maldição dos rapazinhos.
2. A doença de Geazi.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) Milagres não se explicam, aceitam-se pela fé! Aqueles que duvidam não recebem nada de DEUS.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) Nada está fora de controle quando DEUS está no comando. Ele é soberano!
SINÓPSE DO TÓPICO (3) DEUS não faz shows e não se agrada daqueles que se utilizam dos seus milagres para se promoverem. O Senhor não opera para satisfazer nossa curiosidade.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de DEUS
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Bibliográfico
"DEUS cura a lepra de Naamã
O poder divino, o qual se manifestou através da cura da lepra de Naamã, tinha o propósito de demonstrar que o DEUS de Israel era maior que as divindades da Síria. O milagre aconteceu em benefício dos israelitas e também dos sírios. Os israelitas entenderam que DEUS desejava fazer deles o seu instrumento para conquistar outros povos. Também está aqui evidente o ponto de vista profético de que o reino do Norte, assim como o de Judá, estava essencialmente relacionado com o cumprimento de DEUS para seu povo.
O desespero de Naamã, causado pela impureza do rio Jordão, pode ter sido provocado em parte pela correta comparação que fez com os rios Abana e Farpar. Entretanto, a questão verdadeira era a sua má vontade em se humilhar adequadamente, e obedecer à ordem de DEUS para obter a cura.
O registro da cura de Naamã representa um cativante relato da 'cura de leproso'. Existe aqui um retrato notável sobre: (1) A grandeza que não leva a coisa alguma - um grande homem... porém leproso; (2) O testemunho da fé de uma escrava; (3) Um pedido inesperado e humilde; (4) A obediência e a cura completa" (Comentário Bíblico Beacon. Vol 2. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 349).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II- Subsídio Bibliográfico
· "A fama de Eliseu (2 Rs 6.12)- Vários eventos claramente mostram que os milagres de Eliseu foram realizados com a intenção de produzir fé tanto fora como dentro dos limites de Israel. A cura de Naamã (2 Rs 5), a reputação conseguida expondo os planos dos sírios (2 Rs 6.12) e o livramento da unidade militar que veio para capturá-los (2 Rs 6.12,13) todos testemunham o poder de DEUS. Sirvamos à igreja de CRISTO. Porém, nunca percamos a visão daqueles fora de seus limites" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 247).
· Geazi é atacado de lepra (2 Rs 5.20-27) - Naamã havia oferecido um presente a Eliseu; porém, o profeta o recusou. No entanto, sua gratidão era tão grande que ele prontamente deu dois talentos de prata a Geazi supostamente para dois jovens profetas necessitados. Eliseu transferiu a lepra de Naamã para Geazi, não só porque ele havia mentido por razões pessoais, mas o que é ainda pior, seu interesse egoísta por dinheiro havia diminuído a eficiência do ministério de Eliseu para DEUS. Esse incidente se apresenta como uma impressionante advertência a todos os servos do Senhor que colocam os interesses pessoais à frente da causa do Mestre" (Comentário Bíblico Beacon. Vol 2. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 350).
VOCABULÁRIO
Víveres: Gênero alimentício; comestíveis, mantimentos.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
ZUCK, Roy B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.41.

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 11, OS MILAGRES DE ELISEU

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 11, OS MILAGRES DE ELISEU
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Ora, o rei falava a __Geazi__, moço do homem de DEUS, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as __grandes__ obras que __Eliseu__ tem feito" (2 Rs 8.4).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Os __milagres__ realizados por __Eliseu__ não visaram à __glorificação__ pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de DEUS.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Quem era Eliseu?
( ) Eliseu era um lavrador pertencente a uma família abastada de Israel.
( ) Foi chamado a exercer o ministério profético (1 Rs 19.19-21).
( ) Era um dos sete mil que não haviam se dobrado diante de Baal.
( ) As intervenções sobrenaturais, através de Eliseu, são impressionantes (1 Rs 19.16).
4- Cite pelo menos 9 milagres operados no ministério de Eliseu:
( ) Abertura do Rio Jordão.
( ) A multiplicação dos pães.
( ) Abundância de víveres.
( ) A ressurreição do filho da sunamita.
( ) O machado que flutuou.
( ) A cura de Naamã.
( ) As águas de Jericó.
( ) Maldição dos rapazinhos.
( ) A doença de Geazi.
I. OS MILAGRES DE PROVISÃO
5- Como foi o milagre da multiplicação dos pães.
( ) Esse é um milagre de provisão.
( ) Eram cem os discípulos dos profetas e só havia vinte pães para alimentá-los (2 Rs 4.42-44).
( ) A lei da procura era maior do que a da oferta! O que fazer diante da situação?
( ) O profeta Eliseu não olha às evidencias naturais, mas seguindo a direção de DEUS, profetiza que todos comeriam e ainda sobrariam pães! Como?
( ) Não havia lógica nenhuma nessa predição. Todavia, milagres não se explicam, aceitam-se pela fé!
( ) A graça de DEUS em prover o necessário para os carentes fica em evidência.
6- Jorão, filho de Acabe, estava assentado no trono do reino do Norte e, a exemplo de Jeroboão, foi mau governante (2 Rs 3.1-3). Como foi o milagre da abundância de víveres?
( ) Havia um cerco à cidade de Samaria promovida por Ben-Hadade II.
( ) Com a cidade sitiada, a consequência natural foi a escassez de alimentos.
( ) Vendia-se desde cabeça de jumento até mesmo esterco de pombo na tentativa de amenizar a fome.
( ) Pressionado pela crise, o rei procurou o profeta Eliseu e o responsabilizou pela tragédia. Sempre o Diabo querendo culpar DEUS!
( ) O Senhor demonstra, mais uma vez, a sua graça, e orienta Eliseu a profetizar o fim da fome!
( ) Como nos outros milagres, esse tem seu cumprimento de forma inteiramente sobrenatural e inexplicável.
( ) Todos comeram dos suprimentos dos Siros que haviam fugido.
II. OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO
7- Como foi o milagre da ressurreição do filho da sunamita?
( ) Mesmo havendo deixado o filho morto em casa, a rica mulher de Suném demonstra uma fé inabalável (2 Rs 4.18-37).
( ) Quando a caminho, e interrogada por Geazi, servo de Eliseu, sobre como iam as coisas, ela respondeu: "Tudo bem!" Nada está fora de controle quando DEUS está no comando.
( ) A sequência da história mostra o profeta Eliseu orando ao Senhor sobre o corpo inerte do garoto (2 Rs 4.33,34).
( ) Os gestos do profeta parecem não ter sentido, mas sem dúvida refletem a orientação divina (2 Rs 4.34,35).
( ) O Senhor responde a oração do profeta e a vida volta novamente ao filho da sunamita (2 Rs 4.35-37).
8- Como foi o milagre do machado que flutuou?
( ) Um dos discípulos dos profetas perdera a ferramenta que tomara emprestada (2 Rs 6.1-7).
( ) Naqueles dias, os instrumentos de ferro eram escassos e valiosos. Daí o seu desespero.
( ) A motivação do milagre está bem expressa no lamento daquele que perdera o machado.
( ) Vemos o profeta procurando identificar o local onde a ferramenta havia caído.
( ) O Senhor está pronto a restituir o que perdemos, mas temos de ter consciência disso.
III. OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO
9- Como foi o milagre da cura de Naamã (2 Rs 5.1-19)?
( ) Observamos que o general sírio fica indignado quando o profeta não age da forma que ele imaginou (2 Rs 5.11).
( ) DEUS não faz shows, nem tampouco opera para satisfazer nossa curiosidade.
( ) Vemos que DEUS não estava interessado na análise lógica de Naamã (2 Rs 5.11,12), mas apenas em sua obediência.
( ) Naamã recebe a cura quando desce ao Jordão (2 Rs 5.14).
( ) Ninguém será restaurado se não descer! Naamã desceu e foi curado.
( ) DEUS resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6).
( ) Naamã tentou recompensar o profeta pelo milagre recebido (2 Rs 5.15,16). Eliseu recusou! A graça não aceita pagamento por aquilo que faz.
10- Como foi o milagre das águas de Jericó?
( ) O texto de 2 Reis 2.19-22 narra o episódio das águas amargas de Jericó que se tornaram saudáveis através da ação de Eliseu.
( ) Aqui, o profeta pede um prato novo e, que neste, se coloque sal.
( ) Feito isso, ele profetiza que aquelas águas tornar-se-iam potáveis segundo a palavra do Senhor.
( ) Tais exigências possuíam um valor simbólico, pois o sal representa um elemento purificador (Lv 2.13; Mt 5.13).
( ) O prato novo simboliza um instrumento de dedicação especial ou exclusiva a DEUS para aquele momento.
( ) Foi o poder de DEUS que purificou as águas e não o poder desses objetos e ingredientes.
IV. OS MILAGRES DE JULGAMENTO
11- Como foi o milagre da maldição dos rapazinhos?
( ) Certa vez, uns jovens debocharam de Eliseu, dizendo-lhe: "Sobe, calvo, sobe, calvo"!
( ) Reagindo à situação, o profeta invoca o julgamento divino sobre os zombadores, amaldiçoando-os em nome do Senhor (2 Rs 2.23-25).
( ) O efeito foi devastador. Apareceram duas ursas selvagens, que se investiram contra os rapazes, matando quarenta e dois deles.
( ) Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de DEUS.
12- Como foi o milagre da doença de Geazi?
( ) No relato de 2 Reis 5.20-27, observamos as razões pelas quais Geazi foi julgado.
( ) Ele supunha que a recusa de Eliseu em aceitar os presentes de Naamã era apenas uma questão pessoal do profeta (2 Rs 5.20).
( ) Por isso, resolveu tirar partido da situação.
( ) Usou o nome de Eliseu para validar sua cobiça, procurando tornar aceitável o que DEUS havia abominado (2 Rs 5.22).
( ) Ele deveria saber que DEUS não vende suas bênçãos, mas as dá gratuitamente.
( ) E, assim, o cobiçoso Geazi trocou o arrependimento pelo fingimento e ainda trocou a bênção pela maldição (2 Rs 5.25,27).
( ) Em consequência, teve de conviver com a lepra pelo resto da sua vida!
CONCLUSÃO
13- Complete:
Os milagres operados por Eliseu demonstram o __poder__ divino. Todos tiveram um propósito específico: __evidenciar__ a graça e a glória de DEUS nas mais diferentes situações. Em nenhum momento, essas intervenções exaltam as virtudes do __profeta__.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
A ESPADA CORTANTE – VOLUME UM – CPAD – Orlando S. Boyer
http://www.gospelbook.net

SLIDES DA LIÇÃO 11-OS MILAGRES DE ELIZEU

 
 
 








12/03/13

VIDEO APRESENTADO DOMINGO NA EBD PARQUE DAS DUNAS




8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Mulher…
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que se divide em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar

Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família

Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço

Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha…

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias…

Para você, Mulher tão especial…
Feliz Dia Internacional da Mulher!

EBD PARQUE DAS DUNAS - DIA DAS MULHERES

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS