DESTAQUES ANO 2022

Classe de Senhoras - Atividade de Missões-2023

27/02/13

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 9 - ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO

QUESTIONÁRIO LIÇÃO 9, ELIAS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO

Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013

Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas

TEXTO ÁUREO

1- Complete:

"E [JESUS] __transfigurou__-se diante deles; e o seu rosto __resplandeceu__ como o sol, e as suas vestes se tornaram __brancas__ como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele"

(Mt 17.2,3).

VERDADE PRÁTICA

2- Complete:

O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da __Transfiguração__ é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em __CRISTO__, o __Messias__ prometido.

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO

3- Onde encontramos o relato sobre a transfiguração nos evangelhos sinóticos e quais os personagens ai envolvidos?

( ) Mt 17.1-13; Mc 9.2-8; Lc 9.28-36.

( ) JESUS, Moisés, Elias, Pedro, Tiago e João.

I. ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO

4- Quais fatos põem em evidência a identidade do Messias, o Filho de DEUS, na transfiguração de JESUS?

( ) O texto sagrado relata que tão logo subiram ao Monte, JESUS foi transfigurado diante de Pedro, João e Tiago.

( ) Diz o texto sagrado: "o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz" (Mt 17.2).

( ) A palavra transfigurar, que traduz o termo grego metamorfose, mantém o sentido de mudança de aparência, ou forma, mas não mudança de essência.

( ) A transfiguração mostrou aos discípulos aquilo que JESUS sempre fora: o verbo divino encarnado (Jo 1.1; 17.1-5).

( ) Os discípulos observaram que o seu rosto brilhou como o sol (Mt 17.2).

( ) O texto revela também que suas vestes resplandeceram (Mt 17.2).

5- Qual relação existe entre a glória divina e a transfiguração de JESUS?

( ) Mateus detalha que durante a transfiguração "uma nuvem luminosa os cobriu" (Mt 17.5).

( ) É relevante o fato de que Mateus, ao escrever o evangelho aos hebreus, põe em evidência o fato de que JESUS é o Messias anunciado no Antigo Testamento.

( ) Isso pode ser visto na manifestação da nuvem luminosa, que está relacionada com a manifestação da presença de DEUS (Êx 14.19,20; 24.15-17; 1 Rs 8.10,11; Ez 1.4; 10.4).

( ) Tanto Moisés como Elias, quando estiveram no Sinai, presenciaram a manifestação dessa glória.

( ) Todavia, não como os discípulos a vivenciaram no Monte da Transfiguração (Mt 17.1,2).

II. ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO

6- Qual a tipologia existente no evento da transfiguração, onde o texto destaca os nomes de Moisés e Elias (Mt 17.3)?

( ) Para a Igreja Cristã, Moisés prefigura a Lei enquanto Elias, os profetas.

( ) É perceptível, nessa passagem, que Moisés aparece como figura tipológica.

( ) Mateus põe em evidência o pronunciamento do próprio DEUS: "Escutai-o" (Mt 17.5).

( ) E Moisés havia dito exatamente estas palavras quando se referia ao Profeta que viria depois dele: "O SENHOR, teu DEUS, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis" (Dt 18.15).

( ) A transfiguração revela que Moisés tem seu tipo revelado em JESUS de Nazaré e que toda a Lei apontava para Ele.

7- Enquanto Moisés ocupa um papel tipológico no evento da transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico. Por que?

( ) O texto de Malaquias 4.5,6 apresenta Elias como o precursor do Messias.

( ) O Novo Testamento aplica a João Batista o cumprimento dessa Escritura: "E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lc 1.17).

( ) Assim como Elias, João foi um profeta de confronto (Mt 3.7), ousado (Lc 3. 1-14) e rejeitado (Mt 11.18).

( ) A presença do Batista, o Elias que havia de vir, era uma clara demonstração da messianidade de JESUS.

 III. ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO

8- O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a JESUS como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante - o aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias (Mt 17.10). Como JESUS poderia ser o Messias se Elias ainda não havia vindo?

( ) Tanto os rabinos como o povo comum sabiam que antes do advento do Messias, Elias haveria de aparecer (Ml 4.5,6; Mt 17.10).

( ) JESUS revela então que nenhum evento no programa profético deixara de ter o seu cumprimento.

( ) Elias já viera e os fatos demonstravam isso.

( ) Elias havia sido um profeta do deserto, João também o foi; Elias pregou em um período de transição, João prega na transição entre as duas alianças; Elias confrontou reis (1 Rs 17.1,2; 2 Rs 1.1-4), João da mesma forma (Mt 14.1-4).

( ) Mais uma vez fica claro: João era o Elias que havia de vir e JESUS era o Messias.

9- JESUS é o Messias rejeitado. Em qual contexto está inserida sua transfiguração?

( ) O texto de Mateus 17.1-8, que narra o episódio da transfiguração, inicia-se com a sentença: "Seis dias depois" (Mt 17.1).

( ) O texto coloca a transfiguração num contexto onde uma sequência de fatos deve ser observada.

( ) Os eruditos ressaltam que "seis dias" é uma outra forma de dizer: "uma semana depois".

( ) De fato, o texto paralelo de Lucas fala de "quase oito dias", isto é, uma semana depois (Lc 9.28).

( ) O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de Pedro (Mt 16.13-20) e no discurso de JESUS sobre a necessidade de se tomar a cruz (Mt 16.24-28).

( ) O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói da crença popular. Pelo contrário, a sua mensagem, assim como a do Batista, não agradaria a muita gente e provocaria rejeição.

IV. ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO

10- Por que a preocupação dos discípulos sobre a relação do aparecimento de Elias e a manifestação do Messias?

( ) Esse fato é demonstrado na pergunta que eles fazem logo após descer o monte da transfiguração (Mt 17.10).

( ) Como D. A. Carson observa, o fato é que a profecia referente a Elias falava de "restaurar todas as coisas" (Mt 17.11) e os discípulos não entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de restauração.

( ) CRISTO corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas (Mt 17.12; Lc 9.31; Fl 2.1-11).

11- Quanto à exaltação da transfiguração de CRISTO, complete:

Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos e os cita em relação à exaltação e __glorificação__ de JESUS e, também, como prova da veracidade da __mensagem__ da cruz: "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo __fábulas__ artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua __majestade__, porquanto ele recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho __comprazido__" (2 Pe 1.16,17).

CONCLUSÃO

12- Complete:

Vimos, pois, que os eventos ocorridos durante a __Transfiguração__ servem para demonstrar que JESUS era de fato o Messias esperado. Tanto a Lei, tipificada aqui em __Moisés__, como os __Profetas__, representado no texto pela figura de Elias, apontavam para a revelação máxima de DEUS - o CRISTO JESUS. Essas personagens tão importantes no contexto bíblico não possuem glória própria, mas irradiam a glória proveniente do Filho de DEUS. Ele, sim, é o centro das __Escrituras__, do Universo e de todas as coisas (Cl 1.18,19; Hb 1.3; Fl 2.10,11).

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

AJUDA

CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.

VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.

Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD

SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.

GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA

ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.

CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.

STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

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