DESTAQUES ANO 2022

Classe de Senhoras - Atividade de Missões-2023

26/01/13

4 º LIÇÃO ELIAS E OS PROFETAS DE BAU

 

 




QUESTIONÁRIO DA >LIÇÃO 4, ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com “V” as respostas verdadeiras e com “F” as falsas
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois __________________________________________? Se o Senhor é __________________________, segui-o; se é _____________________, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada”  (1 Rs 18.21).
VERDADE PRÁTICA  
2- Complete:
O confronto entre ________________________ e os profetas de _______________________________ marcou definitivamente a separação entre a verdadeira e a falsa ________________________ em Israel.
COMENTÁRIO/INTRODUÇÃO 
3- Qual o significado do confronto de Elias com os profetas de Baal?
(    ) Significou a continuidade da existência de Israel como povo a quem DEUS havia escolhido para cumprir seu propósito de juízo sobre as nações pagãs.
(    ) Significou a continuidade da existência de Judá como povo a quem DEUS havia escolhido para cumprir seu propósito salvífico com a humanidade.
(    ) Significou a continuidade da existência de Israel como povo a quem DEUS havia escolhido para cumprir seu propósito salvífico com a humanidade.
I.CONFRONTANDO OS FALSOS DEUSES 
4- Por que Baal causava tanto fascínio no mundo cananeu e também em Israel e por que os profetas levantaram suas vozes em protesto contra essa divindade pagã (1 Rs 21.25,26)?
(    ) Baal era uma divindade cananeia.
(    ) Baal era uma divindade Sidônia.
(    ) A palavra Baal significa proprietário, marido ou senhor.
(    ) A divindade pagã exercia controle e posse não somente sobre o lugar onde se encontrava, mas também sobre as pessoas.
(    ) Os profetas estavam conscientes de que não se podia admitir tal fato entre o povo de DEUS.
5- Como é identificada a falsa divindade Aserá e porquê da resistência profética do culto a essa divindade falsa?
(    ) A crença Cananeia dizia que Baal seria o DEUS principal, isto é, o pai dos outros Deuses, e Aserá era a DEUSa-mãe.
(    ) A crença Cananeia dizia que El seria o DEUS principal, isto é, o pai dos outros Deuses, e Astarote era a DEUSa-mãe.
(    ) O texto bíblico de 1 Reis 18.17-19, faz referência a essas duas divindades.
(    ) A palavra poste-ídolo neste texto é a tradução do termo hebraico `ashera ou Aserá, e mantém o significado de bosque para adoração de ídolos.
(    ) Aserá, conhecida também como Astarote ou Astarte, era uma deusa ligada à fertilidade humana e animal e também da colheita.
(    ) No texto bíblico observamos que ela exerceu uma influência grandemente negativa entre o povo de DEUS. Clique aqui para ler o texto completo »
converter em pdf.

Elias e os Profetas de Baal - Ev. Luiz Henrique

Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

TEXTO ÁUREO
“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é DEUS, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada” (1 Rs 18.21).

VERDADE PRÁTICA  
O confronto entre Elias e os profetas de Baal marcou definitivamente a separação entre a verdadeira e a falsa adoração em Israel.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 1.2,3 Rejeitando os falsos deuses
Terça - 1 Rs 18.19 Rejeitando os falsos profetas
Quarta - 2 Rs 10.11 Rejeitando os falsos sacerdotes
Quinta - Êx 12.38 Rejeitando o sincretismo religioso
Sexta -1 Rs 18.21 Rejeitando a falsa adoração
Sábado -1 Rs 18.24 Promovendo a verdadeira adoração

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 18.36-40 
36 Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, DEUS de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és DEUS em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. 37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és DEUS e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. 38 Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é DEUS! Só o SENHOR é DEUS! 40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou.
Clique aqui para ler o texto completo »
Artigos Relacionados

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS