DESTAQUES ANO 2022

Classe de Senhoras - Atividade de Missões-2023

07/02/13

Silas Malafaia De Frente Com Gabi - Completo - 03/02/2013


LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos


LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA

LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO








 
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO

"Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26).
VERDADE PRÁTICA
Para socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios mais inesperados
LEITURA DIÁRIA
Segunda -1 Rs 17.4 Provisão em Querite
Terça - 1 Rs 17.12 Escassez em Sarepta
Quarta - 1 Rs 17.13 DEUS em primeiro lugar
Quinta - 1 Rs 17.14 A suficiência divina
Sexta -1 Rs 17.19 O poder da oração intercessória de Elias
Sábado -1 Rs 17.21 O poder da oração perseverante
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-16
8 Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias.
Foi DEUS mesmo quem enviou Elias para fora de Israel, tanto para o Ribeiro de Querite quanto para Sarepta. Não era Elias que estava com medo, mas DEUS o retirou do juízo que viria sobre os idólatras de Israel. Obadias estava cuidando de outros 100 profetas para que não passassem sede e nem fome. DEUS cuida dos seus fiéis.
Em 1Rs17.7 O RIBEIRO SE SECOU. Quando o ribeiro se secou, DEUS dirigiu Elias a ir a uma terra pagã, habitada por adoradores de Baal, e ali DEUS o sustentou através de uma viúva pobre (v. 9). Tal experiência reforçou ainda mais a confiança que Elias tinha na providência divina. Às vezes nos surgem adversidades, mesmo quando estamos na vontade de DEUS. Em meio a experiências deste tipo, DEUS poderá nos assistir de uma maneira diferente e maravilhosa, além do que podemos esperar.
Em 1Rs 17.15 E ASSIM COMEU ELA... E A SUA CASA MUITOS DIAS. DEUS estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido (v. 12). A fé que essa viúva tinha em DEUS e na sua palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o visível pelo invisível (vv. 10-16; cf. Hb 11.27). A viúva crente recebeu do profeta de DEUS, não somente uma bênção material, como também uma bênção espiritual.

PALMA

kaph ih?): "palma (da mão)”. Os cognatos deste substantivo sao atestados no acadiano, ugaritico. aramaico. arabe, etiopico e egipcio. Ocorre por volta de 193 vezes no hebraico biblico e em todos os periodos. Basicamente, kaph representa a “palma”, a parte concava da mão em oposicao aos dedos e dorso da mão. Lemos que parte do ritual da purificacao dc um leproso e que "o sacerdote tomara do logue de azeite e o derramara na palma da sua propria mão esquerda" (Lv 14.15). A palavra descreve toda a face anterior da mão quando e posta em forma de concha ou a “concavidade da mão”. Deus disse a Moises: “Quando a minha gloria passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, ate que eu haja passado" (Ex 33.22; cf. Sl 139.5).
Esta palavra significa “punho”, especificamente o interior do punho. A mulher de Sarepta disse a Elias: “Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senao somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija” (1 Rs 17.12). Tratava-se, realmente, de quantidade muito pequena de farinha —o suficiente para fazer apenas um pequeno biscoito. (Dicionário Vine - CPAD)

Pode muito em seus efeitos - energeõ (€i*epyci.j), "aplicar poder, ser operativo. trabalhar" (seu significado habitual), é verbo que aparece cm 2 Co 1.6 (ARA): Gl 2.8 e 1 Ts 2.13 (ARA). Em Tg 5.16. a palavra supérflua “eficaz" é omitida, a sentença é traduzida por: “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos", estando o verbo na forma participial presente. Aqui o significado pode ser “um seu trabalho interior**, ou seja. no efeito produzido na pessoa que ora, colocando-a em linha com a vontade de Deus, como no caso de Elias. (Dicionário Vine - CPAD)
INTERCESSÃO
Substantivo.
enteuxis (IvtcuÇiç) denota primariamente “iluminação em, encontro com” (cognato de B); então, “conversação"; por conseguinte, “petição”, significado frequente nos papiros; é termo técnico para descrever a aproximação a um rei, e, assim, para se chegar a Deus em “intercessão”. É traduzido em 1 Tm 4.5 por “oração"; no plural, ocorre em 1 Tm 2.1 (ou seja. buscando a presença e ouvindo de Deus em favor de outros).
sinônimos proseuche, deesis.
B. Verbos.
1. entunchanõ (evTvyxái/b)), primariamente “concordar com, harmonizar-se com, encontrar-se para conversar"; portanto, “fazer petição", especialmente “fazer intercessão, pleitear com uma pessoa”, quer a favor ou contra outros: (a) contra (At 25.24, “tem falado”, ou seja, contra Paulo); cm Rm11.2, refere-se a Elias que “fala” a Deus contra Israel; (b) a favor, em Rm 8.27, acerca da obra intercessora do Espírito Santo em favor dos santos: Rm 8.34, a respeito de semelhante obra intercessora de Jesus; o mesmo se dá em Hb 7.25.
2. huperentunchanò ( tm c p e i/T ir y x á v iij) , “fazer petição” ou “interceder em favor de outrem” (formado de huper, “em favor de”), é usado em Rm 8.26, acerca do trabalho do Espírito Santo em fazer “intercessão” (veja Rm 8.27).
(Dicionário Vine - CPAD)
A palavra mãdad também expressa a idéia de estender e estirar: “Então, [Elias] se mediu [se estendeu] sobre o menino três vezes” (1 Rs 17.21).(Dicionário Vine - CPAD)
INTERAÇÃO
Professor, hoje estudaremos a respeito do cuidado e da provisão divina para com o profeta Elias. No decorrer da lição, procure enfatizar o cuidado de DEUS para com aqueles que se dispõe a fazer sua vontade. O Senhor não mudou, como um pai amoroso Ele continua a cuidar de seus filhos. Elias foi fiel ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão - confrontar a apostasia no reino do Norte. A sua devoção e zelo pela Palavra do Senhor, fez com que ele precisasse de um lugar seguro para refugiar-se. O próprio DEUS escolheu e preparou este lugar, em Sarepta. Ali, uma pobre viúva seria usada como parte do plano de provisão do Senhor. Aprendemos com este episódio que o Pai Celeste é o nosso Provedor. Ele, como o Bom Pastor, supre as nossas necessidades. Confie!
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que DEUS é o nosso provedor.
Explicitar o poder da graça de DEUS para com os povos gentílicos.
Conscientizar-se do poder da Palavra de DEUS e da oração.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para introduzir o tópico II da lição utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Fale que além da viúva de Sarepta, as Sagradas Escrituras falam sobre outras mulheres estrangeiras que o Senhor acolheu através do seu povo. Raabe, Rute e a mulher siro-fenícia comprovam que DEUS não pertence a nenhum grupo específico. Ele é infinito e seu Santo Espírito sopra onde quer.
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ENTRANGEIRAS NAS ESCRITURAS
Raabe
Habitante de Jericó na época da invasão de Israel à Canaã. Sua história é narrada em Josué 2.1-22; 6.17-25. Há, sobre ela, referências claras em o Novo Testamento. Aqui, o autor sagrado atribui a salvação de Raabe à sua fé (Tg 2.25; Hb 11.3).
Viúva de Sarepta
Mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca, "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (1 Rs 17.9). O que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante! Foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc 4.25,26). Colocou DEUS em primeiro lugar (Mt 6.33),
Rute
Uma moabita que casou com dois fazendeiros judeus: Malom (Rt 4.10), um dos filhos de Elimeleque e Noemi (4.3; 1.2), e Boaz, um parente de Elimeleque (4.3).
A mulher Síro-Fenícia
Mulher gentílica, da região de Tiro e Sidom, que pediu a JESUS para curar a sua fi_lha (Mc 7.26; cf. Mt 15.21,22).
RESUMO DA LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA
1. A fonte de Querite.
2. Elias em Sarepta.
II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS
1. A soberania e graça de DEUS.
2. A providência de DEUS.
III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS
1. A escassez humana e a suficiência divina.
2. DEUS, a prioridade maior.
IV. O PODER DA ORAÇÃO
1. A oração intercessória.
2. A oração perseverante.
SINÓPSE DO TÓPICO (1) Num momento de crise Elias se afastou do seu povo e de sua terra e refugiou-se em território fenício.
SINÓPSE DO TÓPICO (2) Pela sua soberania e graça, DEUS incluiu uma estrangeira em seu plano.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na escassez humana vemos a suficiência divina através do poder da Palavra de DEUS.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) O clamor intercessório e perseverante confirmam o poder da oração.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Geográfico"
Sarepta
Durante os três anos de seca sofridos por Israel nos dias de Acabe, DEUS enviou Elias, que havia pronunciado o julgamento de Israel, à cidade fenícia de Sarepta, para que ali fosse sustentado. Nesta cidade, a viúva com a qual o profeta viveu desfrutou um suprimento perene de azeite e farinha, e experimentou a alegria de ter seu filho ressuscitado dos mortos (1 Rs 17.8-24). A cidade estava localizada a aproximadamente treze quilômetros ao sul de Sidom, ao longo da costa mediterrânea, na estrada para Tiro. Também é conhecida como Zarefate em algumas versões (Ob 1.20) e como Sarepta no NT (Lc 4.26) é a moderna Sarafand. Sarepta é mencionada em textos ugaríticos do século XIV a.C. e em papiros egípcios do século XIII a.C junto com Biblos, Beirute, Sidom e Tiro como uma das principais cidades da costa (ANET, p. 477). Tanto Senaqueribe como Esar-Hadom reivindicam ter tomado Sarepta de acordo com as inscrições assírias (ela foi chamada Zaribtu, ANET, p.287)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1768).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.39.
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Em verdade vos digo que muitas __viúvas__ existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande __fome__; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher __viúva__" (Lc 4.25,26).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Para socorrer e __sustentar__ os seus __filhos__, DEUS usa os __meios__ mais inesperados.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Por que a visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi acolhido por uma viúva pobre, é emblemática?
( ) DEUS cuida de cada um de seus filhos.
( ) O episódio revela a soberania de DEUS sobre as nações.
I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA
4- Por que Elias precisava sair de cena por um tempo e por que não poderia ficar em Querite?
( ) Logo após profetizar uma grande seca sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão" (1 Rs 17.3).
( ) Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe.
( ) Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite.
( ) Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava o ponto final de sua jornada.
( ) Ele não poderia fixar-se naquele local porque ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise (1 Rs 17.7).
( ) Quem faz de "Querite" seu ponto final terá problemas porque certamente secará!
5- Por que Elias refugiou-se em Sarepta?
( ) Elias afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em território fenício (1 Rs 17.9).
( ) A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel (1 Rs 16.31).
( ) Às vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma!
( ) No entanto, esse foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta (1 Rs 18.10).
( ) São nas coisas menos prováveis que DEUS realiza seus desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro de DEUS para a efetivação do seu propósito.
II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS
6- Na soberania e graça de DEUS ELE usou uma viúva para abençoar ao seu servo - quem era ela?
( ) Quando o Senhor ordenou ao profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (1 Rs 17.9).
( ) Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos, aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia.
( ) O texto é bem claro em referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva".
( ) Quem era essa viúva ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc 4.25,26).
( ) Era uma gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e desenvolvimento do plano divino.
7- Como a providência de DEUS se revelou a Elias?
( ) A providência divina para com Elias revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou (1 Co 1.27).
( ) Um gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e pobre.
( ) Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o sustentasse.
( ) Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso.
( ) Como em toda a história de Elias, a provisão de DEUS logo fica em evidência.
( ) A providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos corvos (1 Rs 17.4-6).
( ) Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre.
III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS
8- Como a suficiência divina opera na escassez humana?
( ) A mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos." (1 Rs 17.12).
( ) De fato o que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante!
( ) A propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito pouco! Era pouco, mas ela possuía!
( ) DEUS queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha.
( ) A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com DEUS torna-se muito!
9- Como colocar DEUS como nossa prioridade maior, aprendendo com essa viúva?
( ) O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho" (1 Rs 17.13).
( ) O profeta era um agente de DEUS, e atendê-lo primeiro significava colocar a DEUS em primeiro lugar.
( ) O texto sagrado afirma que "foi ela e fez segundo a palavra de Elias" (1 Rs 17.15).
( ) Tivesse ela dado ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente teria perdido a bênção.
( ) O segredo, pois, é colocar a DEUS sempre em primeiro lugar (Mt 6.33).
IV. O PODER DA ORAÇÃO
10- Como foi a oração intercessória de Elias?
( ) O texto de 1 Reis 17.1 traz a profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu.
( ) Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17).
( ) Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a oração provará a sua eficácia.
( ) O filho da viúva morreu e Elias toma as dores da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor (1 Rs 17.19,20). DEUS ouviu e respondeu ao seu servo.
11- Como foi a oração perseverante de Elias?
( ) Elias orou com insistência (1 Rs 17.21).
( ) Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua oração.
12- Por que muitos projetos não se concretizam, ficam pelo caminho?
( ) Porque não são acompanhados de oração perseverante.
( ) O Senhor JESUS destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a parábola do juiz iníquo (Lc 18.1).
( ) É com tal perseverança que conseguiremos alcançar nossos objetivos.
CONCLUSÃO
13- Complete:
A __soberania__ de DEUS sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o __teme__ se revelam de forma maravilhosa no episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a __Sarepta__. Não há __limites__ quando DEUS quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu __poder__ provedor.
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao04-dns-depressaoadoencadaalma.htm

02/02/13

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 5- UM HOMEM DE DEUS COM DEPRESSÃO

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 5, UM HOMEM DE DEUS EM DEPRESSÃO
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Em tudo somos __________________________________, mas não angustiados; ______________________________, mas não desanimados; ________________________________, mas não desamparados; __________________________________, mas não destruídos" (2 Co 4.8,9).
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Os _________________________________ de Elias o levaram a enfrentar períodos de _________________________ e tristeza. Mas o Senhor ajudou-o ______________________________.
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- De que maneira as Escritura mostram os homens de DEUS?
( ) Como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - super-homens.
( ) Como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - mas ainda assim anjos.
( ) Como de fato são - homens fiéis, vigorosos, destemidos, corajosos e ousados - mas ainda assim humanos.
I. ELIAS – UM HOMEM COMO OS OUTROS
4- Elias era um homem espiritual e vários fatos narrados nas Escrituras atestam essa verdade. Complete segundo esta verdade:
Primeiramente, vemos Elias como um profeta profundamente envolvido com a __________________________ de DEUS: "E que conforme a tua ___________________________ fiz todas estas coisas" (1 Rs 18.36). Em segundo lugar, o profeta de Tisbe possuía uma profunda vida devocional. Ele era um homem de _______________________________: "E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se __________________________ por terra, e meteu o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá ________________________ vezes" (1 Rs 18.42,43). Elias conhecia os infinitos recursos da ____________________________________!
5- Elias não era apenas um homem espiritual, ele também era sentimental. Complete segundo esta verdade:
O apóstolo Tiago afirma que: "Elias era homem sujeito às mesmas _________________________________ que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por ________________________ anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17). Tiago diz duas coisas importantíssimas sobre Elias que nós parecemos esquecer: primeiramente "Elias era _________________________". Elias foi um gigante espiritual, mas era homem! Não era um anjo! Em segundo lugar, Elias possuía "as mesmas _______________________". Elias não era apenas espiritual, era também sentimental! Alegrava-se, mas também entristecia-se! Talvez o que distingue Elias dos demais mortais é que ele não maquiava seus ______________________________. Ele os punha para fora.
II. AS CAUSAS DOS CONFLITOS DE ELIAS
6- Quais as duas principais causas dos conflitos da alma de Elias?
( ) Decepção e Medo.
( ) Revolta e Medo.
( ) Fuga e Medo.
7- O capítulo 18 do Primeiro Livro de Reis narra a fantástica vitória que o profeta Elias obtivera sobre os profetas de Baal. O Senhor havia respondido a oração do seu servo, enviando fogo do céu em resposta à sua oração (1 Rs 18.38). O que ocasionou a decepção de Elias?
( ) O que Elias esperava em resposta a esse avivamento era o total quebrantamento do povo, não se importando com a casa real.
( ) O que Elias esperava em resposta a esse avivamento era um total quebrantamento do povo, incluindo a casa real.
( ) O avivamento não alcançou as proporções desejadas. A casa de Acabe ficou insensível.
( ) Jezabel mandou dizer a Elias, em tom de ameaça: "Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles".
( ) Parece que a vitória havia se convertido em derrota!
( ) Sem dúvida, Elias havia ficado decepcionado, não com o seu DEUS, mas com o príncipe de seu povo!
8- Por que Elias sentiu medo?
( ) Diante da ameaça de morte sentenciada pela rainha Jezabel, a reação de Elias foi imediata: "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Horebe, que é em Judá.
( ) Diante da ameaça de morte sentenciada pela rainha Jezabel, a reação de Elias foi imediata: "O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço" .
( ) Elias teve medo e fugiu! O homem que havia confrontado Acabe e os falsos profetas de Baal e Aserá, agora fugia temendo morrer pela mão de uma mulher!
( ) Não devemos esquecer que Elias era um homem semelhante a nós e sujeito aos mesmos sentimentos.
( ) Os gigantes também possuem seus momentos de fraqueza! Não há dúvidas que aqui os sentimentos falaram mais alto do que a fé!
III. AS CONSEQUÊNCIAS DOS CONFLITOS
9- Quais as maiores consequências dos conflitos internos de Elias?
( ) Fuga e vitória de Jezabel.
( ) Crescimento e isolamento.
( ) Autopiedade e desejo de morrer.
10- Como ocorreu a fuga e isolamento de Elias?
( ) O texto sagrado destaca a fuga do profeta Elias.
( ) O homem de DEUS que havia enfrentado situações tão adversas, agora se vê impotente diante das ameaças de uma rainha pagã.
( ) Ele se viu sem escapatória diante dessa nova situação e temeu por sua vida. Humanamente falando era ficar e morrer.
( ) Devemos observar que o Senhor recriminou Elias por isso, mas nós não devemos fazê-lo, pois devemos amar a todos.
( ) Devemos observar que o Senhor não recriminou Elias por isso; nós também não devemos fazê-lo.
( ) Elias não apenas fugiu; ele também se isolou. "E ele se foi ao deserto".
( ) Essa é a marca de uma pessoa deprimida - ela busca o isolamento. Somos seres sociais e como tais, não podemos viver no isolamento.
11- Como detectamos em Elias a autopiedade, o desejo de morrer e uma depressão profunda?
( ) Vemos marcas do comportamento depressivo do profeta na sua atitude de autopiedade - um termo sinônimo para autocomiseração, cunhado pelos psicólogos.
( ) Elias achava que somente ele ficara como um servo fiel do Senhor: "Eu fiquei só com Obadias e os sete mil".
( ) Elias achava que somente ele ficara como um servo fiel do Senhor: "Eu fiquei só".
( ) Elias achava ainda que todos haviam apostatado ou abandonado a fé. Não havia mais fiéis, somente ele.
( ) O texto deixa claro que isso era ver a realidade de forma distorcida. DEUS possuía ainda seus sete mil.
( ) Elias foi mais além - ele agora queria morrer: "e pediu em seu ânimo a morte". Os psicólogos observam que este é o sintoma de uma pessoa com depressão profunda.
( ) Ela perde o encanto pela vida. Elias, portanto, precisava urgentemente da ajuda do Senhor.
IV. O SOCORRO DIVINO
12- De quais maneiras DEUS veio em socorro de Elias?
( ) Com provisão moral e provisão espiritual.
( ) Com provisão física e provisão espiritual.
( ) Com provisão psicológica e provisão moral.
13- De que maneira os psicólogos veem os sintomas da depressão de Elias?
( ) Devido à sua inapetência ou alteração dos hábitos alimentares (a pessoal possuir excencialmente um apetite exagerado).
( ) Devido à sua inapetência ou alteração dos hábitos alimentares (a pessoa nesse estado não quer comer).
( ) Devido à sua inapetência ou alteração dos hábitos alimentares (a pessoa nesse estado pode não querer comer como também pode possuir um apetite exagerado).
14- Como foi a provisão física de DEUS para Elias?
( ) O socorro do Senhor chegou até o profeta na forma de provisão física e material: "E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come".
( ) O socorro do Senhor chegou até o profeta na forma de provisão física e material: "E deitou-se e dormiu debaixo de uma árvore; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Dorme e descansa".
( ) No caso do profeta, o anjo do Senhor é quem o auxilia providenciando-lhe alimento.
( ) Ele precisava alimentar-se e DEUS fez com que isso fosse providenciado: "E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se".
15- Como foi a provisão espiritual de DEUS para Elias?
( ) Elias alimentou-se de pão e carne que os corvos traziam - elementos de natureza material, porém a forma e o instrumento usado por DEUS para fazê-los chegar até ao profeta eram de natureza espiritual.
( ) Elias alimentou-se de pão e água - elementos de natureza material, porém a forma e o instrumento usado por DEUS para fazê-los chegar até ao profeta eram de natureza espiritual.
( ) O texto sagrado diz que um anjo do Senhor foi quem providenciou aqueles víveres para o profeta.
( ) Não foi apenas um anjo que prestou auxilio ao profeta; o próprio DEUS a quem Elias servia o conduziu durante todo o tempo.
( ) A própria ida de Elias ao monte Horebe fez parte dessa terapia. Ali, Elias seria revitalizado não apenas na sua vida espiritual, mas também na sua vida emocional.
CONCLUSÃO
16- Complete:
Acabamos de observar que os homens de DEUS também têm ____________________________. Padecem também dos males comuns a todos os ____________________________. Todavia, é perceptível que o servo de DEUS conta com uma forma de auxílio ______________________________ - ele não está sozinho neste mundo. Por isso, não depende apenas dos recursos humanos que são tão limitados. O Senhor faz-se presente nas horas conflituosas da vida e presta-nos o seu _______________________________. Lemos nos Salmos: "DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na ____________________________________" (Sl 46.1).
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao04-dns-depressaoadoencadaalma.htm

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS