DESTAQUES ANO 2022

Classe de Senhoras - Atividade de Missões-2023

24/04/13

CONTINUAÇÃO DA LIÇÃO 4- A FAMILIA SOB ATAQUE

Os dez mandamentos do telespectador cristão - Autor Desconhecido
01. Amarás ao Senhor teu DEUS acima de todas as páginas da internet e de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus pôsteres em tua casa, pois teu DEUS é DEUS zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu DEUS em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente seus dias para o Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.

05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão ou da internet a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho de TV e nem de computador exibirem filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão ou do computador, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes citadas tanto na TV quanto na internet.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
O volume de dados, de imagens e informações é tão grande que não dá tempo para serem "digeridos" ou avaliados corretamente. Muitos, sem perceber, estão sendo influenciados de modo marcante em sua vida espiritual, emocional, familiar, conjugal e sentimental, pelo poder da mídia televisada e da internet.

COMO DEVEMOS USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
1- Seja Um Exemplo No Uso Dos Meios De Comunicação
Se Quisermos Que Nossos Filhos Sejam Preservados Dos Malefícios Gerados Pelos Meios De Comunicação De Massa, Devemos Ser Um Exemplo No Uso Destes
2- Seja Seletivo E Crítico
Selecione Os Programas Que Podem Ser Vistos Por Você E Por Sua Família Sem Ferir Os Princípios Cristãos "Examinai Tudo. Retende O Bem" ( 1Ts 5.21)
3- Seja Rigoroso Quanto Ao Horário Do Culto Doméstico
Nada Deve Substituir O Horário Do Culto Doméstico, O Lar Deve Funcionar Como Uma Igreja
A formação da personalidade na criança é quádrupla.
a) Formação cristã. Concerne à doutrina cristã (Ef 6.4);
b) Formação social. Concerne à disciplina cristã;
c) Formação moral. Concerne ao caráter cristão;
d) Formação intelectual. Concerne à escolarização.
A FAMÍLIA Cooperando com a Igreja
IGREJA - FAMÍLIA
FAMÍLIA - IGREJA
ORAR
MANTER O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA
VISITAR
FREQÜENTAR OS CULTOS REGULARMENTE
REALIZAR EVENTOS ESPECÍFICOS PARA A FAMÍLIA
ENTREGAR OS DÍZIMOS E AS OFERTAS
ACONSELHAR
DAR UM BOM TESTEMUNHO
10 MANDAMENTOS PARA OS PAIS
01. Cultivar o amor crescente, paciente e eterno

02. Considerar o cônjuge como presente de DEUS, propondo estar ao seu lado, honrá-lo, amá-lo, até que a morte o separe, sendo exemplo para os filhos.

03. Cuidar para que o seu cônjuge não tenha aborrecimentos, evitando fervilhar sua mente com coisas corriqueiras e banais que para nada servem a não ser para tirar a paz, a estabilidade, e trazer irritação, o ódio e as tensões. Isso é terrível para os filhos, que vêm os pais em conflito sem necessidade.

04. Cuidar do lar com afinco. Suprir as suas necessidades, marcar a presença no mesmo de tal forma que ela seja sentida quando houver uma distância entre os cônjuges. Isso é muito importante, pois um dos maiores problemas, nos lares, são os pais "ausentes", não só fisicamente, mas, sobretudo emocionalmente. Pais que não se comunicam com os filhos, que dão mais valor a ficar diante da TV do computador ou dos jornais, dos jogos, dos amigos, do que do lar. Um psicólogo disse que a "ausência" do pai, dando lugar a uma mãe super-protetora, junto a um filho, pode contribuir para o homossexualismo masculino.

05. Policiar as conversas com outras pessoas, sabendo de antemão que as coisas íntimas do relacionamento conjugal são propriedade exclusivamente dos cônjuges e não interessa a outras pessoas sabê-las, até mesmo parentes. De fato, conhecemos casos de pessoas, principalmente mulheres, que saem nas casas, contando seus problemas íntimos. Depois, surgem comentários desabonadores, que chegam ao conhecimento do cônjuge, aumentando os conflitos. Os filhos também sentem-se ofendidos, por saber que estranhos têm conhecimento do que se passa no seu lar.

06. Participar totalmente do relacionamento íntimo, pois este relacionamento é Dom de DEUS à criação e DEUS requer pureza, honestidade, e amadurecimento de ambos. Um casal precisa ter não só confiança, mas intimidade espiritual, emocional e física, ou seja, sexual, que deve ser desfrutada da melhor maneira possível, como fator de união e estabilidade entre si.

07. Desenvolver atitudes que demonstrem que o cônjuge a cada dia sinta-se amado, preferido e muito querido. As atitudes de um para o outro são muito valiosas, quando sinceras e leais. Um esposo deve dizer sempre palavras agradáveis, carinhosas e afetivas para a esposa. Esta, da mesma forma, deve esforçar-se para demonstrar carinho e afeto para com o esposo. Isso é como aguar a planta do amor todo o dia, e serve de exemplo para os filhos.

08. Cultivar uma recreação sadia, aproveitando as oportunidade que o tempo propiciar. A recreação é vital para um entrosamento crescente e fortalece o companheirismo. Muitas pessoas dizem que não tem tempo para o lazer, para a recreação. De fato, hoje, é muito difícil desenvolver momentos de lazer com a família. Mas é preciso planejar e encontrar momentos de descontração, de entretenimento para com os filhos e o próprio casal. Um passeio no fim de semana, uma visita a um parque de exposições, uma ida ao shopping, uma visita a pessoas amigas, tudo isso pode quebrar a rotina do lar, com ótimos resultados emocionais para os pais e os filhos.

09. Manter o espírito familiar. Considerar os parentes de ambos os cônjuges e amá-los. Tratá-los com dignidade. Despertar a fraternidade e semear a união entre os mesmos. Conhecemos casos em que o casal vive infeliz, porque um dos cônjuges não considera os sogros, tratando-os com desprezo e falta de respeito. Com isso, o coração do outro fica ferido, causando problemas de relacionamento. E mau exemplo para os filhos.

10. Manter uma vida plena de comunhão com DEUS. Orando juntos, ensinando os filhos trilhar nos caminhos retos. Enfim, viver... O zelo pela parte espiritual , no lar, é fundamental para um viver feliz. Sem DEUS, o lar pode ser minado pelas forças do mal, que se materializam através das drogas, dos vícios, da prostituição, da desunião, da contenda, da disputa pelo poder, do ciúme, e de tantos males que atacam a família. Só com a presença do ESPÍRITO SANTO no lar é possível enfrentar os desafios de um mundo materialista, hedonista, e relativista, em que vivemos. O culto doméstico é indispensável para a união da família. É bom dizer como Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor".
(Extraído e adaptado por Pr. Elinaldo Renovato de Lima)
NA TV
Mensagens subliminares são passadas aos telespectadores incautos como é o exemplo de filmes da Disney, comerciais, filmes e principalmente novelas recheadas de pornografia, adultérios, prostituições, lesbianismo, homossexualismo, violência, ódio, inimizades e toda sorte de males.
Conselhos práticos:
Nunca coloque TV ou Computador no quarto, a TV deve sempre estar em local onde passam pessoas,
principalmente responsáveis (assim estarão vendo o que se está assistindo e/ou acessando).
Veja o tipo de joguinho que seu(a) filho(a) está ocupando seu tempo.
Procure colocar horário nas atividades tecnológicas.
Nunca sem intervalos de pelo menos 1 hora.
Cuidado com fones de ouvido.
Cuidado com jogos que premiam más ações.
Novelas todas estimulam sexo, adultério, mentira, trans-sexualidade.
Filmes, quase todos estimulam erotismo, vingança e violência.
A preocupação com a programação é grande, porém sem resultados práticos:
A nossa Constituição dedica um capítulo a este assunto e se preocupa em que os meios de comunicação não fiquem nas mãos de uma ou poucas pessoas (objetivo que, entretanto, é, por enquanto, ainda apenas um sonho) (artigo 220, § 5º), que a propriedade de empresas jornalísticas e de radiodifusão fiquem, majoritariamente, nas mãos de brasileiras (artigo 222) e que a produção e programação das emissoras de rádio e televisão atendam a alguns princípios, em especial a preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, bem como a promoção da cultura nacional e regional (outros objetivos que ainda não se verificam na realidade) (artigo 221).
OBS: Como afirma o pastor Samuel Câmara, da Assembléia de Deus de Belém/PA e presidente da Rede Boas Novas, a maior rede de TV evangélica do Brasil: "…Tecnicamente, a TV brasileira está entre as melhores do mundo. Falando de conteúdo da programação, contudo, é uma das piores do mundo. Ela desrespeita seus objetivos legais de informar, divertir e educar a sociedade.…" (Carlos FERNANDES. A televisão é um ministério. Eclésia, ano VII, nº 77, maio 2002, p.22). (www.escoladominical.com.br- Prof.Caramuru)
INTERAÇÃO
Professor, na lição de hoje estudaremos a respeito de alguns ataques que as famílias vêm enfrentando na atualidade. Tais investidas são lançadas por Satanás, o arqui-inimigo da família. O Diabo tem como intento matar, roubar e destruir e ele tem conseguido realizar os seus propósitos. Como "sal" e "luz" deste mundo precisamos anunciar a CRISTO, aquele que possui todo poder para destruir as obras do Maligno. A Igreja do Senhor JESUS CRISTO, a "coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3.15), deve lutar para que os princípios éticos fundamentais da família sejam preservados, pois somente assim não pereceremos sob os ataques do mal, antes, glorificaremos a DEUS.
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar a posição do Estado na educação dos filhos.
Acautelar-se das propostas sociais para destruir a família.
Saber como podemos vencer a filosofia mundana que é imposta sobre a família.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introduzir a lição sugerimos que você promova um debate em classe. Proponha à classe as seguintes questões: "O Estado deve intervir nas questões familiares?" "Qual deve ser a posição do cristão diante de leis que vão contra os princípios bíblicos?"
O debate é um valioso método de aprendizagem, pois favorece a participação dos alunos, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Ele também ajuda a descobrir qual é o conhecimento prévio do aluno a respeito de determinado tema. Ouça os alunos com atenção e faça as considerações que achar necessárias. Conclua lendo a verdade prática da lição.
Ataque - Nessa lição significa as muitas estratégias e investidas do Diabo contra as famílias.
I. OS ATAQUES DO INIMIGO
1. Ataque às crianças.
2. Ataque à disciplina no lar.
3. Falsos Ensinos.
II.ATITUDES MUNDANAS PARA DESTRUIR A FAMÍLIA
1. O Abandono aos Filhos.
2. Desrespeito aos pais.
3. O secularismo.
III. O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA
1. Observar a Palavra de DEUS.
2. Templo do ESPÍRITO SANTO. N
3. "Não porei coisa má diante dos meus olhos" (Sl 101.3).
SINOPSE DO TÓPICO (1) - O alvo do Diabo é minar as famílias através dos falsos ensinos às crianças, da distorção da Palavra de DEUS e da ausência de disciplina no lar.
SINOPSE DO TÓPICO (2) - O crente como sal e luz do mundo, representante do reino divino, não pode permitir que atitudes mundanas destruam a família.
SINOPSE DO TÓPICO (3) - Só poderemos vencer a filosofia de vida mundana se atentarmos para a Palavra de DEUS.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsidio Teológico
"O Nt não desafia diretamente as estruturas sociais existentes. Em lugar disto, [...] o Nt fala diretamente às pessoas cristãs, e as convoca para viverem uma vida de amor dentro das estruturas da sociedade. Desta forma, embora a esposa deva submeter-se ao seu marido, ele é exortado a amar sua mulher o suficiente para colocar suas necessidades em primeiro lugar em seu relacionamento ([Efésios] 5.23-33). Embora os filhos devam obedecer aos seus pais, os pais não devem 'provocar a ira' em seus filhos (6.1-4). E, embora os escravos devam obedecer aos seus senhores na terra, os senhores cristãos devem tratar bem seus escravos, e com respeito (6.5-9). Em última análise, a vida de amor à qual os cristãos são convocados devem romper todas as barreiras artificiais erigidas pela sociedade. Inicialmente, a vida de amor capacitaria o povo de DEUS a unir-se no que Paulo mostrou que nós somos - um corpo, uma pátria no Senhor" (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do NovoTestamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.429).
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
LIMA, Elinaldo Renovato de. Ética Cristã: Confrontando as questões morais do nosso tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
YOUNG, Ed. Os Dez Mandamentos do Casamento: O que fazer e o que não fazer para manter uma aliança por toda a vida. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 54 p.38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS QUE MAIS RECEBERAM VISITAS