DESTAQUES ANO 2022

Classe de Senhoras - Atividade de Missões-2023

30/04/13

RESUMO DA LIÇÃO 5 - CONFLITOS NA FAMÍLIA



PALAVRA-CHAVE - CONFLITO - Embate, Discussão acompanhada de injúrias e ameaças; desavença.
RESUMO DA LIÇÃO 5 - CONFLITOS NA FAMÍLIA
I. DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGES
1. Temperamentos diferentes.
2. Fatores que trazem conflitos.
a) Falta de confiança.
b) Tratamento grosseiro.
c) Dívidas.
d) Infidelidade.
II. ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS PAIS
1. A mulher no mercado de trabalho.
2. A ausência dos pais prejudica a criação dos filhos.
III. MÁ EDUCAÇÃO DOS FILHOS
1. Educação prejudicada.
2. Quem são os professores?
3. Falta de estrutura espiritual e moral.
SINOPSE DO TÓPICO (1) Falta de confiança, tratamento grosseiro, dívidas e infidelidade podem causar conflitos familiares.
SINOPSE DO TÓPICO (2) Os pais podem trabalhar fora, todavia, não podem descuidar da educação de seus filhos. A educação dos filhos deve ser prioridade.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A ausência de DEUS é o inimigo número um do lar. JESUS, o maior educador de todos os tempos, precisa estar presente em nossos lares
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Devocional
"Zelo Bíblico como Relacionamento
Nós acreditamos que o companheirismo permanece sendo o propósito primário do casamento. Apesar de todas as coisas maravilhosas que DEUS criou no jardim do Éden, elas eram inadequadas para suprir as necessidades de Adão. Nenhum dos animais, esplêndidos como devem ter sido antes da queda, podiam oferecer uma companhia adequada para ele. Naquele momento o Senhor criou a primeira família. Em Gênesis 2.18, DEUS disse: 'Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja diante dele.' Aqui está de novo - paternidade segue a parceria. Paternidade depende de fidelidade. O papel estratégico do relacionamento marido/esposa no casamento estabelece um ponto central no alvo familiar. tudo mais é secundário. tudo o mais é inferior, porque quando o companheirismo não funciona, a família não pode funcionar.
Nós, pais, permanecemos no pináculo estabelecido por DEUS, em nossa unidade familiar, por isso somos ao mesmo tempo gratos, temerosos e esperançosos no que se refere a nossa tarefa de liderança e ao nosso zelo divino (cuidado estabelecido pela aliança) por nossos relacionamentos no casamento" (GANGEl, Kenneth O. & GANGEl, Jefrey S. Aprenda a ser Pai com o Pai: Tornando-se o pai que DEUS quer que você seja. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.72-3).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Bibliológico
"Esta passagem [Ef 5.19-21] tem sido deturpada e fica quase irreconhecível em algumas interpretações. Muitas vezes ouço pessoas fazendo malabarismos com essa passagem em favor daquele versículo que diz que as esposas têm que se submeter aos seus maridos - que os homens são o cabeça da casa. Mas pegar esse versículo isolado da passagem anterior destrói o significado da Escritura. Nós podemos ser tentados a controlar os outros, para transformá-los em alguma espécie de imagem que nós formamos. Mas este tipo de intolerância não é o que Paulo está falando. A idéia de Paulo era que maridos e esposas devem submeter-se mutuamente. Eles devem ser sensíveis às necessidades um do outro e fazer o possível para alcançá-las. Eles precisam ver seus cônjuges como distintos, como independentes deles, com necessidades peculiares, e não devem controlar ou dominar o esposo, ou a esposa, ou dizer a eles como devem viver. também não devem viver inteiramente separados do seu parceiro. Paulo idealizou uma interação íntima e santa entre marido e mulher: 'Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido' (Ef 5.33)" (HAWKINS, David. 9 Erros Críticos que Todo Casal Comete: Identifique as Armadilhas e Descubra a Ajuda de DEUS. 3.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.93).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ADEI, Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. GANGEl, Kenneth O. & GANGEl, Jefrey S. Aprenda a ser Pai com o Pai. Tornando-se o pai que DEUS quer que você seja.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 54, p.38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS